Contato

Segurança Pública

 

Roubos de celulares reduzem 61,7% em Fortaleza, no mês de maio; diminuição no Ceará foi de 59,8% 

Roubos de celulares reduzem 61,7% em Fortaleza, no mês de maio; diminuição no Ceará foi de 59,8% 

Todas as regiões do estado apresentaram redução tanto no mês de maio como no acumulado dos cinco primeiros meses de 2026  

O trabalho das forças de segurança resultou na redução de mais um índice criminal no estado. Desta vez, o número de roubos de celular apresentou diminuição de 61,7% na Capital e 59,8% em todo o Ceará, durante o mês de maio de 2026. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).

Em Fortaleza, foram registrados 411 casos no quinto mês deste ano; no mesmo período de 2025, foram 1.072 casos. Já no Ceará, houve 590 registros em maio de 2026, contra 1.466 no mesmo intervalo do ano anterior. 

“Os investimentos, o reforço das Forças de Segurança, o aumento da ostensividade da Polícia Militar e qualificar a investigação da Polícia Civil foram estratégias que auxiliaram nos resultados alcançados em maio deste ano. Além disso, o trabalho de gestão agregando protocolos, operações e ações específicas, tem trazido os indicadores para esse patamar e nosso trabalho é batalhar para reduzir ainda mais”, destacou o secretário da SSPDS, Roberto Sá, ao comentar a redução expressiva desse desse delito. 

Redução em todas as regiões 

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a diminuição foi de 65,8%. Saindo de 257 casos em maio do ano passado, para 88 casos no quinto mês deste ano. No interior, foram registrados 91 casos em maio deste ano, contra 137 em 2025. Esse número representa uma redução de 33,6%.

O gestor da pasta também destacou que o programa Meu Celular do Governo do Ceará  tem contribuído expressivamente para a prevenção de roubos. “No Ceará, já recuperamos mais de 15 mil aparelhos telefônicos. O programa nos ajuda na identificação de autores desses crimes, do comércio clandestino e na recuperação dos aparelhos com a devolução aos verdadeiros donos. Temos recebido relatos de pessoas que tiveram o seu telefone roubado e que, graças ao Meu Celular, conseguiram reaver o seu bem”, indicou.

Reduções nos cinco primeiros meses do ano 

De janeiro a maio de 2026, os números dos crimes de roubo de celular seguiram diminuindo em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em todo o Ceará, foram 3.319 casos a menos, o que representa uma redução de 49,6%. Foram 6.692 registros em 2025, para 3.373 neste ano.  Na Capital, a redução foi de 49,7%, sendo registrados 2.401 casos nos cinco primeiros meses deste ano, contra  4.770 casos no mesmo período do ano passado. 

Na RMF, os roubos de celulares decresceram 60,2%. Sendo 484 casos neste ano, contra 1.216 no ano passado. O interior do Estado seguiu com redução de 30,9%. Tendo 488 registros nos cinco primeiros meses de 2026, enquanto houve 706 casos de janeiro a maio de 2025.

Sobre o Meu Celular

É um sistema desenvolvido pela Cotic/SSPDS – Coordenadoria da Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, que tem como objetivo reduzir crimes de roubos/furtos que envolvam aparelhos celulares. Por meio do site https://meucelular.sspds.ce.gov.br/, o usuário irá cadastrar seu celular, informando alguns dados pessoais, e notificará as autoridade policiais, quando for vítima de roubo ou furto. 

