Coluna do Macário Batista em 15 de junho de 2026
Eduardo sugere rompimento total com Partido Novo após críticas de Zema a Flávio Bolsonaro
O ex-deputado Eduardo Bolsonaro sugeriu um rompimento total com o Partido Novo em função das críticas do ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema, pré-candidato do Novo à Presidência, ao senador Flávio Bolsonaro (RJ), pré-candidato do PL a presidente e irmão de Eduardo.
Ex-aluno do Colégio dos Bombeiros visita a instituição após ser o primeiro brasileiro a discursar em universidade de Hong Kong

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CMCB) Escritora Rachel de Queiroz, recebeu a visita do ex-aluno da instituição, João Davi de Morais Barbosa, o primeiro brasileiro e latino-americano a discursar no Grand Hall da Universidade de Hong Kong, onde Davi cursa atualmente Humanidades e Tecnologias digitais.
O estudante, que ingressou no CMCB em 2013, por meio de um processo seletivo para cursar o primeiro ano do ensino fundamental, enxerga sua jornada na instituição como uma sucessão de oportunidades. “Eu acredito que a primeira possibilidade foi estudar em uma escola com uma educação de qualidade, a um preço acessível, o que ajudou a abrir chances que antes não imaginávamos para minha família. Além de também influenciar na formação como ser humano, na ordem disciplinar, o que afeta a obediência aos pais. É uma formação educacional completa”, ressalta.

Mas para Davi, um dos principais diferenciais do Colégio dos Bombeiros é o apoio e a confiança que os estudantes recebem dos professores. Um dos exemplos desse diferencial, foi o olhar atento da professora de português, Fátima Giffoni, que enxergou potencial nos textos de Davi e o chamou para ser correspondente escolar no Jornal O Povo, por meio do programa “O Povo Educação”.
Durante a visita, o jovem percorreu os novos espaços do colégio e aproveitou a oportunidade para destacar a continuidade da excelência educacional e do rigor disciplinar da instituição.
“Devo admitir que é uma felicidade enorme revisitar o colégio dos bombeiros. Ver os meus antigos professores, aqueles que confiaram em mim, na minha educação e nos projetos sociais; conversar com os militares que me apoiaram na questão das Olimpíadas Científicas; e a nostalgia de ver o meu retrato como aluno militar, tirada em 2021. É recompensador saber que o colégio manteve sua educação de qualidade, sua disciplina e que o ensino está sendo passado para outras pessoas da minha família, por meio do meu primo”, afirma Davi.

O primo de David é Ayron Rodrigues, aluno do 6º Ano do CMCB, que afirmou ter honra de estudar no CMCB: “Eu tenho muito orgulho de ser primo do Davi, de estudar nesse Colégio e espero um dia realizar meus sonhos, assim como ele”, ressaltou Ayron.
O cearense segue como exemplo de superação para novos alunos. Segundo o tenente-coronel BM Joilton Menezes, comandante-diretor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), João Davi inspira os atuais alunos: “Se um menino do Pirambu, forjado aqui, discursou no Grand Hall de Hong Kong, imaginem vocês, que bebem da mesma fonte de excelência, até onde podem chegar?”, declarou o comandante-diretor aos estudantes do CMCB.
De acordo com o diretor pedagógico, capitão BM Danúbio, um dos principais diferenciais da instituição são as oportunidades extracurriculares ofertadas aos alunos. “No Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz, nós incentivamos nossos alunos por meio das olimpíadas e das escolinhas de futebol e natação. Nossos alunos também podem participar do teatro, da banda e da fanfarra. Além de contarmos com o apoio de psicólogas e assistentes sociais que estão à disposição dos estudantes. Nós também realizamos visitas às Universidades e buscamos ouvir os pedidos dos nossos alunos. Foi dessa forma que realizamos uma viagem ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo”, afirma o capitão Danúbio, diretor pedagógico do CMCB.
Hong Kong é logo ali
O estudante João Davi de Morais Barbosa, estuda desde 2025 na Universidade de Hong Kong, por meio de uma bolsa de estudos para futuros líderes, que é voltada para estudantes internacionais. Neste período, Davi foi escolhido pelo escritório de admissões da Universidade de Hong Kong, para participar e discursar em uma cerimônia com outros três estudantes internacionais de diferentes regiões do mundo. “Dos oradores, eu era o único do Hemisfério Sul, representando não só o Brasil, como todo o hemisfério e a América Latina. Durante o ano, eu também fui selecionado como embaixador da universidade. Tive o prazer de acompanhar o lançamento do nosso novo campus em Xangai”, ressalta.

