Contato

Propostas em tramitação na Alece

 


O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará iniciou, a tramitação de 46 proposições. Entre as matérias lidas em Plenário estão um projeto de lei do Poder Executivo, dois projetos de resolução, 15 projetos de lei e 28 projetos de indicação. O projeto de lei do Governo do Ceará, cria 37 cargos de provimento efetivo de professor no quadro da Universidade Estadual do Ceará, sendo 17 cargos de professor assistente e 20 de professor adjunto. A medida integra as ações voltadas ao fortalecimento da educação superior pública, gratuita e de qualidade.

Dos projetos de resolução, o projeto de lei que cria a Célula de Saúde e Segurança do Trabalho na estrutura do Departamento de Gestão de Pessoas, os respectivos cargos de provimento em comissão e atualiza as atribuições do cargo de orientador da Célula de Saúde e Bem-Estar no Ambiente de Trabalho.

PF e CGU aprofundam investigação sobre supostas fraudes em licitações e desvios de R$ 29 milhões em cinco prefeituras do Ceará

 

Após cumprir mandados de busca e apreensão, recolher documentos e apreender equipamentos eletrônicos, a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) entram em uma nova fase das investigações que apuram suspeitas de fraudes em licitações e possíveis desvios de recursos públicos federais em municípios do Interior do Ceará.
A operação, batizada de Rota Fantasma, tem como alvo contratos firmados pelas prefeituras de Iracema, Jaguaribe, Jaguaretama, Abaiara e Acopiara, envolvendo locação de veículos e execução de obras. Segundo as investigações, os contratos movimentaram cerca de R$ 29 milhões entre os anos de 2017 e 2023.
Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, autorizados pela 18ª Vara da Justiça Federal. A ação teve como objetivo recolher documentos, computadores, celulares e outros materiais que possam ajudar a esclarecer o destino dos recursos federais e identificar eventuais responsáveis pelas irregularidades investigadas.
De acordo com a Polícia Federal, as apurações tiveram início em 2025 após informações repassadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). As investigações apontam que empresas contratadas por órgãos municipais teriam participado de processos licitatórios e recebido valores expressivos dos cofres públicos mesmo sem apresentar estrutura operacional compatível com os serviços contratados.
Os órgãos de controle identificaram ainda movimentações financeiras consideradas incompatíveis com a capacidade econômica das empresas investigadas, o que levantou suspeitas sobre a execução dos contratos.
Outra linha de investigação busca apurar se parte dos recursos recebidos pelas empresas foi posteriormente destinada a agentes públicos que teriam atuado na celebração ou fiscalização dos contratos.

A partir desta quarta-feira (10), os investigadores passam a analisar o material apreendido para aprofundar a apuração sobre possíveis crimes de fraude em licitações, superfaturamento, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

Como diz o mineiro: Nóis trupica mas num cai

 

