Contato

A criatividade cearense no PRATINHO

 

Mercado AlimentaCE realiza 4ª edição do Festival do Pratinho com gastronomia e quadrilha junina no dia 28 de junho
Evento celebra um dos maiores símbolos da cultura alimentar cearense com expositores da Capital e do interior, forró, quadrilha junina e atividade infantil
Baião, arroz, creme de galinha, vatapá de frango, paçoca, salada de maionese: tudo cabe num pratinho. Parte da cultura alimentar cearense e sustento de milhares de famílias em todo o estado, a iguaria volta a ocupar o Mercado AlimentaCE na 4ª edição do Festival do Pratinho, dia 28 de junho. O evento gratuito reúne 12 expositores de diferentes regiões do Ceará, restaurantes residentes do equipamento, programação musical de forró, quadrilha junina e atividade infantil. Entre pratos tradicionais e releituras, o público encontrará opções com valores entre R$ 10 e R$ 35. O Mercado AlimentaCE é um espaço da Secretaria da Cultura do Ceará gerido em parceria com o Instituto Mirante.
O festival convida o público a experimentar desde os sabores mais tradicionais do pratinho até releituras que incorporam ingredientes, territórios e modos de fazer diversos. Ao longo da programação, o público poderá desfrutar de preparações com vatapá, creme de galinha, baião de dois, carne do sol, além de frutos do mar e opções que dialogam com diferentes hábitos alimentares.
Além dos expositores convidados, os restaurantes do Mercado também entram na programação com pratinhos especiais preparados exclusivamente para o festival.
Pratinhos de diferentes regiões do Ceará
Nesta 4º edição, o Festival do Pratinho reúne cozinhas que representam diferentes regiões e trajetórias da gastronomia cearense. Do Parque Manibura, Juliana Pinheiro leva combinações que passam por clássicos como vatapá de frango, vatapá de camarão, creme de galinha, carne do sol, calabresa, arroz, baião e paçoca em diferentes formatos de pratinho.
De Icaraizinho de Amontada, Dona Ednete traz para o nosso festival receitas marcadas pelos sabores do litoral cearense, entre elas moqueca de camarão com polvo, ensopado de lagosta, arraia ao leite de coco e baião com polvo.
Representando o Centro de Fortaleza, a chef Ana Cordeiro, do Nana Bistrô, apresenta pratinhos regionais com opções de frutos do mar e alternativas veganas, além de preparações tradicionais como mungunzá e canjica. Também integram o festival o Restaurante Dona Jô, de Moitas, com pratos à base de frutos do mar; À Moda da Chef, de Vila Velha; Merenda da Ceição, de Icó, com receitas regionais e doces típicos; e o Pratinho da Mimi, do Moura Brasil.
Também participa o TransforMaria – IPREDE, projeto que retorna ao festival reforçando o encontro entre cultura alimentar e transformação social. O cardápio reúne preparações como vatapá de frango, vatapá de caju, carne de sol com nata e creme de galinha sem lactose.
Música, quadrilha junina e atividade infantil acompanham os sabores do Festival
Além da programação gastronômica, o Festival do Pratinho contará com apresentação musical de Mateus Cavalcante, que leva ao público muito forró e sanfona para embalar a experiência do almoço no Mercado.
Com mais de uma década de trajetória na cena forrozeira, o cantor e sua banda transitam entre os elementos tradicionais do gênero e releituras de músicas atuais, criando um repertório que convida o público ao encontro e à celebração. A apresentação acontece das 12h30 às 14h30 e reforça a proposta do equipamento de integrar gastronomia, convivência e cultura em um mesmo espaço.
O público também poderá acompanhar a apresentação da Quadrilha O Pavão Misterioso do Sertão, das 11h às 12h, levando ao Festival a força das tradições juninas por meio da dança, da narrativa e da cultura popular. Neste ano, a quadrilha se apresenta inspirada no universo do cordel de José Camelo de Melo Resende e na imaginação nordestina, ampliando a experiência do evento com arte e celebração das expressões culturais do Ceará.
A programação inclui ainda uma edição especial do Mercado Miudinho, atividade educativa realizada pela equipe do Mercado AlimentaCE. Das 10h às 12h, crianças e acompanhantes poderão participar da atividade “Confecção de Bonecas de Milho”, realizada no Bistrô do Mercado AlimentaCE. A experiência propõe uma aproximação com as tradições populares por meio do brincar e da cultura alimentar nordestina, apresentando o milho para além da alimentação e destacando sua presença nas festas populares.
Sustentabilidade
O evento também contará com ações de sustentabilidade. A programação inclui gestão e segregação de resíduos, em parceria com a Associação de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis da Comunidade do Moura Brasil e acompanhamento de consultoria especializada.
Sobre o Mercado AlimentaCE
O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de Comer. Integrante do Complexo Cultural Estação das Artes, é um lugar para experimentar, aprender e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica e valorizar a cultura alimentar.
Serviço
4º Festival do Pratinho – Mercado AlimentaCE
Quando: 28/06/2026, de 10h às 15h
Mercado Miudinho – Confecção de Bonecas de Milho | 10h às 12h
Quadrilha O Pavão Misterioso do Sertão | 11h às 12h
Mateus Cavalcante e Banda | 12h30 às 14h30

