Contato

O dia D pra Cid e o Senado

 

Cid e Elmano se reúnem hoje para discutir impasse sobre vaga do PSB
Decisão sobre quem estará no espaço da sigla - Cid Gomes ou Júnior Mano - virou questão na montagem da chapa à reeleição do governador
Em meio à reta final das discussões na base governista para definição da chapa majoritária, o governador Elmano de Freitas (PT) afirmou que tem uma reunião prevista com o senador Cid Gomes (PSB) para esta segunda-feira (22). Na pauta do encontro está o impasse em torno da vaga do PSB na chapa para reeleição do gestor do PT.
A reunião com Cid foi mencionada por Elmano em coletiva de imprensa no sábado (20) durante agenda no Crateús. O petista tem se reunido nos últimos dias com lideranças aliadas com o objetivo de adiantar a conclusão das tratativas sobre a majoritária, mas afirma que ainda não há definições.
"Eu tenho uma reunião com o senador Cid na segunda-feira. Na próxima semana tenho reunião com várias lideranças partidárias e eu estou com esperança de que nós vamos até o final do mês chegar num posicionamento de entendimento", afirmou Elmano. Conforme O Estado apurou na semana passada, o governador quer anunciar a chapa completa até o próximo dia 4 de julho.
Em meio à pressão dos aliados do PSB e de lideranças como o próprio governador e o senador Camilo Santana (PT) para que esteja na chapa, Cid Gomes voltou a sinalizar não mudar de planos para as eleições deste ano. Na sexta-feira (19) o senador disse que "nada nesse mundo" o faria voltar atrás na sua palavra, em referência ao acordo feito com o deputado federal Júnior Mano (PSB) para indicá-lo ao Senado.
Elmano minimizou a declaração e falou que o diálogo com Cid continua. "Eu acho que nós vamos continuar dialogando muito. Com quem eu converso do PSB, as lideranças com quem eu falo, converso com o deputado Júnior Mano, a quem tenho o mais profundo respeito, nós conversamos e temos algo a construir, mas vamos dar tempo ao tempo para poder fazer isso com muita unidade".
Em entrevista ao Programa Luiz Siqueira, da Rádio Voz FM, de Sobral, Cid reforçou a estratégia de apoiar Mano ao Senado e, com isso, eleger uma bancada forte de deputados federais e estaduais do PSB.
"Minha palavra, para mim, é o único patrimônio que eu tenho e eu não posso, sob hipótese alguma, abrir mão de manter a minha palavra. Então, minha palavra está dada e será honrada, chova canivete, aconteçam trovoadas e relâmpagos que eu não abrirei mão da minha palavra", disse Cid.
A fala do ex-governador ocorre semanas após o próprio ter sinalizado que poderia disputar a reeleição no caso de uma eventual desistência de Júnior Mano na pré-candidatura ao Senado, como forma de evitar uma possível quebra de acordo.
Na semana passada, o governador Elmano relatou conversas com o deputado e falou que Júnior Mano está "muito aberto" à construção de um "entendimento". Nesse último sábado (20) o parlamentar falou que "não tem nenhum sentido" Cid quebrar o acordo para apoiá-lo ao Senado. Por outro lado, sinalizou que pode recuar e ser candidato a deputado federal outra vez ou mesmo a suplente de senador.
"Todo mundo sabe que eu venho nessa pré-candidatura, mas o senador também tem o direito à reeleição. Ele (Cid) tem esse compromisso comigo, mas estamos desprendidos de vaidade e o que for melhor para o Ceará, para unificação do grupo, para toda a região e o Estado do Ceará, nós estamos juntos a partir do que for escolhido nas convenções".
Critérios para majoritária
O governador Elmano de Freitas mencionou alguns critérios para a escolha dos seus companheiros de chapa, que estarão nas posições de vice-governadoria e Senado.
"Vamos ver quem mais unifica, quem mais está com vontade, disposição, mais tem apoio popular. Nós vamos para uma eleição e em eleição é preciso ter voto. Então, nós precisamos misturar a capacidade de unir a nossa aliança e, ao mesmo tempo, a garantia de que a gente efetivamente aumente a nossa chance de vitória eleitoral", disse Elmano, ainda na coletiva em Crateús, no sábado (20).
Elmano destacou como um dos requisitos - no caso dos nomes para o Senado - o alinhamento ao projeto representado pelo presidente Lula (PT), que será candidato à reeleição.
"Nós precisamos ter a vaga do senador Cid (Gomes) com alguém que continue a ajudar o Lula como o Cid e a vaga que é hoje do senador Eduardo Girão nós conseguirmos com o nosso povo o entendimento que é muito importante que os dois senadores ajudem o presidente Lula e não fique um ajudando e o outro atrapalhando. Então, queremos muito duas candidaturas ao Senado que possam ser eleitas para ajudar o Ceará e ajudar o presidente Lula a governar o Brasil".
Por Igor Magalhães da editoriaa de política do jornal OEstadoCe

Nenhum comentário:

Postar um comentário