A criatividade cearense no PRATINHO
Ceara de valores
"Posso tentar ser o que quiser", afirma RC
Festa em Itapipoca
Parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura realiza entregas em Itapipoca
Helene Santos e Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos
Durante agenda, o Governo do Ceará entregou 18 tratores para fortalecer a agricultura familiar em 18 municípios

A parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Itapipoca entregou, nesta quarta-feira (17), as três novas entradas do município. Na ocasião, o Governo do Estado também entregou 18 tratores destinados a produtores rurais de 18 municípios das regiões do Sertão de Sobral, Litoral Oeste e Vale do Curu. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri; do secretário do Desenvolvimento Agrário, Traumaturgo Júnior; além de outras autoridades.

O governador Elmano de Freitas ressaltou a importância do momento para a população do município. “Estou muito feliz por estar ao lado do prefeito, Felipe Pinheiro, para realizar a entrega das três novas entradas de Itapipoca. Esta é uma obra que marca a história da cidade, contribuindo para sua modernização e proporcionando mais conforto e comodidade para o povo de Itapipoca”, afirmou o governador.

O chefe do Executivo Estadual também comentou sobre as obras que vistoriou durante a agenda no município. “Tive a oportunidade de vistoriar um conjunto de obras que fará a diferença na vida da população. Tenho convicção de que, juntos, nessa parceria, faremos ainda mais por Itapipoca”, destacou Elmano.
![]() | ![]() | |
![]() | ![]() | |
As obras das três entradas contemplam as avenidas Anastácio Braga, Monsenhor Tabosa e Vicente Siebra, principais corredores de acesso da cidade. Além da nova pavimentação, as obras incluíram 8.249 metros de drenagem profunda, fundamental para o escoamento adequado das águas pluviais, redução de alagamentos e preservação da durabilidade do pavimento.
O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, agradeceu a parceria, destacando não apenas as obras entregues nesta quarta-feira (17), mas também os diversos projetos em andamento no município.

“A minha primeira palavra é de gratidão ao Governo do Ceará por tudo o que tem sido feito pela Terra dos Três Climas, pela minha querida Itapipoca. Estamos construindo uma nova Itapipoca, e isso só é possível graças a essa parceria, que acredita no nosso trabalho. Essa união tem promovido transformações em diversas áreas e nos permitido realizar uma gestão cada vez melhor para a população”, afirmou o prefeito.

Acostumado a se deslocar de bicicleta pela cidade, o pedreiro José Lopes comemorou as entregas. “Ficou muito bonito. Agora, quem chega a Itapipoca vai se sentir bem recebido e nós teremos uma infraestrutura melhor para nos deslocarmos. Eu ando muito de bicicleta, e a ciclovia e a sinalização serão ótimas para pessoas como eu”, afirmou.
Benefício para produtores rurais

O Governo do Ceará entregou, nesta quarta-feira (17), 18 tratores destinados a produtores rurais de 18 municípios cearenses. Desse total, 14 equipamentos serão destinados a municípios da região do Sertão de Sobral, enquanto os outros quatro foram adquiridos por meio do Projeto São José para associações localizadas nas regiões do Litoral Oeste e do Vale do Curu.

Presente ao evento, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Traumaturgo Júnior, ressaltou a importância dos investimentos para o fortalecimento da agricultura familiar. “É uma alegria participar de mais uma entrega de equipamentos de mecanização agrícola, que chegam para fortalecer a agricultura familiar. Temos orgulho de realizar investimentos que beneficiam diretamente os produtores rurais, contribuindo para a transformação da produção no campo e para a melhoria da qualidade de vida das famílias cearenses”, destacou.

