Contato

Coluna do Macário Batista em 15 de junho de 2026

 


Ceará Conectado registra 1,6 milhão de acessos em pontos de Wi-Fi gratuito
O programa Ceará Conectado teve mais de 1,6 milhão de acessos realizados por cerca de 460 mil usuários únicos em seus pontos de Wi-Fi gratuito desde abril de 2023, informou Claudeci Rocha, da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). O levantamento, atualizado em 11 de junho de 2026, indica que 463.385 dispositivos distintos se conectaram à rede no período.Os dados da base do portal mostram 415.873 usuários registrados e um tráfego total de dados de aproximadamente 20 TiB. Nos últimos 30 dias, o programa contabilizou 88.875 acessos, e registrava 733 conexões ativas no momento do levantamento, acessos simultâneos durante a coleta das informações. A utilização do serviço apresenta crescimento anual. Em 2023, foram registrados 61.539 acessos, número que subiu para 155.544 em 2024 e atingiu 884.833 em 2025. No decorrer de 2026, até o mês de junho, o volume de conexões já soma 546.099 registros. O Ceará Conectado disponibiliza internet em praças e espaços públicos para democratizar o acesso à informação e promover a inclusão digital. A iniciativa permite que a população utilize serviços de educação, lazer e sistemas governamentais sem custos. A conexão é viabilizada pela infraestrutura de quase 6 mil quilômetros de fibra óptica do Cinturão Digital do Ceará (CDC), e por provedores de Internet parceiros da Etice, onde o CDC ainda não chega. Atualmente, o programa atende 170 municípios cearenses. A equipe de expansão trabalha para instalar o serviço nas 14 cidades restantes para atingir a meta de universalização em todos os 184 municípios do estado ainda em 2026. Para receber os pontos de conexão, as prefeituras precisam formalizar a adesão, indicar os locais e garantir a infraestrutura básica para os equipamentos.
A frase: ““O Icó conseguiu captar R$ 470 mil reais para grupos de fazedores de cultura, junto à Politica Nacional Aldir Blanc”. Quem foi amigo do Aldir sabe que onde ele estiver vai estar em estado de graça.
Domingos Filho, por ele mesmo (Nota da foto)
O Senado Federal aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 5.122, de minha autoria, que autoriza a renegociação das dívidas dos produtores rurais e aquicultores de todo o país em razão dos impactos das mudanças climáticas. No Ceará, enfrentamos anos de seca que fizeram com que muitos produtores perdessem sua produção. Aquicultores de municípios como Orós e Jaguaribara, por exemplo, não puderam continuar suas atividades produtivas porque as barragens secaram, tudo em decorrência das condições climáticas. Esses produtores não deram causa aos prejuízos que sofreram.
A indústria digital
Estratégia da Sudene aposta em cooperação regional para acelerar a transformação digital da indústria. Integração entre especialistas e núcleos estaduais no programa NE 4.0 busca transformar demandas dos territórios em soluções para o setor.
Ministério informa
Os cearenses economizaram mais de R$ 74,8 milhões na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), desde dezembro de 2025, com a gratuidade do curso teórico da plataforma CNH do Brasil, do Ministério dos Transportes. Até agora 111.170 formações sem custo foram realizadas no Ceará.
Crença
O deputado federal André Fernandes, aquele, disse pra imprensa que acredita no perdão de Michelle Bolsonaro às falas de Ciro Gomes contra o marido dela. Se perdoou o Xandão, é questão de tempo perdoar o Ciro disse.
Eita!
O governo federal no Diário Oficial da União, uma portaria que autoriza a flexibilização do expediente de servidores públicos nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026.

Quem pode
A medida vale para servidores, empregados públicos, contratados temporários, estagiários e trabalhadores terceirizados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Bom dia

                                                  Capa do jornal  OEstadoCe


Eduardo sugere rompimento total com Partido Novo após críticas de Zema a Flávio Bolsonaro


O ex-deputado Eduardo Bolsonaro sugeriu um rompimento total com o Partido Novo em função das críticas do ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema, pré-candidato do Novo à Presidência, ao senador Flávio Bolsonaro (RJ), pré-candidato do PL a presidente e irmão de Eduardo.