Brasil perde para os EUA em jogo marcado por confusão e cinco expulsões no Castelão
A derrota da Seleção Brasileira Feminina para os Estados Unidos por 1 a 0, na noite desta terça-feira (9), na Arena Castelão, em Fortaleza, acabou ficando em segundo plano diante da confusão que marcou os minutos finais da partida. O amistoso internacional terminou com cinco cartões vermelhos para o lado brasileiro — quatro para jogadoras e um para o técnico Arthur Elias.
O único gol do confronto foi marcado por Sophia Wilson, aos 17 minutos do segundo tempo. A atacante norte-americana arriscou de fora da área e contou com um desvio na defensora Isabela para vencer a goleira Lorena e garantir a vitória das visitantes.
Apesar do placar apertado, o fim da partida foi repleto de tensão. Arthur Elias foi o primeiro a ser expulso após receber o segundo cartão amarelo por reclamação aos 30 minutos da etapa final. Nos acréscimos, a atacante Bia Zaneratto recebeu o segundo amarelo após uma disputa de bola e deixou o campo mais cedo.
Poucos minutos depois, a zagueira Tarciane foi expulsa diretamente ao atingir Sophia Wilson com uma cotovelada no rosto. A jogadora norte-americana havia sido a autora do gol da vitória dos Estados Unidos.
A situação se agravou após o apito final. Kerolin e Ludmila também receberam cartão vermelho por reclamações direcionadas à arbitragem da espanhola Paola Cebollada, completando uma noite de cinco expulsões para a equipe brasileira.
Recorde de público e preocupação com Dudinha
O amistoso reuniu mais de 50 mil torcedores na Arena Castelão, estabelecendo um dos maiores públicos da história recente da Seleção Feminina em Fortaleza. Dentro de campo, o Brasil começou com maior posse de bola, mas encontrou dificuldades para transformar o domínio em chances claras.
A primeira boa oportunidade brasileira surgiu em cobrança de falta de Tainá Maranhão. Já os Estados Unidos responderam com investidas perigosas de Sophia Wilson e Michelle Cooper, obrigando Lorena a fazer importantes defesas.
Aos 29 minutos da etapa inicial, a atacante Dudinha deixou o gramado chorando após sentir fortes dores no joelho, gerando preocupação na comissão técnica. Mais tarde, Isa Haas chegou a balançar as redes para o Brasil, mas o lance foi anulado por impedimento.
No segundo tempo, as norte-americanas aumentaram a pressão ofensiva e chegaram ao gol com Sophia Wilson. Após abrir o placar, as visitantes seguiram superiores e ainda acertaram a trave em finalização de Moultrie. Lorena voltou a ser destaque ao evitar um resultado mais elástico para o Brasil.
Retorno de Marta
Um dos momentos mais aguardados da noite foi o retorno de Marta à Seleção Brasileira. A camisa 10 entrou aos 34 minutos do segundo tempo no lugar de Tainá Maranhão, voltando a atuar pela equipe nacional após longo período de recuperação de um edema na coxa esquerda.
A última partida de Marta com a camisa do Brasil havia acontecido na final da Copa América Feminina de 2025, quando a Seleção conquistou o título diante da Colômbia. Sua entrada foi bastante celebrada pelos torcedores presentes no Castelão.

Com o resultado, o Brasil encerra a série de amistosos contra os Estados Unidos com uma vitória e uma derrota. Após vencer por 2 a 1 em São Paulo no último sábado, a equipe comandada por Arthur Elias sofreu o revés em Fortaleza e viu uma sequência de quatro jogos de invencibilidade chegar ao fim.

O olhar do bom vizinho

 


O dia

Então vamos ver no que vai dar. Sol demais queima. Sol de menos pede agasalho. A pressa do alpinista geralmente desorienta na subida e faz,nos 12 mil pés necessidade de um pouco de oxigênio. Quem nunca come mel quando come se lambuza. Pode dar trabalho pra limpar.

Ceará recebe tomógrafos e novos equipamentos para ampliar oferta de cirurgias no SUS


Entrega integra ação nacional do Ministério da Saúde que prevê 300 combos cirúrgicos e 40 tomógrafos em todo o país, com investimentos superiores a R$ 546 milhões
Foto: João Risi/MS
O Ceará será contemplado com 19 combos cirúrgicos e seis tomógrafos dentro das ações do Novo PAC Saúde, em uma entrega nacional que teve nova etapa de contratos assinada nesta quarta-feira (3) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Nesta fase, o Ministério da Saúde prevê a aquisição de 150 novos combos cirúrgicos e 20 tomógrafos. Ao todo, serão entregues 300 combos cirúrgicos e 40 tomógrafos, destinados a 185 municípios em todos os estados do país, com investimento de R$ 546 milhões. No estado, o investimento total é superior a R$ 42 milhões.
Em todo o país, os combos viabilizam a realização de 428 mil cirurgias eletivas por ano e contribuem para a redução das filas e do tempo de espera por procedimentos especializados, além de promover a modernização tecnológica da rede pública de saúde.
Do total destinado ao Ceará, há combos de cirurgia geral e oftalmológica que já estão em uso e promovem mais agilidade e segurança em procedimentos de média e alta complexidade. Foram beneficiadas com os combos instituições de saúde das cidades de Canindé, Cratéus, Fortaleza, Granja, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixadá, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante e Sobral. Os seis tomógrafos são destinados à capital Fortaleza (2), Sobral (2), Maracanaú e Quixeramobim.