Endereço: Mercado AlimentaCE (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro, dentro do Complexo Cultural Estação das Artes)

Ceara de valores

 

Alece

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza nesta sexta-feira (19), às 9h, no Hotel Vila Galé, solenidade de encerramento da primeira edição do Ceará de Valores, programa voltado à capacitação e formação da juventude cearense. O evento reunirá jovens participantes, educadores, gestores e autoridades para celebrar os resultados da iniciativa e premiar os projetos de maior destaque desenvolvidos em diversas regiões do estado. Durante a ocasião, serão apresentados os 48 projetos finalistas, selecionados entre as 16 cidades-polo que integraram o programa.

"Posso tentar ser o que quiser", afirma RC

 

RC diz que recebeu do União Brasil "a expectativa" e "o direito" de concorrer a qualquer cargo
O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio disse que ao se filiar ao União Brasil recebeu apoio para ser candidato "a qualquer cargo" nas eleições deste ano, mas não confirmou se já iniciou algum diálogo com o partido sobre a possibilidade de concorrer a vice na chapa de Ciro Gomes (PSDB), posto para o qual vem sendo cotado.
"A rigor no momento da filiação ao União Brasil me foi dada a expectativa e o direito de ser candidato, à época o Ciro (Gomes) não era candidato, a qualquer cargo. Ao governo, a vice, ao Senado, a deputado federal, ao cargo que fosse necessário. Isso foi dito inclusive no ato da minha filiação. As coisas foram se construindo no melhor caminho, o caminho do projeto mais forte, mais competitivo e mais inspirador para as mudanças que o Ceará precisa, que é a candidatura do Ciro ao governo. Então, eu estarei nisso para ajudar", afirmou RC a O Estado CE nessa quinta-feira (18). O ex-prefeito participou do evento de lançamento da construção do plano de governo de Ciro, em Fortaleza.
Aliados apontam que Roberto Cláudio trabalha para ser candidato a deputado federal, conforme teria sido acordado com a direção nacional do União Brasil. RC não confirmou haver essa exigência, mas disse que há "uma expectativa" de que ele ajude a chapa proporcional do partido.
Roberto, no entanto, foi convidado por Ciro para ser candidato a vice-governador e já sinalizou o interesse na posição. "Eu não descarto nada", reforçou o ex-prefeito.
O União Brasil compõe com o Partido Progressista (PP) a Federação União Progressista, a maior legenda do país, que busca eleger ao menos cinco deputados federais no Ceará e espera a presença de nomes fortes na chapa. A União Progressista faz parte da aliança do tucano na eleição do Governo do Ceará.
Na prática, Ciro já sugeriu um desenho da sua chapa, com RC na vice, Capitão Wagner (União) e Alcides Fernandes (PL) ao Senado. Segundo Roberto, em relação à majoritária do tucano, "já há um certo entendimento", mas que ainda precisa ser consolidado com "fatos", o que ocorrerá mesmo no período das convenções partidárias, entre julho e agosto.
"Nós estamos unidos por um caminho: salvar o Ceará de um retrocesso poucas vezes visto na sua história. Então, qualquer pretensão pessoal, qualquer desejo ou obsessão pessoal fica pequeno frente a esse propósito maior. (...) Cargos, definições para vice, Senado, suplências, para proporcional, isso acontecerá lá na frente nas convenções que serão realizadas pelos partidos".
Por Igor Magalhães da editoria de política do jorna OEstadoCe