Eduardo Bolsonaro reagiu a declarações recentes de Romeu Zema Foto: @SBT News via YouTube
A declaração ocorreu no X, neste sábado, 13. Um internauta publicou o trecho de uma entrevista de Zema reiterando as críticas que fez a Flavio pelo contato do senador com o banqueiro Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master. “Para mim quem anda com bandido merece ser visto com cautela”, disse Zema.
Em resposta, Eduardo defendeu o irmão. “E em 2024 quem sabia quem era Vorcaro? E qual era a contrapartida que o Flávio poderia oferecer em 2024, além de sofrer perseguição?”, escreveu. O ex-deputado disse ainda que Zema criticou Flávio “apenas porque ele queria estar no lugar do Flávio”. E concluiu: “Por mim rompia geral com o Partido Novo.”
Apesar das declarações de Eduardo, Flávio se relacionou com Daniel Vorcaro até 2025, quando ele e o Master já eram investigados. O senador visitou o banqueiro após ele ser preso pela primeira vez, no fim do ano passado. Segundo Flávio, o contato se restringiu ao filme produzido sobre a vida do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, e não houve irregularidades nem contrapartidas ilícitas.
O nome de Zema já foi cogitado como um possível vice na chapa de Flávio Bolsonaro, opção que desagrada parte do entorno da família Bolsonaro. Em outro post no X, também neste sábado, Eduardo voltou a criticar Zema e sugeriu que gostaria de ter como vice de Flávio a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC).
“Quero ver Flavio Bolsonaro presidente, alguém querer fazer o impeachment dele para entrar a Júlia Zanatta. Agora, bota um vice igual ao Zema, que você tanto ama, para ver como será…”, publicou Eduardo, em resposta a outro usuário do X.

Ex-aluno do Colégio dos Bombeiros visita a instituição após ser o primeiro brasileiro a discursar em universidade de Hong Kong


Ex-aluno do Colégio dos Bombeiros visita a instituição após ser o primeiro brasileiro a discursar em universidade de Hong Kong

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CMCB) Escritora Rachel de Queiroz, recebeu a visita do ex-aluno da instituição, João Davi de Morais Barbosa, o primeiro brasileiro e latino-americano a discursar no Grand Hall da Universidade de Hong Kong, onde Davi cursa atualmente Humanidades e Tecnologias digitais. 

O estudante, que ingressou no CMCB em 2013, por meio de um processo seletivo para cursar o primeiro ano do ensino fundamental, enxerga sua jornada na instituição como uma sucessão de oportunidades. “Eu acredito que a primeira possibilidade foi estudar em uma escola com uma educação de qualidade, a um preço acessível, o que ajudou a abrir chances que antes não imaginávamos para minha família. Além de também influenciar na formação como ser humano, na ordem disciplinar, o que afeta a obediência aos pais. É uma formação educacional completa”, ressalta.  

Mas para Davi, um dos principais diferenciais do Colégio dos Bombeiros é o apoio e a confiança que os estudantes recebem dos professores. Um dos exemplos desse diferencial, foi o olhar atento da professora de português, Fátima Giffoni, que enxergou potencial nos textos de Davi e o chamou para ser correspondente escolar no Jornal O Povo, por meio do programa “O Povo Educação”.

Durante a visita, o jovem percorreu os novos espaços do colégio e aproveitou a oportunidade para destacar a continuidade da excelência educacional e do rigor disciplinar da instituição.

“Devo admitir que é uma felicidade enorme revisitar o colégio dos bombeiros. Ver os meus antigos professores, aqueles que confiaram em mim, na minha educação e nos projetos sociais; conversar com os militares que me apoiaram na questão das Olimpíadas Científicas; e a nostalgia de ver o meu retrato como aluno militar, tirada em 2021. É recompensador saber que o colégio manteve sua educação de qualidade, sua disciplina e que o ensino está sendo passado para outras pessoas da minha família, por meio do meu primo”, afirma Davi.  