Além de ser destaque na Universidade, Davi também é embaixador global da juventude da ONG “Their World”, ou em português, o mundo deles. Ainda em 2025, por conta das suas atividades na ONG, ele foi convidado a apresentar um trabalho na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.
“As minhas atitudes, os meus textos, os meus projetos sociais desenvolvidos com base na educação que eu adquiri, começaram a mudar não só minha comunidade, mas outras regiões do mundo. Eu tive a oportunidade de apresentar um trabalho jornalístico sobre educação na primeira infância, nas Nações Unidas. Então, hoje eu promovo a educação para que ela seja um direito de todos”, reforça o estudante nascido no bairro Pirambu – a Área Integrada de Segurança Pública 20 (AIS 20), em Fortaleza, e que hoje enxerga a educação como chave transformadora na sua trajetória.
Cagece oferece condições especiais de negociação de débito para beneficiários do Minha Casa, Minha Vida
Ceará é contemplado com mais de 4 mil novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida
Elmano com Gestores Públicos

Nesta segunda-feira (15), o Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2026 começa com a palestra magna do governador Elmano de Freitas, com o tema “Governar com Estratégia, Inovar para Resultados”.
A 14ª edição do evento é voltada para prefeitos, parlamentares, secretários, gestores públicos, servidores, técnicos, empresários, acadêmicos e representantes da sociedade civil organizada.
O Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2026 promove o diálogo qualificado, a troca de experiências e a disseminação de boas práticas de governança, conectando gestores públicos, especialistas e instituições que atuam diretamente na formulação e execução de políticas públicas.
ServiçoSeminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2026
|
Sinduscon Ceará reúne empresários e lideranças da construção civil em Sobral para debater gestão estratégica e desenvolvimento regional
Edição do projeto “Sinduscon em Todo Canto” movimentou a Região Norte com foco em liderança, dados do setor e fortalecimento do ambiente de negócios
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon Ceará) realizou, na última quarta-feira (10 de junho), no Prédio Sobralnet, em Sobral, mais uma edição de sucesso do projeto itinerante “Sinduscon em Todo Canto”. O encontro reuniu empresários, gestores, engenheiros e lideranças da construção civil da Região Norte para debater o desenvolvimento de lideranças, a modernização da gestão e o fortalecimento econômico do setor.
Com o objetivo de descentralizar as ações da entidade e aproximar o sindicato das diversas regiões do Estado, o evento promoveu um rico espaço de networking e discussões técnicas e institucionais. A iniciativa contou com o patrocínio estratégico de Apodi, Cegás, Konstroi, FIEC, Sebrae, Caixa Econômica Federal e Governo Federal.
Força econômica e atuação institucional em Sobral
Durante a abertura do evento, a diretoria do Sinduscon Ceará destacou o protagonismo de Sobral como um dos principais polos econômicos do interior cearense. O vice-presidente da Área Trabalhista do Sinduscon Ceará, Marcelo Pordeus, apresentou dados expressivos sobre o impacto do setor na região, que atualmente conta com diversas obras em andamento e gera cerca de 2.362 empregos formais diretos. "Esses números demonstram a relevância da construção civil para a economia regional e reforçam a necessidade de mantermos um diálogo permanente com quem impulsiona esse crescimento", afirmou Marcelo Pordeus.
Marcelo Pordeus também ressaltou a atuação técnica do sindicato junto ao município. "Aqui em Sobral, temos acompanhado discussões importantes, como a não vinculação do ISS à emissão do Habite-se, e temos oferecido suporte técnico na revisão do Plano Diretor da cidade."
O vice-presidente da Área Financeira do Sinduscon Ceará, Paulo Jatahy reforçou que o "Sinduscon em Todo Canto" cumpre o papel fundamental de ouvir as demandas da ponta e valorizar o interior do Estado. "Este projeto nasceu da nossa convicção de que o Sinduscon Ceará precisa estar próximo de quem faz a construção civil acontecer. É um movimento de descentralização, escuta ativa e valorização. Estar em Sobral é muito significativo, pois a cidade se destaca pela inovação, talentos e expansão econômica", declarou Jatahy.
O diretor regional do Sinduscon Ceará em Sobral, Marcelo Cavalcante, celebrou a oportunidade de acolher o projeto e conectar o mercado local às tendências de mercado. "A Região Norte possui uma enorme relevância para a economia cearense. Temos cidades em crescimento e um mercado com muito potencial. As empresas da construção civil estão cada vez mais desafiadas a evoluir seus modelos de gestão e ampliar sua visão estratégica para continuar crescendo de forma sustentável", pontuou o diretor.
Da engenharia de obra à liderança executiva
O ponto alto da noite foi a palestra “De Engenheiro de Obra a Sócio CEO: como construir uma carreira que vira negócio”, ministrada pelo empresário e executivo Adam Cavalcante. Na ocasião, o palestrante compartilhou sua trajetória profissional e detalhou a transição da atuação técnica nos canteiros de obras para a liderança corporativa.
Adam detalhou a estratégia utilizada por ele como CEO da Cosampa, apresentando os principais pilares que nortearam a estruturação e o crescimento acelerado da empresa. "Para consolidar uma empresa no mercado atual, é preciso ir além do conhecimento técnico da engenharia. É necessário estruturar pilares sólidos de visão de negócio, posicionamento de mercado, fortalecimento da cultura organizacional e tomada de decisão assertiva. A evolução estratégica acontece quando conseguimos transformar a operação em uma engrenagem de crescimento empresarial sustentável", explicou o palestrante.
O evento foi encerrado com um espaço dedicado a perguntas e interação com o palestrante, permitindo aos participantes aprofundar os temas discutidos durante a apresentação. A iniciativa reforça o papel do Sinduscon Ceará como promotor de conhecimento, inovação e desenvolvimento para a construção civil cearense.
Bom dia
Meio Ambiente
Mutirão de limpeza mobiliza colaboradores e comunidades do Pecém durante a Semana do Meio Ambiente