Festa em Itapipoca

Parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura realiza entregas em Itapipoca

Helene Santos e Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos

Parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura realiza entregas em Itapipoca

Durante agenda, o Governo do Ceará entregou 18 tratores para fortalecer a agricultura familiar em 18 municípios

Governador Elmano de Freitas e comitiva em Itapipoca

A parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Itapipoca entregou, nesta quarta-feira (17), as três novas entradas do município. Na ocasião, o Governo do Estado também entregou 18 tratores destinados a produtores rurais de 18 municípios das regiões do Sertão de Sobral, Litoral Oeste e Vale do Curu. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri; do secretário do Desenvolvimento Agrário, Traumaturgo Júnior; além de outras autoridades.

Descerramento da placa inaugural em Itapipoca

O governador Elmano de Freitas ressaltou a importância do momento para a população do município. “Estou muito feliz por estar ao lado do prefeito, Felipe Pinheiro, para realizar a entrega das três novas entradas de Itapipoca. Esta é uma obra que marca a história da cidade, contribuindo para sua modernização e proporcionando mais conforto e comodidade para o povo de Itapipoca”, afirmou o governador.

Governador Elmano de Freitas discursando

O chefe do Executivo Estadual também comentou sobre as obras que vistoriou durante a agenda no município. “Tive a oportunidade de vistoriar um conjunto de obras que fará a diferença na vida da população. Tenho convicção de que, juntos, nessa parceria, faremos ainda mais por Itapipoca”, destacou Elmano.

Vistoria técnica nas obras viárias 1 Vistoria técnica nas obras viárias 2
 
Vistoria técnica nas obras viárias 3 Vistoria técnica nas obras viárias 4

As obras das três entradas contemplam as avenidas Anastácio Braga, Monsenhor Tabosa e Vicente Siebra, principais corredores de acesso da cidade. Além da nova pavimentação, as obras incluíram 8.249 metros de drenagem profunda, fundamental para o escoamento adequado das águas pluviais, redução de alagamentos e preservação da durabilidade do pavimento.

O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, agradeceu a parceria, destacando não apenas as obras entregues nesta quarta-feira (17), mas também os diversos projetos em andamento no município.

Prefeito Felipe Pinheiro discursando no evento

“A minha primeira palavra é de gratidão ao Governo do Ceará por tudo o que tem sido feito pela Terra dos Três Climas, pela minha querida Itapipoca. Estamos construindo uma nova Itapipoca, e isso só é possível graças a essa parceria, que acredita no nosso trabalho. Essa união tem promovido transformações em diversas áreas e nos permitido realizar uma gestão cada vez melhor para a população”, afirmou o prefeito.

População de Itapipoca prestigiando as entregas

Acostumado a se deslocar de bicicleta pela cidade, o pedreiro José Lopes comemorou as entregas. “Ficou muito bonito. Agora, quem chega a Itapipoca vai se sentir bem recebido e nós teremos uma infraestrutura melhor para nos deslocarmos. Eu ando muito de bicicleta, e a ciclovia e a sinalização serão ótimas para pessoas como eu”, afirmou.