O primo de David é Ayron Rodrigues, aluno do 6º Ano do CMCB, que afirmou ter honra de estudar no CMCB: “Eu tenho muito orgulho de ser primo do Davi, de estudar nesse Colégio e espero um dia realizar meus sonhos, assim como ele”, ressaltou Ayron.  

O cearense segue como exemplo de superação para novos alunos. Segundo o tenente-coronel BM Joilton Menezes, comandante-diretor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), João Davi inspira os atuais alunos: “Se um menino do Pirambu, forjado aqui, discursou no Grand Hall de Hong Kong, imaginem vocês, que bebem da mesma fonte de excelência, até onde podem chegar?”, declarou o comandante-diretor aos estudantes do CMCB. 

De acordo com o diretor pedagógico, capitão BM Danúbio, um dos principais diferenciais da instituição são as oportunidades extracurriculares ofertadas aos alunos. “No Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz, nós incentivamos nossos alunos por meio das olimpíadas e das escolinhas de futebol e natação. Nossos alunos também podem participar do teatro, da banda e da fanfarra. Além de contarmos com o apoio de psicólogas e assistentes sociais que estão à disposição dos estudantes. Nós também realizamos visitas às Universidades e buscamos ouvir os pedidos dos nossos alunos. Foi dessa forma que realizamos uma viagem ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo”, afirma o capitão Danúbio, diretor pedagógico do CMCB. 

Hong Kong é logo ali

O estudante João Davi de Morais Barbosa, estuda desde 2025 na Universidade de Hong Kong, por meio de uma bolsa de estudos para futuros líderes, que é voltada para estudantes internacionais. Neste período, Davi foi escolhido pelo escritório de admissões da Universidade de Hong Kong, para participar e discursar em uma cerimônia com outros três estudantes internacionais de diferentes regiões do mundo. “Dos oradores, eu era o único do Hemisfério Sul, representando não só o Brasil, como todo o hemisfério e a América Latina. Durante o ano, eu também fui selecionado como embaixador da universidade. Tive o prazer de acompanhar o lançamento do nosso novo campus em Xangai”, ressalta. 

Além de ser destaque na Universidade, Davi também é embaixador global da juventude da ONG “Their World”, ou em português, o mundo deles. Ainda em 2025, por conta das suas atividades na ONG, ele foi convidado a apresentar um trabalho na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. 

“As minhas atitudes, os meus textos, os meus projetos sociais desenvolvidos com base na educação que eu adquiri, começaram a mudar não só minha comunidade, mas outras regiões do mundo. Eu tive a oportunidade de apresentar um trabalho jornalístico sobre educação na primeira infância, nas Nações Unidas. Então, hoje eu promovo a educação para que ela seja um direito de todos”, reforça o estudante nascido no bairro Pirambu – a Área Integrada de Segurança Pública 20 (AIS 20), em Fortaleza, e que hoje enxerga a educação como chave transformadora na sua trajetória.

Cagece oferece condições especiais de negociação de débito para beneficiários do Minha Casa, Minha Vida

 

Cagece oferece condições especiais de negociação de débito para beneficiários do Minha Casa, Minha Vida
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está realizando uma campanha de negociação de débitos voltada especificamente aos moradores de residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida. O objetivo central é promover o resgate da dignidade financeira das famílias, garantindo a continuidade do acesso aos serviços essenciais de água e esgotamento sanitário.
Até o momento, a iniciativa já viabilizou a negociação de R$ 611 mil em débitos, dos quais mais de R$ 166 mil já foram liquidados.
Além do impacto financeiro para a companhia, a campanha foca no benefício direto ao cidadão. De acordo com as regras, a religação das ligações cortadas e a retirada do CPF dos cadastros de inadimplentes ocorre logo após o pagamento da primeira parcela do acordo.
Condições exclusivas de negociação
Para facilitar a regularização, a Cagece preparou um pacote de benefícios que reduz o valor total da dívida:
Isenção Total: Retirada de 100% de juros, multas, lançamentos futuros por impontualidade e multas por infrações.
Parcelamento flexível com entrada mínima de 10% do valor do débito e o restante parcelado em até 10 vezes sem juros ou até 20 vezes com juros de 1% ao mês.