O secretário destacou o impacto que os investimentos em políticas públicas voltadas para o campo têm gerado na vida dos produtores rurais. “Hoje, com investimento, políticas públicas e tecnologia, o nosso povo permanece no campo, produzindo e gerando renda. Temos muito orgulho de fazer parte desse projeto, que tem transformado a realidade da população rural cearense”, afirmou.
O investimento total para a aquisição dos tratores foi de R$ 3,04 milhões. Dos 18 equipamentos entregues, 14 serão destinados aos municípios de Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota. Os outros quatro beneficiarão entidades ligadas à agricultura familiar nos municípios de Apuiarés, por meio da Associação Comunitária de Vila São João; Cruz, por meio da Associação Agroindustrial de Cajueirinho; Irauçuba, por meio da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Assentados; e Miraíma, por meio da Associação de Assentados e Assentadas do Assentamento Tanques II.
Isaías Sousa dos Santos, presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Assentados, de Irauçuba, foi um dos beneficiados e destacou a importância da ação. “Nós, da cooperativa, estamos muito felizes com essa entrega. Vai impactar muito para gente, porque na cooperativa tem muitos agricultores familiares que não tem acesso a esse tipo de equipamento. Isso vai mudar o nosso trabalho”, pontuou.
Vistoria de obra

Além das entregas, o governador Elmano de Freitas vistoriou as obras da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Deputado José Edísio Oliveira Teixeira Pacheco, localizada no distrito de Barrento, da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itapipoca, e as obras do Pátio Três Climas – segundo Mercado Público de Itapipoca.
Com investimento de R$ 11,3 milhões, a EEMTI Deputado José Edísio Oliveira Teixeira Pacheco está em fase final de construção e deverá ampliar o acesso à educação em tempo integral na região.

“Estamos aqui vistoriando esta escola, que em breve será inaugurada. Ficamos felizes porque os jovens terão a oportunidade de estudar em uma unidade de ensino em tempo integral, com diversos laboratórios e uma estrutura que os ajudará a realizar seus sonhos e a conquistar a profissão que desejarem”, destacou o governador Elmano de Freitas.

O equipamento contará com uma estrutura ampla e moderna, composta por bloco administrativo com secretaria, arquivo interno, sala do servidor, diretoria, coordenações, biblioteca, grêmio estudantil, almoxarifado, sala dos professores, laboratório de informática e banheiros para funcionários. O projeto também prevê um bloco de laboratórios voltados às disciplinas de Química, Física, Biologia e Matemática, além de um bloco com 12 salas de aula. A área de convivência incluirá cozinha, setor de lavagem de utensílios, espaço para descarte de resíduos, depósitos, despensas, hall de recebimento e sanitários.