Benefício para produtores rurais

Entrega de tratores agrícolas

O Governo do Ceará entregou, nesta quarta-feira (17), 18 tratores destinados a produtores rurais de 18 municípios cearenses. Desse total, 14 equipamentos serão destinados a municípios da região do Sertão de Sobral, enquanto os outros quatro foram adquiridos por meio do Projeto São José para associações localizadas nas regiões do Litoral Oeste e do Vale do Curu.

Secretário do Desenvolvimento Agrário Traumaturgo Júnior

Presente ao evento, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Traumaturgo Júnior, ressaltou a importância dos investimentos para o fortalecimento da agricultura familiar. “É uma alegria participar de mais uma entrega de equipamentos de mecanização agrícola, que chegam para fortalecer a agricultura familiar. Temos orgulho de realizar investimentos que beneficiam diretamente os produtores rurais, contribuindo para a transformação da produção no campo e para a melhoria da qualidade de vida das famílias cearenses”, destacou.

Governador Elmano de Freitas e agricultor no evento

O secretário destacou o impacto que os investimentos em políticas públicas voltadas para o campo têm gerado na vida dos produtores rurais. “Hoje, com investimento, políticas públicas e tecnologia, o nosso povo permanece no campo, produzindo e gerando renda. Temos muito orgulho de fazer parte desse projeto, que tem transformado a realidade da população rural cearense”, afirmou.

O investimento total para a aquisição dos tratores foi de R$ 3,04 milhões. Dos 18 equipamentos entregues, 14 serão destinados aos municípios de Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota. Os outros quatro beneficiarão entidades ligadas à agricultura familiar nos municípios de Apuiarés, por meio da Associação Comunitária de Vila São João; Cruz, por meio da Associação Agroindustrial de Cajueirinho; Irauçuba, por meio da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Assentados; e Miraíma, por meio da Associação de Assentados e Assentadas do Assentamento Tanques II.

Isaías Sousa dos Santos, presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Assentados, de Irauçuba, foi um dos beneficiados e destacou a importância da ação. “Nós, da cooperativa, estamos muito felizes com essa entrega. Vai impactar muito para gente, porque na cooperativa tem muitos agricultores familiares que não tem acesso a esse tipo de equipamento. Isso vai mudar o nosso trabalho”, pontuou.

Vistoria de obra

Vistoria técnica nas obras da EEMTI em Barrento

Além das entregas, o governador Elmano de Freitas vistoriou as obras da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Deputado José Edísio Oliveira Teixeira Pacheco, localizada no distrito de Barrento, da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itapipoca, e as obras do Pátio Três Climas – segundo Mercado Público de Itapipoca.

Com investimento de R$ 11,3 milhões, a EEMTI Deputado José Edísio Oliveira Teixeira Pacheco está em fase final de construção e deverá ampliar o acesso à educação em tempo integral na região.

Governador Elmano de Freitas vistoriando as salas de aula

“Estamos aqui vistoriando esta escola, que em breve será inaugurada. Ficamos felizes porque os jovens terão a oportunidade de estudar em uma unidade de ensino em tempo integral, com diversos laboratórios e uma estrutura que os ajudará a realizar seus sonhos e a conquistar a profissão que desejarem”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Instalações internas da EEMTI em Itapipoca

O equipamento contará com uma estrutura ampla e moderna, composta por bloco administrativo com secretaria, arquivo interno, sala do servidor, diretoria, coordenações, biblioteca, grêmio estudantil, almoxarifado, sala dos professores, laboratório de informática e banheiros para funcionários. O projeto também prevê um bloco de laboratórios voltados às disciplinas de Química, Física, Biologia e Matemática, além de um bloco com 12 salas de aula. A área de convivência incluirá cozinha, setor de lavagem de utensílios, espaço para descarte de resíduos, depósitos, despensas, hall de recebimento e sanitários.