Ministério do Turismo orienta gestores municipais do Ceará sobre programas e políticas públicas de incentivo ao setor

 

Pasta integra espaço do Governo do Brasil em evento que reunirá mais de 20 ministérios e órgãos federais para atender representantes das prefeituras
O Ministério do Turismo (MTur) participa, nos dias 15 e 16 de junho, do XIV Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2026, realizado pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). A pasta integra o espaço do Governo do Brasil em uma ação coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, que reunirá mais de 20 ministérios e órgãos federais para atendimento direto aos gestores municipais.
Durante os dois dias de programação, das 8h às 17h, técnicos do MTur vão orientar gestores sobre captação de recursos para projetos turísticos, acesso a emendas parlamentares, acompanhamento de convênios e cadastramento de propostas no Transferegov (plataforma oficial do governo federal para gerenciar e monitorar o repasse de recursos da União para estados, municípios e organizações da sociedade civil).
As equipes também prestarão apoio na consulta de processos em andamento, no esclarecimento de dúvidas sobre programas da pasta, na apresentação de iniciativas recentes do ministério e no encaminhamento de demandas às áreas técnicas.
Os atendimentos incluirão, ainda, informações sobre obras de infraestrutura turística, Cadastur (sistema oficial do Ministério do Turismo, que cadastra e regulariza pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor), Fungetur (fundo especial do MTur, que oferece linhas de crédito facilitadas, com juros reduzidos para empresas e empreendedores do setor), qualificação profissional, segmentação turística, rotas e demais políticas públicas federais voltadas ao desenvolvimento do turismo.
A participação do MTur também terá foco na escuta qualificada das demandas dos municípios, contribuindo para o aprimoramento das ações desenvolvidas pelo governo federal para o turismo.
Mapa
Gestores receberão orientação também sobre o Mapa do Turismo Brasileiro, uma das principais ferramentas usadas pelo Ministério para orientar políticas públicas, investimentos e estratégias de desenvolvimento do setor. O instrumento identifica cidades com vocação turística e organiza as localidades em regiões, fortalecendo o planejamento e a gestão do turismo regional.
Durante o evento, os gestores receberão orientações sobre os critérios para integração e permanência no Mapa, entre eles a existência de órgão municipal de turismo, conselho municipal de turismo ativo, cadastro regular no Cadastur e participação em Instâncias Regionais de Governança Turística (IGR).

O XIV Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2026 é considerado um dos principais encontros voltados à administração municipal no Ceará, reunindo prefeitos, secretários, vereadores e técnicos de diversas áreas da gestão pública.

Fies 2026: instituições têm até segunda (15) para aderir

 

Adesão é referente ao 2º semestre de 2026 e deve ser realizada, exclusivamente, por meio do sistema do Fies, no módulo FiesOferta. Nesta edição, o processo aplicará as medidas cautelares com base no Enamed
Foto: Divulgação/MEC
As mantenedoras de instituições privadas de educação superior têm até a próxima segunda-feira, 15 de junho, para aderir ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao 2º semestre de 2026. Todos os procedimentos deverão ser realizados exclusivamente por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), no módulo FiesOferta. Nesta edição, considerando os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) de 2025, o Fies aplicará as medidas cautelares proferidas pelo MEC, conforme portarias regulatórias publicadas em março.
Para aderir, as instituições deverão preencher, para cada curso, turno e local de oferta, as informações sobre: os valores das semestralidades escolares dos períodos que compõem a formação; a forma de reajuste do valor do curso financiado; e a realização de processo seletivo próprio. Além disso, também deverão ser enviadas as propostas de oferta, observando a necessidade de, no mínimo, seis vagas por formação.
O termo de participação deverá ser assinado eletronicamente pelo representante legal da mantenedora, utilizando a assinatura eletrônica disponibilizada no módulo FiesOferta, de acordo com o perfil de acesso identificado e exigido. Para a emissão do termo, serão utilizadas as informações do Cadastro e-MEC, cabendo às mantenedoras assegurarem a regularidade das informações que constam nele, bem como a sua compatibilidade com as informações presentes no FiesOferta.

Enamed – O MEC e o Ministério da Saúde (MS) divulgaram, em janeiro deste ano, uma análise sobre o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, que é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de medicina. De acordo com o estudo, dos 304 cursos de instituições públicas e privadas que participaram do exame, 204 alcançaram conceito 3 a 5 do Enade, considerados satisfatórios. As outras 99 formações obtiveram conceito Enade nas faixas 1 e 2 — menos de 60% dos seus estudantes apresentaram desempenho considerado adequado no Enamed — o que resultou em medidas cautelares a serem tomadas pela pasta.