A estrutura será complementada por hall de entrada, auditório, quadra poliesportiva coberta, estacionamento e áreas de circulação com acessibilidade. Também haverá um bloco de vestiários masculino e feminino, incluindo vestiário acessível, Depósito de Material de Limpeza (DML) e banheiros inclusivos.
Coluna do Macário Batista em 19 de junho de 2026
Banheiros em casa ou o fim da fossa
| Mais de 150 mil famílias de agricultores familiares do Nordeste estão sendo beneficiadas com a construção ou reforma de banheiros em suas propriedades. Em 12 meses, os investimentos do Banco do Nordeste (BNB) já somam R$ 452,7 milhões em operações de crédito e alcançam, de forma estimada, cerca de 450 mil pessoas — contingente equivalente à soma das populações de Caucaia e Eusébio. Os números consideram as contratações realizadas em toda área de atuação do Banco, que inclui os estados nordestinos e partes de Minas Gerais e Espírito Santo. Lançada em julho do ano passado, no âmbito do Plano Safra 2025/2026, a linha de crédito é operacionalizada pelo Agroamigo, dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e atende agricultores com renda bruta anual de até R$ 50 mil. As operações são contratadas em condições facilitadas, com taxa de juros de 0,5% ao ano e prazo de até três anos para pagamento. Cada família pode financiar até R$ 3 mil para construir ou reformar sua unidade sanitária. Outra vantagem é que os financiamentos não comprometem os limites de crédito destinados às atividades produtivas, preservando a capacidade de investimento das famílias. Segundo o presidente do BNB, Paulo Câmara, a iniciativa reforça o papel do crédito como instrumento de transformação social, ao levar infraestrutura básica para dentro das casas e promover mais dignidade às famílias do campo, em sintonia com as políticas públicas voltadas à agricultura familiar. "Ao direcionarmos recursos para a construção e reforma de instalações sanitárias, estamos cuidando das pessoas, que é a principal orientação do presidente Lula. Nossa missão enquanto banco de desenvolvimento é ajudar as famílias a ter uma vida melhor e isso não restringe a oferecer crédito a produção, mas também oferecer condições essenciais de saúde e bem-estar. O acesso a banheiros adequados contribui diretamente para a prevenção de doenças, a melhoria das condições de higiene e o fortalecimento da dignidade no meio rural", conclui. Segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual da população do Nordeste que reside em domicílio sem banheiro próprio chega 4,7%. Apesar de estar bem menor do que o registrado no censo de 2010 (quando eram 16,6%), esse número ainda é bem acima do percentual nacional, que é de 2,2%. As famílias do meio rural no Ceará que são atendidas pelo Agroamigo já financiaram a construção ou reforma de 20.416 unidades sanitárias, desde o lançamento da nova linha em julho do ano passado. Foram desembolsados mais de R$ 61,2 milhões pelo Banco do Nordeste no estado. Considerando a média de moradores por unidade residencial (três pessoas, segundo o IBGE), são mais de 60 mil pessoas que passaram a ter acesso a banheiro com mais qualidade. |
| A frase: “Recursos do Plano Safra para instalações sanitárias somam mais de R$ 452,7 milhões e levam saúde e dignidade a público equivalente às populações de Caucaia e Eusébio juntas” . O BNB informa. Alcides foi à catedral (Nota da foto) O deputado pastor Alcides foi a Brasilia em visita formal a Valdemar Costa Neto. Foi recebido com pompa e circunstância cercado de rapapés de “nosso senador” Justiça seja feita A Justiça de São Paulo declarou extinta a punibilidade do jornalista Luan Araújo e determinou o arquivamento definitivo da ação penal movida pela ex-deputada federal cassada Carla Zambelli. A decisão foi proferida pelo juiz José Fernando Steinberg, da Vara do Juizado Especial Criminal. Quase ninguém liga Pesquisa revela que 69% dos brasileiros não são polarizados e que negatividade e apatia política avançam no eleitorado. Estudo comparativo inédito da FESPSP mostra que rejeição, indiferença e desalento cresceram mais do que a polarização afetiva estrita, acendendo alerta para a saúde da democracia no país. |
O dia
O dia
Globo cobra do Senado cassação de Ciro Nogueira
Elmano pretende anunciar chapa completa até 4 de julho, diz Missias Dias
O deputado, que é o líder da federação do PT na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), destacou que estão ocorrendo reuniões semanais entre o governador Elmano de Freitas, o senador Camilo Santana (PT) e as lideranças políticas aliadas para agilizar essa definição.
"Claro que isso vai depender do diálogo com os partidos e a nossa expectativa é que se resolva, o governador e o Camilo (Santana) estão trabalhando para isso", pontuou Missias.
Assim como o governador, o deputado petista defendeu que a definição ocorra antes do prazo do calendário eleitoral, entre 20 de julho e 5 de agosto. "É bom para todo mundo, porque aí a gente vai saber quem vai ser a nossa chapa completa, quem são os nossos aliados, quem vai ser suplente do senador, quem vai ser senador, quem vai ser vice, para a gente entrar em campo todo mundo junto, todo mundo unificado, todo mundo com a unidade, que é o que nós estamos buscando e pretendemos".
Inicialmente Elmano havia anunciado que gostaria de definir sua chapa à reeleição ainda neste mês de junho. Por outro lado,também já falou em preservar a unidade na base e priorizar primeiramente determinar quais partidos vão indicar quais posições nas chapas.
Até o momento, o PSB do senador Cid Gomes, o PSD do ex-secretário Domingos Filho e o MDB do deputado federal Eunício Oliveira estão entre os mais cotados para compor a majoritária, mas também são mencionados o Republicanos de Chiquinho Feitosa e a Rede da deputada federal Luizianne Lins.
Por Igor Magalhães daa editoria de política do jornal OEstadoCe