Quadra e pátio da nova escola

A estrutura será complementada por hall de entrada, auditório, quadra poliesportiva coberta, estacionamento e áreas de circulação com acessibilidade. Também haverá um bloco de vestiários masculino e feminino, incluindo vestiário acessível, Depósito de Material de Limpeza (DML) e banheiros inclusivos.



Coluna do Macário Batista em 19 de junho de 2026


Banheiros em casa ou o fim da fossa
Mais de 150 mil famílias de agricultores familiares do Nordeste estão sendo beneficiadas com a construção ou reforma de banheiros em suas propriedades. Em 12 meses, os investimentos do Banco do Nordeste (BNB) já somam R$ 452,7 milhões em operações de crédito e alcançam, de forma estimada, cerca de 450 mil pessoas — contingente equivalente à soma das populações de Caucaia e Eusébio. Os números consideram as contratações realizadas em toda área de atuação do Banco, que inclui os estados nordestinos e partes de Minas Gerais e Espírito Santo. Lançada em julho do ano passado, no âmbito do Plano Safra 2025/2026, a linha de crédito é operacionalizada pelo Agroamigo, dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e atende agricultores com renda bruta anual de até R$ 50 mil. As operações são contratadas em condições facilitadas, com taxa de juros de 0,5% ao ano e prazo de até três anos para pagamento. Cada família pode financiar até R$ 3 mil para construir ou reformar sua unidade sanitária. Outra vantagem é que os financiamentos não comprometem os limites de crédito destinados às atividades produtivas, preservando a capacidade de investimento das famílias.  Segundo o presidente do BNB, Paulo Câmara, a iniciativa reforça o papel do crédito como instrumento de transformação social, ao levar infraestrutura básica para dentro das casas e promover mais dignidade às famílias do campo, em sintonia com as políticas públicas voltadas à agricultura familiar.
 "Ao direcionarmos recursos para a construção e reforma de instalações sanitárias, estamos cuidando das pessoas, que é a principal orientação do presidente Lula. Nossa missão enquanto banco de desenvolvimento é ajudar as famílias a ter uma vida melhor e isso não restringe a oferecer crédito a produção, mas também oferecer condições essenciais de saúde e bem-estar. O acesso a banheiros adequados contribui diretamente para a prevenção de doenças, a melhoria das condições de higiene e o fortalecimento da dignidade no meio rural", conclui. Segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual da população do Nordeste que reside em domicílio sem banheiro próprio chega 4,7%. Apesar de estar bem menor do que o registrado no censo de 2010 (quando eram 16,6%), esse número ainda é bem acima do percentual nacional, que é de 2,2%. As famílias do meio rural no Ceará que são atendidas pelo Agroamigo já financiaram a construção ou reforma de 20.416 unidades sanitárias, desde o lançamento da nova linha em julho do ano passado. Foram desembolsados mais de R$ 61,2 milhões pelo Banco do Nordeste no estado. Considerando a média de moradores por unidade residencial (três pessoas, segundo o IBGE), são mais de 60 mil pessoas que passaram a ter acesso a banheiro com mais qualidade.

 
A frase: “Recursos do Plano Safra para instalações sanitárias somam mais de R$ 452,7 milhões e levam saúde e dignidade a público equivalente às populações de Caucaia e Eusébio juntas” . O BNB informa.

Alcides foi à catedral (Nota da foto)
O deputado pastor Alcides foi a Brasilia em visita formal a Valdemar Costa Neto. Foi recebido com pompa e circunstância cercado de rapapés de “nosso senador”

Justiça seja feita
A Justiça de São Paulo declarou extinta a punibilidade do jornalista Luan Araújo e determinou o arquivamento definitivo da ação penal movida pela ex-deputada federal cassada Carla Zambelli. A decisão foi proferida pelo juiz José Fernando Steinberg, da Vara do Juizado Especial Criminal.

Quase  ninguém liga
Pesquisa revela que 69% dos brasileiros não são polarizados e que negatividade e apatia política avançam no eleitorado. Estudo comparativo inédito da FESPSP mostra que rejeição, indiferença e desalento cresceram mais do que a polarização afetiva estrita, acendendo alerta para a saúde da democracia no país.
 