Como se beneficiar
Para garantir as condições especiais de negociação, o titular da conta deve comparecer à loja de atendimento da Cagece mais próxima, portando RG e CPF, para realizar a simulação e formalizar o acordo junto à companhia. Mais informações podem ser obtidas pela Central de atendimento 08002750195.

Ceará é contemplado com mais de 4 mil novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida

 

Ricardo Stuckert/Governo Federal - Foto
Ceará é contemplado com mais de 4 mil novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida
Moradias serão construídas no Ceará por meio do programa federal
O Ceará foi contemplado, nessa sexta-feira (12), com mais de 4 mil novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), ação do Governo Federal. O anúncio foi realizado durante evento no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do governador Elmano de Freitas; do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, José Guimarães; do ministro das Cidades, Vladimir Lima; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão e de outras autoridades.
O governador Elmano de Freitas ressaltou a importância do momento para ampliar o acesso à moradia. “Estarmos aqui é motivo de muita alegria, pois celebramos um momento em que o Governo Federal mantém um programa habitacional consistente, voltado para as pessoas que mais precisam”, afirmou. “Tivemos um anúncio muito importante de novas moradias para o povo de Fortaleza e do Ceará. Estamos juntos, Governo do Estado, Governo Federal e Prefeitura de Fortaleza, para garantir mais essa conquista para a população”, completou.
Neste novo anúncio, 2.400 casas serão para o MCMV Urbano e 1.798 unidades serão destinadas para a população rural. Fortaleza, ainda, recebe 750 lares destinados para uma região de ocupação. Desde 2023, o Ceará já soma 13.164 moradias em obras, sendo mais de 4 mil unidades do MCMV, entre entregues e em construção, e mais de 9 mil contratos assinados no Entrada Moradia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou o compromisso do Governo Federal com a garantia de moradia digna para quem mais precisa. “O que fazemos aqui é o mínimo de respeito com o povo”, enfatizou Lula. “Vocês, que lutam por moradia, não são chatos, não são um incômodo e não são provocadores. Vocês são o farol que faz com que este governo cumpra cada palavra que prometeu durante o mandato. Nós temos esse compromisso com vocês. Fomos eleitos para executar esse programa, e é para isso que estamos aqui”, disse.
Em todo o país, foram selecionadas 85 mil novas unidades habitacionais do MCMV. O investimento totaliza R$ 10 bilhões, provenientes do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).
“Esse foi um dia de muita alegria, muita comemoração. Essa é uma grande conquista para o Ceará. Um investimento de muitos milhões para o nosso estado. Seguimos trabalhando muito em prol do Ceará e dos cearenses”, destacou o ministro José Guimarães.
O ministro das Cidades, Vladimir Lima, ressaltou o impacto do MCMV na vida da população de baixa renda. “Temos feito acontecer e transformado a vida de quem mais precisa, levando dignidade por meio da moradia e da infraestrutura. O Minha Casa, Minha Vida é o maior programa habitacional do país e tem chegado a quem realmente necessita”, afirmou. “Essa população, os movimentos sociais que lutam por moradia e as famílias que mais precisam são a alma desse programa. Vamos continuar contratando novas unidades para que ele fique cada vez maior e melhor”, concluiu.
Representando um investimento total de R$ 132 milhões, o empreendimento contemplado em Fortaleza, Residencial Heisenberg, será construído em uma área próxima ao VLT Aeroporto. O residencial contará com três módulos: Heisenberg I, com 300 unidades habitacionais; Heisenberg II, com 250 unidades; e Heisenberg III, com 200 unidades.
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, agradeceu a parceria entre a Prefeitura, o Governo do Ceará e o Governo Federal para a ampliação do acesso à moradia. “Este é um momento importante, pois estamos anunciando mais moradias para a nossa população. Só temos a agradecer pelas parcerias que vêm sendo construídas e pelos benefícios que elas proporcionam ao nosso povo”, afirmou.