Nordeste aumenta em 51% suas exportações de carne bovina no primeiro trimestre

 

O Nordeste se destaca no crescimento das exportações de carne bovina no País. No primeiro trimestre deste ano, os embarques cresceram 51,38% na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a março, foram embarcadas 9,4 mil toneladas. O desempenho da região superou os 17% de crescimento nacional. Nos três primeiros meses do ano, as exportações estimadas nacionais superaram 4,28 milhões de toneladas, representando 34,6% da produção nacional.
O abate no Nordeste também cresceu 2,96% em relação a 2025, refletindo a expansão de sistemas semi-intensivos e intensivos, ao maior uso de tecnologia e integração com regiões produtoras de grãos.
Os dados foram analisados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área do Banco do Nordeste (BNB), que indicou que o desempenho expressivo se dá em volume e faturamento, com ampliação do número de destinos e o forte avanço de estados como Pernambuco (+124%), Bahia (+65%), Maranhão (+30%), e Ceará (+42%), impulsionado pela habilitação de plantas frigoríficas e melhorias sanitárias.
De acordo com estudo recente do Etene, de autoria de Kamilla Ribas Soares, a cadeia da carne bovina no Brasil atravessa, desde 2025, uma fase de transição associada à reversão do ciclo pecuário, caracterizada pela retenção de fêmeas, redução gradual da oferta e valorização dos preços do boi gordo e da reposição.
A pesquisadora analisa que, no mercado externo, apesar do desempenho recente das exportações, o ambiente é desafiador, devido aos conflitos geopolíticos, instabilidades logísticas e à adoção de tarifas e cotas de importadores, reforçando a necessidade de diversificação de mercados e agregação de valor aos produtos.
Perspectivas
O estudo do Etene indica, ainda, que o Brasil deverá liderar o ranking como maior produtor mundial, com 20% da produção global, atingindo 12,4 milhões de toneladas em 2026 – apesar de representar uma retração de quase 2% em relação a 2025, refletindo queda no abate de bovinos, em função da reversão no ciclo pecuário.
O Banco do Nordeste exerce papel fundamental para alavancar as políticas de desenvolvimento para o agronegócio e agricultura familiar, na sua área de atuação. No acumulado de 2020 a março de 2026, o Banco investiu, quase R$ 26 bilhões na bovinocultura de corte, com recursos provenientes do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O ano de 2025 registrou destaque com aplicação em torno de R$ 6 bilhões, sendo 61% dos investimentos no Semiárido.

Ceará recebe R$ 36,6 milhões do Ministério da Saúde para novas obras, veículos e equipamentos do SUS

 