 
 

O dia

 


Domingo , que é o mesmo depois de amanhã, começa o inverno brasileiro. Inverno, no caso , é quando esfria. Termina o outono. No Ceará quem viveu nos invernos sente que o tempo muda. Aliás, canário na muda não canta. Cobra que muda a casca não pica. Beija flor na postura não voa. Pilão deitado é que faz paçoca boa.

Bom dia

                                                     Capa do jornal OEstadoCe


O dia

 


Ontem o dia acordou assim, com cara de chuva. Vento de chuva. Cheiro de chuva. Mas o sol destravou a moleza. Queimou o filme.
Tem quem ache que é só bateu-levou. Hum. Qual o quê! Na vida sempre haverá desdobramentos, seja qual for o movimento e seu intento.

Globo cobra do Senado cassação de Ciro Nogueira

 


O jornal O Globo defendeu, em editorial, que o Senado abra processo de cassação contra o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do Progressistas (PP), após novas revelações da Polícia Federal sobre sua relação com Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master.
No texto, publicado sob o título “Permanência de Ciro Nogueira no Senado ficou insustentável”, O Globo afirma que as evidências já conhecidas são suficientes para a abertura de um processo por quebra de decoro parlamentar, independentemente de eventual denúncia da Procuradoria-Geral da República.
Segundo o editorial, as novas informações levantadas pela PF são “estarrecedoras” e apontam para uma relação de proximidade entre Ciro Nogueira e Vorcaro, investigado por corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes multibilionárias envolvendo o Banco Master. O jornal sustenta que a permanência do senador no mandato se tornou cada vez mais difícil de justificar diante do avanço das investigações.
Editorial aponta indícios de vantagens indevidas
O Globo cita mensagens que, segundo a investigação, indicam que Vorcaro teria pago hospedagens para Ciro Nogueira e para o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), no hotel cinco estrelas Four Seasons, em Lisboa. O editorial também menciona relatório de inteligência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que, de acordo com a Polícia Federal, reforçaria “achados referentes às vantagens indevidas recebidas pelo senador”.
A publicação lembra ainda que, em maio, a PF já havia revelado mensagens segundo as quais Vorcaro pagaria a Ciro Nogueira uma mesada de R$ 300 mil, posteriormente reajustada para R$ 500 mil. De acordo com a investigação citada pelo jornal, o senador teria montado uma rede para ocultar valores ilícitos.
Para O Globo, o conjunto de elementos já torna necessária uma reação institucional do Senado. O editorial afirma que o caso ultrapassa o campo penal e atinge diretamente o decoro parlamentar, princípio que rege a conduta de senadores e deputados no exercício do mandato.
Relação entre Banco Master e Congresso é questionada
O editorial também relaciona a atuação de Ciro Nogueira no Congresso aos interesses do Banco Master. Antes de ser liquidado pelo Banco Central, o banco oferecia papéis com rentabilidade acima da média de mercado, usando como atrativo a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para aplicações de até R$ 250 mil.
Segundo O Globo, em junho de 2024, Ciro Nogueira viajou a Lisboa com despesas pagas por Vorcaro. Dois meses depois, quando os problemas do Banco Master já eram conhecidos, o senador apresentou proposta redigida pelo próprio banco para ampliar a garantia do FGC para R$ 1 milhão.
O jornal também menciona uma viagem de Ciro Nogueira a Courchevel, nos Alpes Franceses, em janeiro de 2025, onde ele foi fotografado ao lado de Vorcaro. Em setembro do mesmo ano, em meio ao cerco do Banco Central às fraudes e após veto à venda do Master ao Banco de Brasília, aliados do senador na Câmara assinaram requerimento de urgência para um projeto que previa a possibilidade de exoneração de diretores do BC pelo Congresso.
Hugo Motta também é citado no editorial
Embora o foco principal do editorial seja Ciro Nogueira, O Globo também cobra esclarecimentos de Hugo Motta. O jornal afirma que as evidências contra o presidente da Câmara são “menos eloquentes”, mas ainda assim “constrangedoras”.
Motta declarou não ver problema nas diárias pagas em Lisboa. O editorial, no entanto, sustenta que o presidente da Câmara não poderia receber vantagens de alguém com interesses em projetos em tramitação na Casa. O texto também menciona reportagem de O Estado de S. Paulo segundo a qual haveria, no celular de Vorcaro, um pedido de Motta para liberação de empréstimo à empresa de uma cunhada. Motta afirmou que a operação “está dentro da legalidade”.
Para O Globo, as explicações dadas até agora são insuficientes. O jornal defende que Motta preste esclarecimentos públicos sobre suas interações com Vorcaro e seus intermediários, além de divulgar hospedagens e caronas em jatinhos recebidas durante o exercício do mandato.
Jornal fala em risco de cumplicidade do Congresso
No trecho mais duro do editorial, O Globo afirma que, enquanto defendia interesses relacionados ao Banco Master no Congresso, Ciro Nogueira teria aceitado caronas em jatinhos, hospedagens de luxo e viagens a destinos como Nova York, Lisboa, Paris e os Alpes Franceses.
O jornal sustenta que a conduta revelaria confiança na impunidade e cobra ação imediata dos parlamentares. Para o editorial, a omissão do Senado diante das evidências pode transformar os próprios congressistas em cúmplices políticos do caso.
“Se os parlamentares permanecerem inertes ante tantas evidências, serão cúmplices de qualquer crime por que venha a ser condenado”, afirma O Globo.