As moradias destinadas ao Ceará serão viabilizadas pela modalidade Entidades do programa Minha Casa, Minha Vida, voltada para famílias de baixa renda que se organizam de forma associativa por meio de cooperativas, sindicatos ou associações de moradores. As entidades habilitadas para a execução dos residenciais foram a Cearah Periferia, a Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF) e a Unidos do Curió, responsáveis, respectivamente, pelos empreendimentos selecionados.

Elmano com Gestores Públicos

 Governador Elmano de Freitas participa da abertura do Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2026 nesta segunda-feira (15)

Aviso de Pauta - Verde Maior

Nesta segunda-feira (15), o Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2026 começa com a palestra magna do governador Elmano de Freitas, com o tema “Governar com Estratégia, Inovar para Resultados”.

A 14ª edição do evento é voltada para prefeitos, parlamentares, secretários, gestores públicos, servidores, técnicos, empresários, acadêmicos e representantes da sociedade civil organizada.

O Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2026 promove o diálogo qualificado, a troca de experiências e a disseminação de boas práticas de governança, conectando gestores públicos, especialistas e instituições que atuam diretamente na formulação e execução de políticas públicas.

Serviço

Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2026

📅Data: 15/6/26 (segunda-feira)
Horário:
• 9h30 – Solenidade de Abertura
• 11h – Palestra Magna do governador Elmano de Freitas: Governar com Estratégia, Inovar para Resultados
📍Local: Centro de Eventos do Ceará Salões Pecém e Taíba | Pavilhão Oeste – Portão A

Sinduscon Ceará reúne empresários e lideranças da construção civil em Sobral para debater gestão estratégica e desenvolvimento regional


Edição do projeto “Sinduscon em Todo Canto” movimentou a Região Norte com foco em liderança, dados do setor e fortalecimento do ambiente de negócios


O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon Ceará) realizou, na última quarta-feira (10 de junho), no Prédio Sobralnet, em Sobral, mais uma edição de sucesso do projeto itinerante “Sinduscon em Todo Canto”. O encontro reuniu empresários, gestores, engenheiros e lideranças da construção civil da Região Norte para debater o desenvolvimento de lideranças, a modernização da gestão e o fortalecimento econômico do setor.


Com o objetivo de descentralizar as ações da entidade e aproximar o sindicato das diversas regiões do Estado, o evento promoveu um rico espaço de networking e discussões técnicas e institucionais. A iniciativa contou com o patrocínio estratégico de Apodi, Cegás, Konstroi, FIEC, Sebrae, Caixa Econômica Federal e Governo Federal.


Força econômica e atuação institucional em Sobral

Durante a abertura do evento, a diretoria do Sinduscon Ceará destacou o protagonismo de Sobral como um dos principais polos econômicos do interior cearense. O vice-presidente da Área Trabalhista do Sinduscon Ceará, Marcelo Pordeus, apresentou dados expressivos sobre o impacto do setor na região, que atualmente conta com diversas obras em andamento e gera cerca de 2.362 empregos formais diretos. "Esses números demonstram a relevância da construção civil para a economia regional e reforçam a necessidade de mantermos um diálogo permanente com quem impulsiona esse crescimento", afirmou Marcelo Pordeus. 


Marcelo Pordeus também ressaltou a atuação técnica do sindicato junto ao município. "Aqui em Sobral, temos acompanhado discussões importantes, como a não vinculação do ISS à emissão do Habite-se, e temos oferecido suporte técnico na revisão do Plano Diretor da cidade."


O vice-presidente da Área Financeira do Sinduscon Ceará, Paulo Jatahy reforçou que o "Sinduscon em Todo Canto" cumpre o papel fundamental de ouvir as demandas da ponta e valorizar o interior do Estado. "Este projeto nasceu da nossa convicção de que o Sinduscon Ceará precisa estar próximo de quem faz a construção civil acontecer. É um movimento de descentralização, escuta ativa e valorização. Estar em Sobral é muito significativo, pois a cidade se destaca pela inovação, talentos e expansão econômica", declarou Jatahy.