Repórter da Globo relata abordagem constrangedora ao chegar nos EUA para a Copa

 


A poucos dias do início da Copa do Mundo de 2026, relatos sobre o rigor adotado pelas autoridades dos Estados Unidos têm chamado atenção. Nesta terça-feira (09/6), a jornalista Karine Alves revelou ter passado por uma situação constrangedora ao desembarcar no país para acompanhar o torneio.
Durante participação ao vivo no Bom Dia Brasil, diretamente de Nova Jersey, a repórter da Globo comentou as medidas de segurança adotadas pelas autoridades norte-americanas e decidiu compartilhar uma experiência pessoal vivida na chegada ao país.
“Quando eu cheguei nos Estados Unidos, estou quebrando aqui o protocolo, mas acho importante a gente falar. Está dentro da legalidade as pessoas serem abordadas para ver se tem alguma coisa, levantar o cabelo, enfim, serem abordadas na hora da imigração e também na revista”, iniciou.
“Quando eu cheguei nos Estados Unidos, eu não entendi direito, mas pediram para eu levantar o meu cabelo, só que de uma forma um pouco ríspida. E eu fiquei sem ação, mas consegui entender no final de tudo, e levantei meu cabelo”, completou.
Karine afirmou que o episódio não é isolado. Ela destacou já ter ouvido relatos semelhantes de outras mulheres negras que passaram pelos mesmos procedimentos ao entrar nos Estados Unidos.
“Muitas mulheres negras passam por isso e reclamam disso na chegada aqui aos Estados Unidos. Foi algo muito pontual, mas que outras colegas não passaram por aqui. Estamos vendo a imagem da chegada, e todos estão sendo revistados com detectores de metal ainda na pista do aeroporto. Isso é inconcebível. A Copa nem começou, e a gente já está vendo esse tipo de imagem, as pessoas sendo abordadas dessa forma”, acrescentou.
Repórter da Globo relata abordagem constrangedora ao chegar nos EUA para a Copa
Torcedores e profissionais encontram dificuldade para ir à Copa do Mundo
Nos últimos dias, outros casos também ganharam repercussão. Entre eles, dificuldades enfrentadas por torcedores do Irã para ingressar nos Estados Unidos e problemas relatados por um árbitro da Somália, que encontrou obstáculos para entrar no país mesmo possuindo visto válido.
Após ouvir o relato da colega, a apresentadora Ana Paula Araújo avaliou que o ambiente criado em torno da chegada dos participantes da Copa tem gerado preocupação.
“De modo geral, o que a gente está vendo é esse clima muito pouco amigável com que delegações, jornalistas, pessoas que vão trabalhar na Copa estão sendo recebidas aí nos Estados Unidos, infelizmente”, observou.

Governo do Ceará entrega mais 51 novas viaturas para a Polícia Militar


Governo do Ceará entrega mais 51 novas viaturas para a Polícia Militar

Com esta entrega, o Governo do Ceará alcança a marca de 1.767 veículos distribuídos para as forças de segurança do Estado. Desse total, a PMCE passa a contar com 1.090 viaturas (sendo 136 delas com blindagem)

Nesta terça-feira (9), o Governo do Ceará entregou mais 51 novas viaturas que irão reforçar o serviço operacional da Polícia Militar do Ceará (PMCE) em todo o estado, durante evento realizado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. Com esse novo lote, já são 1.767 veículos distribuídos para as Forças de Segurança do Ceará, de 2023 até o momento.

Entrega das novas viaturas

Comandado pelo governador Elmano de Freitas, o momento também contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; do comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio; dos chefes de outras vinculadas e de prefeitos dos municípios contemplados.

Autoridades durante o evento

Conforme o governador Elmano de Freitas, as novas viaturas e os demais investimentos trazidos para as forças de segurança fazem parte de um planejamento para fortalecer ainda mais as nossas forças de segurança. “Buscamos, constantemente, melhorar as condições das polícias para que os nossos profissionais possam fazer o enfrentamento ao crime de modo ágil e seguro. Além das viaturas e equipamentos, como coletes e mais armamento, também investimentos na reestruturação dos comandos e batalhões, bem como na inserção de novos profissionais, que foram aprovados nos concursos”.

Governador Elmano de Freitas discursando

O governador fez ainda um agradecimento aos profissionais que compõem as forças de segurança. “Os resultados que temos alcançado são animadores e se devem à nossa política de segurança pública e ao trabalho corajoso dos policiais militares e civis. Seguiremos fortalecendo cada vez mais as nossas forças de segurança para buscar mais proteção ao cidadão em todo o estado do Ceará”, finalizou.