A cobrança aumenta a pressão sobre o Senado em um caso que envolve um dos principais dirigentes partidários do Centrão, um banco liquidado pelo Banco Central e suspeitas de favorecimento político em meio a investigações sobre corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes financeiras.

Elmano pretende anunciar chapa completa até 4 de julho, diz Missias Dias


O deputado estadual Missias Dias (PT) disse que o governador Elmano de Freitas (PT) pretende anunciar a sua chapa completa até o próximo dia 4 de julho. "A pretensão do governador é que até dia 4 os nomes de todos na sua chapa sejam definidos, quem serão os senadores, o vice-governador ou vice-governadora", falou Missias em entrevista coletiva nesta quarta-feira (17).
O deputado, que é o líder da federação do PT na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), destacou que estão ocorrendo reuniões semanais entre o governador Elmano de Freitas, o senador Camilo Santana (PT) e as lideranças políticas aliadas para agilizar essa definição.
"Claro que isso vai depender do diálogo com os partidos e a nossa expectativa é que se resolva, o governador e o Camilo (Santana) estão trabalhando para isso", pontuou Missias.
Assim como o governador, o deputado petista defendeu que a definição ocorra antes do prazo do calendário eleitoral, entre 20 de julho e 5 de agosto. "É bom para todo mundo, porque aí a gente vai saber quem vai ser a nossa chapa completa, quem são os nossos aliados, quem vai ser suplente do senador, quem vai ser senador, quem vai ser vice, para a gente entrar em campo todo mundo junto, todo mundo unificado, todo mundo com a unidade, que é o que nós estamos buscando e pretendemos".
Inicialmente Elmano havia anunciado que gostaria de definir sua chapa à reeleição ainda neste mês de junho. Por outro lado,também já falou em preservar a unidade na base e priorizar primeiramente determinar quais partidos vão indicar quais posições nas chapas.
Até o momento, o PSB do senador Cid Gomes, o PSD do ex-secretário Domingos Filho e o MDB do deputado federal Eunício Oliveira estão entre os mais cotados para compor a majoritária, mas também são mencionados o Republicanos de Chiquinho Feitosa e a Rede da deputada federal Luizianne Lins.

Por Igor Magalhães daa editoria de política do jornal OEstadoCe