O diretor regional do Sinduscon Ceará em Sobral, Marcelo Cavalcante, celebrou a oportunidade de acolher o projeto e conectar o mercado local às tendências de mercado. "A Região Norte possui uma enorme relevância para a economia cearense. Temos cidades em crescimento e um mercado com muito potencial. As empresas da construção civil estão cada vez mais desafiadas a evoluir seus modelos de gestão e ampliar sua visão estratégica para continuar crescendo de forma sustentável", pontuou o diretor.


Da engenharia de obra à liderança executiva

O ponto alto da noite foi a palestra “De Engenheiro de Obra a Sócio CEO: como construir uma carreira que vira negócio”, ministrada pelo empresário e executivo Adam Cavalcante. Na ocasião, o palestrante compartilhou sua trajetória profissional e detalhou a transição da atuação técnica nos canteiros de obras para a liderança corporativa.


Adam detalhou a estratégia utilizada por ele como CEO da Cosampa, apresentando os principais pilares que nortearam a estruturação e o crescimento acelerado da empresa. "Para consolidar uma empresa no mercado atual, é preciso ir além do conhecimento técnico da engenharia. É necessário estruturar pilares sólidos de visão de negócio, posicionamento de mercado, fortalecimento da cultura organizacional e tomada de decisão assertiva. A evolução estratégica acontece quando conseguimos transformar a operação em uma engrenagem de crescimento empresarial sustentável", explicou o palestrante.


O evento foi encerrado com um espaço dedicado a perguntas e interação com o palestrante, permitindo aos participantes aprofundar os temas discutidos durante a apresentação. A iniciativa reforça o papel do Sinduscon Ceará como promotor de conhecimento, inovação e desenvolvimento para a construção civil cearense.

Bom dia

 