Estado terá 18 novas obras autorizadas pelo Pix da Saúde, 12 conjuntos de equipamentos e máquinas para ampliar cirurgias especializadas e ressarcimento de valores gastos em 18 unidades de atendimento concluídas pelo Pacto da Retomada
O Ministério da Saúde libera, nesta sexta-feira (12), R$ 36,6 milhões para fortalecer a infraestrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. Os recursos contemplam novas obras autorizadas por meio do Pix da Saúde, equipamentos para ampliar a realização de cirurgias e exames especializados, inaugurações de UBSs e o ressarcimento de valores gastos em unidades de atendimento concluídas no âmbito do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Saúde.
Os investimentos no estado integram a mobilização nacional de entregas na saúde do Governo do Brasil. Ao todo, foram liberados R$ 577,2 milhões por meio do Pix da Saúde para acelerar a expansão da infraestrutura do SUS em todos os estados brasileiros.
"O governo do presidente Lula retomou o investimento na saúde pública brasileira. Estamos tirando obras do papel, concluindo empreendimentos que estavam parados e levando equipamentos de alta tecnologia para todas as regiões do país. Cada obra inaugurada representa um compromisso que saiu do papel e virou atendimento para a população. Quando entregamos unidades de saúde e novos equipamentos para os hospitais, estamos ampliando o acesso da população a atendimento de qualidade, estamos reduzindo desigualdades e fortalecendo a capacidade do SUS de cuidar das pessoas perto de onde elas vivem”, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Do total destinado para a população cearense, R$ 5,4 milhões serão destinados ao início de 18 novas obras do Novo PAC Saúde no estado. O investimento contempla a construção de 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Amontoada, Barbalha, Beberibe, Bela Cruz, Camocim, Caucaia, Fortaleza, Itapiúna, Jaguaruana, Pacatuba, Pacoti, Pentecoste, Quixadá, Tabuleiro do Norte e Tianguá, e dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) no Crato e em Granja.
Com a nova autorização, o Ceará passa a contabilizar 168 obras da saúde com ordens de serviço emitidas desde o início do Novo PAC, reforçando os investimentos voltados à ampliação do acesso da população aos serviços públicos de saúde. Três dessas obras foram inauguradas nesta sexta — duas Unidades Básicas de Saúde em Monsenhor Tabosa e Quiterianópolis, e uma Unidade Básica de Saúde Indígena na Aldeia Gameleira, em São Benedito.
Além das obras, o estado receberá 10 conjuntos de novos equipamentos estratégicos para ampliar a capacidade de atendimento especializado do SUS. Serão entregues oito combos de cirurgia geral, destinados aos municípios de Canindé, Crateús, Fortaleza, Itapipoca e Limoeiro do Norte, e dois combos de cirurgia oftalmológica para Granja e São Gonçalo do Amarante. O investimento total nessa etapa é de R$ 13,6 milhões.

O dia

 


Bom dia
Um dia começa absolutamente normal pros padrões cearenses na beira mar. A não ser que hoje tem jogo da seleção brasileira de futebol.
O que isso tem a ver com o amanhecer não faço a menor ideia.
Mas vamos lá. Quando o jumento lá de casa, no sítio da serra da Meruoca, que hoje virou cordilheira e o jumento virou saudade, suava na barriga...chovia. Nunca soube o que havia entre suor de barriga de jumento e meteorologia... então...