Entrega simbólica das chaves

O gestor da SSPDS, Roberto Sá, também destacou os esforços do Governo do Estado para proteger a nossa população. “Trabalhamos para que a população tenha mais segurança e tranquilidade. É por isso que as forças de segurança atuam dia e noite, aprendendo com as experiências já vivenciadas e olhando para o futuro de modo a encontrar caminhos para enfrentar a criminalidade de forma integrada, com liderança, propostas e estratégias. Ações estas que vêm trazendo bons resultados”, concluiu ele.

Profissionais da PMCE

Viaturas para diversos municípios

Os veículos, do modelo Renault/Duster, serão destinados para a Capital, municípios da Região Metropolitana e interior do estado. Ao todo, 27 cidades receberão os novos automóveis. São eles: Acaraú; Boa Viagem (2); Brejo Santo; Campos Sales; Canindé; Crateús (2); Fortaleza (15); Guaiúba; Granja; Horizonte; Icó; Itapajé; Itapipoca (3); Limoeiro do Norte; Maracanaú (4); Morada Nova; Nova Russas; Pacajus; Pacatuba; Pentecoste; Quixadá; Quixeramobim; Russas (2); Santa Quitéria; São Luís do Curu (2); Tauá (2); e Trairi.

Viaturas enfileiradas no Cisp

De acordo com o comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, os investimentos fortalecem a segurança pública de todo o estado. “Esse reforço de viaturas, juntamente com a força, o trabalho e a vontade de nossos homens e mulheres, desenvolvem um trabalho ainda melhor em favor do nosso povo cearense”, enfatizou o comandante.

Detalhe das novas viaturas Duster

As novas entregas proporcionarão mais agilidade para o trabalho operacional, como conta a soldado Thais Lima. “Receber esses novos equipamentos facilitam e melhoram o nosso patrulhamento, além de trazer mais segurança para a população, que pode sempre contar com os policiais militares diariamente”, concluiu.

Bom dia

 



A Copa do Mundo de 2026 nasce sob o signo do autoritarismo e da incerteza. O que deveria ser a celebração da convivência entre os povos, da diversidade cultural e do encontro entre nações vai se transformando no teatro da autocracia e da arrogância de Trump.

Os sinais são evidentes: a seleção do Irã recebeu autorizações estritas para permanecer nos Estados Unidos apenas durante o período estritamente necessário para a disputa de suas partidas, em um contexto de guerra. Seus torcedores também não podem ir à Copa. Um árbitro somali foi deportado, e um atleta iraquiano foi submetido a um longo interrogatório de sete horas em um aeroporto norte-americano, enquanto relatos de ameaças de deportação e de endurecimento dos controles de entrada passaram a preocupar delegações, jornalistas e torcedores de diversos países.
Esses acontecimentos fazem recordar outros momentos da história em que grandes eventos esportivos foram utilizados como instrumentos de manipulação política, a exemplo da Copa do Mundo de 1934, organizada pela Itália de Benito Mussolini. Estádios exibiam símbolos do fascismo, atletas eram pressionados a representar a grandeza do Estado italiano, e a vitória da seleção anfitriã foi explorada como demonstração da suposta superioridade fascista.
Poucos anos depois, os Jogos Olímpicos de Berlim de 1936 serviriam a propósito semelhante. O governo de Adolf Hitler utilizou o evento para projetar ao mundo uma imagem de ordem, prosperidade e poder. A grandiosidade da cerimônia, a arquitetura monumental e a sofisticada cobertura de propaganda procuravam legitimar internacionalmente um regime que já perseguia opositores políticos, restringia direitos civis e implementava políticas racistas. A histórica performance de Jesse Owens, atleta negro norte-americano que conquistou quatro medalhas de ouro, tornou-se um dos mais simbólicos gestos de resistência contra a narrativa da supremacia racial nazista.
A Copa do Mundo deveria ser um território de pontes, não de muros. Sua essência está na celebração da diversidade humana e na capacidade do futebol de aproximar povos separados por fronteiras, idiomas e culturas. Episódios de deportação, maus-tratos, interrogatórios seletivos e ameaças administrativas ocupam espaço no noticiário esportivo e preocupam quem ama o esporte.
A Copa do Mundo deveria ser um território de pontes, não de muros. Sua essência está na celebração da diversidade e na capacidade do futebol de aproximar povos separados por fronteiras, idiomas e culturas. Episódios de deportação, maus-tratos, interrogatórios seletivos e ameaças administrativas ocupam espaço no noticiário esportivo e preocupam quem ama o esporte.
Temos um assombroso passado pela frente?