Programa Imóvel da Gente beneficiará 35 famílias no Ceará em nova fase de entregas
Marco na gestão de patrimônios da União, iniciativa destina imóveis a diversas frentes, como habitação, regularização fundiária, educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, segurança alimentar, entre outras. No Ceará, serão atendidos dois bairros de Fortaleza
Desde 2023, o programa já destinou quase 1,9 mil imóveis da União em mais de 600 municípios brasileiros. Foto: Divulgação / MGI
Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (11/6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participaram de um evento que marcou entregas do programa Imóvel da Gente. Em pouco mais de três anos de existência, o programa se transformou em uma das principais ferramentas de democratização e destinação social do patrimônio da União.
O Ceará foi um dos estados contemplados nesta nova fase de entregas. No estado cearense, 35 famílias de Fortaleza serão beneficiadas, nos bairros de Divina e na Rua José Maurício.
DEZ ESTADOS – O evento marcou o anúncio da destinação de 32 núcleos urbanos para regularização fundiária, medida que pode beneficiar mais de 60 mil famílias. Os novos contratos de destinação contemplam 15 municípios de dez estados: Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Paraná, Sergipe e São Paulo. Entre as mais de 62 mil famílias impactadas, cerca de 32 mil já estão qualificadas para financiamento do novo PAC.
“Muito significativo o que estamos fazendo. É uma coisa que me inquietava há muito tempo. Eu queria que a gente pegasse todos os imóveis que temos e os transformasse em coisas de utilidade pública. Eu estou feliz porque nós conseguimos fazer uma coisa que muita gente não conseguiu fazer. Isso é possível quando a gente tem pessoas interessadas”, celebrou o presidente Lula.
400 MIL FAMÍLIAS – Desde 2023, o programa, coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da Secretaria do Patrimônio da União, já destinou quase 1,9 mil imóveis da União em mais de 600 municípios brasileiros, com potencial para beneficiar aproximadamente 400 mil famílias nos 26 estados e no Distrito Federal. As áreas destinadas somam 18,5 mil km², extensão equivalente a cerca de três vezes o tamanho do Distrito Federal.
JUSTIÇA SOCIAL – Esther Dweck, apontou que, desde 2023, o patrimônio da União deixou de ser um conjunto de imóveis para se tornar um instrumento de justiça social, desenvolvimento territorial e fortalecimento de políticas públicas. “Às vezes, a pessoa pensa em um imóvel, em um apartamento ou em uma casa. Não. São áreas. Dentro dessa contabilidade, tem bairros inteiros. Na verdade, temos a possibilidade de beneficiar quase 400 mil famílias. São áreas inteiras, muitas vezes, que a gente conta como uma. Portanto, se a gente fosse contar imóvel por imóvel, o número seria muito maior, estaria na casa das centenas de milhares”, explicou.
DIVERSAS FINALIDADES – Os imóveis do programa atendem a diversas frentes, como habitação, regularização fundiária, educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, segurança alimentar, infraestrutura e serviços, entre outras. Essas finalidades se articulam com uma série de outras políticas públicas, que o programa categoriza em quatro grandes linhas de ação: Habitação de interesse social, Regularização fundiária urbana (Reurb), Políticas públicas estratégicas e Projetos de múltiplos usos em grandes áreas.
LINHA 1 – Apenas para a Linha 1 do Imóvel da Gente, que destina bens da União para habitação de interesse social, foram 52 entregas que já estão beneficiando 9.539 famílias com construção ou reforma de moradia. Entre os casos que atestam o alcance do programa na Linha 1 está a modernização do antigo prédio da Receita Federal em Manaus (AM), na rua Marechal Deodoro, destinado ao MCMV-FAR para locação social. O imóvel conta com 128 unidades habitacionais. Já na capital paulista, o antigo imóvel do INSS na rua Martins Fontes também ganhou nova vida: será transformado em 152 unidades habitacionais dentro do Minha Casa, Minha Vida, bem como a antiga sede do INSS em Porto Alegre (RS), que abrigará mais de 200 famílias atingidas pela enchente de 2024.
LINHA 2 – Para a Linha 2 do programa, destinada à regularização fundiária de assentamentos já estabelecidos, foram destinadas 57 áreas da União ocupadas por núcleos urbanos informais já consolidados, com aproximadamente 387 mil famílias em processo de titulação de seus imóveis. Essas famílias vivem de forma irregular, sem segurança jurídica. Com a ação da União, em parceria com entes públicos locais, terão direito a regularizar sua moradia.
As titulações são realizadas pelas prefeituras por meio do programa Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (Reurb-S) gerido pelo Ministério das Cidades (MCID). Em 2025, um edital do MGI em parceria com o MCID destinou R$ 200 milhões para promover a titulação de núcleos urbanos em 22 estados brasileiros. Em Recife (PE), por exemplo, a regularização fundiária da comunidade Brasília Teimosa se transformou num ato histórico ao envolver 6.759 lotes numa área superior a 500 mil metros quadrados. Dessas famílias, 599 já receberam seus títulos de propriedade. Nesta quinta-feira, o presidente Lula e a ministra Esther Dweck entregaram simbolicamente mais 2.230 títulos em Brasília Teimosa, além de 297 em Belém (PA) e 252 em Cubatão (SP).
LINHA 3 – Na Linha 3 do Imóvel da Gente, direcionada a políticas públicas e programas estratégicos, foram destinados 1.695 imóveis para áreas como assistência social, educação, saúde, cultura, segurança pública, entre outras. Em Feijó (AC), o programa destinou 24 mil metros quadrados para a construção de novo campus do Instituto Federal do Acre (IFAC), com investimento de R$ 25 milhões pelo Novo PAC. A unidade irá contemplar especialmente a população indígena da região, ampliando o acesso à educação de qualidade em áreas historicamente negligenciadas. Entre as principais destinações do Imóvel da Gente, por finalidade, estão:
Educação: 141 imóveis, sendo dez para novos Institutos Federais;
Assistência social e direitos humanos e cidadania: 93 imóveis, sendo seis para novas Casas da Mulher Brasileira;
Saúde: 75 imóveis, sendo 23 para hospitais públicos;
Cultura: 44 imóveis;
Esporte e lazer: 34 imóveis;
Infraestrutura: 374 imóveis, sendo 186 para instalação de projetos de aquicultura;
Povos e comunidades tradicionais: 196 áreas, com aproximadamente 3,2 mil famílias beneficiadas;
Reforma agrária: 18 áreas, com aproximadamente 600 famílias beneficiadas;
Sedes de órgãos da administração pública municipal, distrital, estadual e federal: 453 imóveis
Unidades de preservação e proteção do meio ambiente: 32 áreas;
Indústria, comércio e serviços: 23 imóveis;
Segurança pública: 53 imóveis.
LINHA 4 – A Linha de Ação 4 do Imóvel da Gente trata de projetos urbanos de múltiplos usos, com desenhos inovadores de destinação de grandes áreas em parceria com entes públicos locais. Um exemplo é uma área de 83 mil metros quadrados em Fortaleza e região metropolitana (CE) que foi destinada, em cessão gratuita, para a Companhia de Água e Esgoto do Ceará viabilizar a instalação de uma planta de dessalinização de água marinha. A planta abastecerá uma população de 700 mil pessoas.
META SUPERADA – Nascido como uma iniciativa do Governo do Brasil para direcionar imóveis sem uso ou ociosos para políticas públicas como habitação, educação, assistência social, saúde, cultura e esporte, entre outros usos, o programa Imóvel da Gente já permitiu a destinação, desde janeiro 2023, de quase 1.900 imóveis federais para políticas públicas voltadas ao atendimento da população, em 638 municípios brasileiros. Com isso, o Imóvel da Gente já superou em quase 20% a meta de 1.600 entregas até o fim de 2026.
MARCO – O Imóvel da Gente é um marco na gestão do patrimônio da União ao fomentar políticas públicas, promover habitação de interesse social em áreas bem localizadas, estimular a regularização fundiária em territórios vulneráveis e contribuir para o cumprimento da função socioambiental dos imóveis públicos, em benefício da população.