Governo Lula não vê razão política para pedir reunião formal com Trump no G-7


Integrantes do governo brasileiro afirmam que um eventual encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, somente ocorrerá no G-7, na França, de maneira informal, sem espaço para discussões substantivas.
Segundo conselheiros do presidente brasileiro, até esta sexta-feira, dia 12, não houve um pedido de encontro por parte do Palácio do Planalto, tampouco da Casa Branca, para que eles voltem a se reunir.
O governo Lula não exerga espaço para discutir temas conflitantes da agenda bilateral na reunião do G-7, nem para reverter a classificação das organizações criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como terroristas ou bloquear a proposta dupla de novo tarifaço sobre exportações com base na Seção 301, um de 25% por supostas práticas desleais e outra de 12,5%, relacionada ao trabalho forçado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é recebido por Donald Trump na Casa Branca em 07 de maio de 2026 Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é recebido por Donald Trump na Casa Branca em 07 de maio de 2026 Foto: Ricardo Stuckert/PR
O governo não vê sentido ou motivação política para uma nova interação agora e descarta que Trump possa mudar de rota de decisões de governo discutidas há meses e recentemente oficializadas, apenas por uma conversa dos dois líderes.
Segundo um conselheiro do presidente, não seria realista contar com essa mudança e não existe necessidade de uma reunião agora. Ele diz que seria uma desmoralização para Trump retirar a designação das facções e que Lula não pode agora “suplicar” por uma revisão, mas continuar a cooperação técnica entre polícias e estruturas de segurança pública.
Além disso, o prazo administrativo estabelecido pelo Representante Comercial da Casa Branca (USTR) para negociações vai até 15 de julho e continuam em andamento contatos comerciais em nível técnico. Por isso, o Palácio do Planalto entende que Trump responderia apenas que vai aguardar o fim das tratativas comerciais.
Uma nova reunião política de status ministerial, entre o ministro Márcio Elias Rosa (Mdic) e o embaixador Jamieson Greer (USTR), estava prevista para esta semana e deve ocorrer em breve para discutir setores e tarifas.
Segundo integrantes do governo, até agora não houve uma decisão de discutir tarifas específicas, como a do etanol, cujas lideranças se reuniram com Lula nesta semana. Nas reuniões anteriores, o governo indicou áreas em que poderia negociar a tarifa
O governo brasileiro nega, por isso, que tenha tomado providências para antecipar a viagem do presidente para o dia 14, a fim de encontrar Trump. O petista deve chegar à França na tarde do dia 15.
A Presidência da República diz que a chegada de Trump, estimada pela organização francesa, deve ser ocorrer após a do próprio Lula, no dia 15 à noite - o republicano celebra aniversário no dia 14.
O que pode ocorrer em Évian-les-Bains, cidade dos alpes que sedia o G-7, é apenas uma espécie de “trombada” nos corredores ou na sala das reuniões de líderes, porque ambos devem compartilhar o mesmo ambiente, segundo diplomatas.
Seria algo como ocorreu na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), os “39 segundos” de “química” nos bastidores reservados aos chefes de Estado, e não uma reunião de trabalho com equipes ministeriais, como a recente visita do petista à Casa Branca, em Washington, ou ainda a reunião realizada em Kuala Lumpur, na Malásia, no ano passado.
Nesses dois encontros prévios, houve discussão detida sobre assuntos e inclusive troca de documentos e propostas dos dois lados, além de acerto de métodos e prazos para discussões de interesses da pauta bilateral.
Lula vai ter reuniões bilaterais com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi.
Há mais quatro encontros em avaliação, entre eles, com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e com os líderes da União Europeia, Ursula von der Leyen (Comissão Europeia) e António Costa (Conselho Europeu).
Com os europeus, Lula vai falar sobre a preocupação e pressionar por uma revisão da exclusão do Brasil como exportador de carne e produtos de origem animal ao mercado do bloco.
Com Japão e Canadá, o governo pretende discutir assuntos comerciais ligados ao Mercosul. O objetivo é formalizar o lançamento de uma negociação de acordo de comércio Japão-Mercosul e manter contato com vistas à conclusão das negociações do acordo Canadá-Mercosul.
Lula também participará de um almoço, no âmbito do G-7, com representantes das principais big techs e chefes de Estado e de governo. O petista vai falar da proposta de regulação no País e do Eca Digital.
Discurso oficial
O presidente se prepara para fazer ao menos dois discursos públicos, em sessões de debate dos líderes sobre desequilíbrios macroeconômicos globais e parcerias globais para o desenvolvimento.
Neles, Lula vai falar contra tarifas e decisões unilaterais, entre elas guerras e intervenções militares, e falar da necessidade de reforma das instituições internacionais.
O discurso está sendo calibrado, mas responderá a ações do governo Trump, para não demonstrar “fraqueza política”. O governo entende que a resposta se justifica por causa da disputa pré-eleições e a campanha no exterior do pré-candidato e senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Parte dos conselheiros do presidente recomendou que ele não use o mesmo tom mais agressivo que faz para o público interno no Brasil.
O presidente deve adotar a linguagem mais diplomática e falar contra o unilateralismo e o protecionismo.

CNH DO BRASIL

 


Com 55 mil novas habilitações em 6 meses, cearenses já economizaram R$ 74,8 milhões com gratuidade do curso teórico para CNH
Em todo o país, total de novas emissões supera 1,33 milhão, maior número de carteiras emitidas para o período desde 2014
Valor para tirar a primeira carteira de motorista caiu em todo o país. Antes, o processo completo para as categorias A e B chegava a R$ 4,9 mil em alguns estados. Atualmente, esse valor varia entre R$ 810 e R$ 1,6 mil. Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes
Os cearenses economizaram mais de R$ 74,8 milhões na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), desde dezembro de 2025, com a gratuidade do curso teórico disponibilizado pela plataforma CNH do Brasil, do Ministério dos Transportes. No período, 111.170 formações sem custo foram realizadas na unidade da Federação.
Antes da nova política, o curso teórico – etapa obrigatória do processo de habilitação – custava, em média, R$ 673,11 no Ceará. A medida representa redução direta de custos para a população e amplia o acesso à primeira habilitação. Em todo o país, os brasileiros já economizaram R$ 2,12 bilhões com a iniciativa.
Apenas no Ceará, 55.842 novas CNHs foram emitidas desde o lançamento da plataforma. E, no mesmo período, 225.858 novos requerimentos para a primeira habilitação foram preenchidos na unidade da Federação.
CNH MAIS BARATA E MENOS BUROCRÁTICA – O valor para tirar a primeira carteira de motorista caiu em todo o país após o lançamento da CNH do Brasil. Antes, o processo completo para as categorias A e B chegava a R$ 4,9 mil em alguns estados. Atualmente, esse valor varia entre R$ 810 e R$ 1,6 mil.

Além da gratuidade do curso teórico, as mudanças incluem a redução da carga mínima de aulas práticas, a possibilidade de formação com instrutores autônomos credenciados e a fixação de teto de R$ 180 para os exames médico e psicológico.

Ninguém disse ao Ministério do Turismo do São João de Maracanau

 

Mais voos para o São João: cidades com as maiores festas juninas registram alta de 57% na programação
Crescimento da malha aérea acompanha aumento da procura por destinos que mantêm viva uma das tradições culturais mais populares do Brasil
Festival de Quadrilhas em Campina Grande - Prefeitura de Campina Grande
O som da sanfona, o colorido das bandeirinhas e o aroma das comidas típicas já anunciam a chegada de uma das festas mais tradicionais do Brasil. Em 2026, o movimento em direção aos arraiais também ganhou força nos aeroportos. As cidades que recebem algumas das maiores celebrações juninas do país registraram aumento expressivo na oferta de voos em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ao todo, estão previstas 6.722 operações aéreas nos principais destinos juninos do Nordeste durante o período festivo, frente às 4.276 registradas em 2025. O crescimento de 57,2% reflete o interesse cada vez maior de turistas de todas as regiões do país em vivenciar uma celebração que combina música, dança, gastronomia e manifestações culturais transmitidas de geração em geração.
O crescimento da oferta de voos também reflete os investimentos realizados na modernização da infraestrutura aeroportuária brasileira, promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Com melhorias em terminais, pistas e equipamentos, os aeroportos estão mais preparados para atender ao aumento da demanda e oferecer mais conforto aos passageiros.
Entre os destaques está Campina Grande (PB), palco de uma das maiores festas juninas do mundo. O aeroporto da cidade terá 163 voos programados, número 87% superior às 87 operações registradas no ano passado. Durante mais de um mês, a cidade se transforma em um imenso arraial, reunindo milhares de visitantes para acompanhar shows de forró, apresentações culturais e quadrilhas juninas.
Quem escolheu Campina Grande para viver essa experiência foi a aposentada Lurdes Almeida, moradora de Brasília, ela destaca a praticidade de desembarcar diretamente na cidade e a estrutura oferecida pelo terminal aeroportuário. “Poder chegar direto a Campina Grande faz toda a diferença, ainda mais para uma pessoa já de idade como eu”, brinca. Ainda segundo Lurdes a viagem direta permite aproveitar melhor a programação. “Vou ter mais tempo para aproveitar os festejos, dançar muito forró, relata.
A movimentação também cresce em João Pessoa. Porta de entrada para muitos turistas que seguem viagem até Campina Grande, a capital paraibana terá 884 voos programados, alta de 62,5% em relação a 2025. Além da proximidade com os festejos, a cidade combina o clima junino com atrativos turísticos que incluem praias urbanas e patrimônio histórico.
Caruaru, em Pernambuco, considerada por muitos a capital do forró, registrou crescimento de 33,3% nas operações aéreas, passando de seis para oito voos. Embora o volume seja menor, a cidade mantém uma das programações juninas mais tradicionais do país, marcada por grandes apresentações musicais, feiras de artesanato e forte valorização da cultura popular nordestina.
O aumento da demanda também se reflete em Fortaleza (CE), que contará com 2.514 voos durante o período, crescimento de 41%. Além das festividades realizadas na capital, e em diversas cidades cearenses, Fortaleza desempenha papel estratégico como principal porta de entrada para turistas que seguem rumo aos polos juninos da região.
Em São Luís (MA), estão previstas 949 operações aéreas, aumento de 60,8% em relação ao ano anterior. Na capital maranhense, os festejos ganham características únicas, combinando as tradições juninas com o ritmo e a beleza dos grupos de bumba meu boi, uma das manifestações culturais mais emblemáticas do estado.
Já Aracaju (SE) terá 573 voos programados, alta de 39,7%. Nos últimos anos, a capital sergipana ampliou sua programação de eventos e consolidou seu espaço no calendário junino nordestino, atraindo visitantes em busca da experiência típica das festas de São João.
Em Alagoas, o aeroporto de Maceió também registra crescimento significativo. Serão 1.361 voos programados, frente aos 866 do ano passado. O terminal atende tanto os turistas que visitam o litoral alagoano quanto aqueles que percorrem o circuito junino da região.
O crescimento da oferta de voos também reflete os investimentos realizados na modernização da infraestrutura aeroportuária brasileira. Com melhorias em terminais, pistas e equipamentos, os aeroportos estão mais preparados para atender ao aumento da demanda e oferecer mais conforto aos passageiros.