Meio Ambiente

 

Mutirão de limpeza mobiliza colaboradores e comunidades do Pecém durante a Semana do Meio Ambiente

Mutirão de limpeza mobiliza colaboradores e comunidades do Pecém durante a Semana do Meio Ambiente

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente do Complexo do Pecém, a super ação de limpeza de praia realizada na manhã desta sexta-feira (12) mobilizou colaboradores, voluntários e moradores das comunidades vizinhas em uma iniciativa voltada à preservação ambiental e ao cuidado com a faixa litorânea da região portuária.

Equipados com materiais de coleta, os participantes percorreram trechos da praia realizando o recolhimento de resíduos sólidos, contribuindo diretamente para a redução de impactos ambientais e para a conscientização sobre o descarte adequado desses materiais. Ao todo, aproximadamente 1,1 tonelada de resíduos foi recolhida por cerca de 200 participantes durante a ação desta manhã.

Além do engajamento coletivo, a ação também contou com suporte logístico e estrutura de apoio, incluindo distribuição de água, frutas e protetor solar. A iniciativa integra o conjunto de ações do Programa de Educação Ambiental (PEA) do Terminal Portuário do Pecém, reforçando o compromisso do Complexo com práticas sustentáveis e responsabilidade socioambiental.

Para o gerente de Meio Ambiente do Complexo do Pecém, Willame Amaral, o mutirão sintetiza a proposta central da campanha deste ano. “O tema ‘Clima em mudança, porto em ação’ traduz exatamente o papel que buscamos exercer: agir de forma concreta diante dos desafios climáticos. A limpeza de praia é um exemplo de como pequenas atitudes, quando realizadas de forma conjunta, geram impactos positivos reais e contribuem para a preservação do nosso entorno”, destacou.

Programação

A programação da Semana do Meio Ambiente teve início na última segunda-feira (8), com a realização de palestra institucional e apresentação do Plano de Descarbonização do Terminal Portuário do Pecém. O cronograma segue até o dia 19 de junho e inclui ainda atividades como oficina de semeadura de espécies nativas e roda de conversa sobre Unidades de Conservação, na Estação Ecológica do Pecém.

Ao longo da primeira semana, as ações vêm promovendo a integração entre educação ambiental e práticas sustentáveis, incentivando a participação ativa dos colaboradores e fortalecendo a cultura de responsabilidade ambiental no Complexo do Pecém. De acordo com Willame Amaral, a expectativa é que, até o encerramento da programação, as iniciativas ampliem o alcance das discussões sobre mudanças climáticas e reforcem o engajamento coletivo em torno de soluções práticas e duradouras.