A ampliação da conectividade aérea faz parte dos esforços do Ministério de Portos e Aeroportos para fortalecer o turismo nacional, aproximar visitantes dos destinos brasileiros e impulsionar o desenvolvimento econômico das regiões turísticas do país.

Financiamento do Banco do Nordeste para carcinicultura no Ceará cresce 160% em 2025

 

As contratações de crédito para carcinicultura no Ceará, em 2025, cresceram 164%, na comparação com o ano anterior. Foram liberados R$ 54,3 milhões em crédito pelo Banco do Nordeste (BNB) para o cultivo de camarões em cativeiro, no ano passado. Em 2024, o valor foi de um pouco mais de R$ 20 milhões.
Segundo a superintendente do BNB no estado, Eliane Brasil, a atividade vem aumentando os investimentos. "De 2023 para 2024, nós já registramos uma alta de quase 90% na procura por crédito para carcinicultura. E agora nos quatro primeiros meses de 2026, já financiamos R$ 7,7 milhões. Esse valor é 55% maior do que o registrado entre janeiro e abril do ano passado", afirma.
De acordo com a superintendente, a alta no crédito está acompanhando o aumento da área produtiva no estado. Eliane Brasil se refere à recente divulgação da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) sobre a área ocupada por empreendimentos de aquicultura (criação de peixes, camarões, ostras e algas, em ambientes controlados). Segundo o órgão, em 2023, havia 14.603 hectares mapeados para essa atividade. No ano seguinte, esse número passou para 15.288 hectares e, atualmente, está em 16.233 hectares.
Em toda área de atuação do Banco, que inclui estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo, as contratações para carcinicultura somaram R$ 75,6 milhões. Na comparação com o ano anterior, a alta foi de 110%.
O que financiar

O Banco do Nordeste financia todos os itens necessários ao desenvolvimento da atividade de carcinicultura, como construção, reforma e ampliação de quaisquer benfeitorias e instalações permanentes. Além de máquinas, implementos, equipamentos (inclusive para beneficiamento ou industrialização da produção própria) e veículos.
Outra forma de apoiar a atividade é com suprimento de recursos financeiros destinados ao custeio pecuário e de beneficiamento e industrialização.