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente do Complexo do Pecém, a super ação de limpeza de praia realizada na manhã desta sexta-feira (12) mobilizou colaboradores, voluntários e moradores das comunidades vizinhas em uma iniciativa voltada à preservação ambiental e ao cuidado com a faixa litorânea da região portuária.
Equipados com materiais de coleta, os participantes percorreram trechos da praia realizando o recolhimento de resíduos sólidos, contribuindo diretamente para a redução de impactos ambientais e para a conscientização sobre o descarte adequado desses materiais. Ao todo, aproximadamente 1,1 tonelada de resíduos foi recolhida por cerca de 200 participantes durante a ação desta manhã.

Além do engajamento coletivo, a ação também contou com suporte logístico e estrutura de apoio, incluindo distribuição de água, frutas e protetor solar. A iniciativa integra o conjunto de ações do Programa de Educação Ambiental (PEA) do Terminal Portuário do Pecém, reforçando o compromisso do Complexo com práticas sustentáveis e responsabilidade socioambiental.
Para o gerente de Meio Ambiente do Complexo do Pecém, Willame Amaral, o mutirão sintetiza a proposta central da campanha deste ano. “O tema ‘Clima em mudança, porto em ação’ traduz exatamente o papel que buscamos exercer: agir de forma concreta diante dos desafios climáticos. A limpeza de praia é um exemplo de como pequenas atitudes, quando realizadas de forma conjunta, geram impactos positivos reais e contribuem para a preservação do nosso entorno”, destacou.

Programação
A programação da Semana do Meio Ambiente teve início na última segunda-feira (8), com a realização de palestra institucional e apresentação do Plano de Descarbonização do Terminal Portuário do Pecém. O cronograma segue até o dia 19 de junho e inclui ainda atividades como oficina de semeadura de espécies nativas e roda de conversa sobre Unidades de Conservação, na Estação Ecológica do Pecém.
Ao longo da primeira semana, as ações vêm promovendo a integração entre educação ambiental e práticas sustentáveis, incentivando a participação ativa dos colaboradores e fortalecendo a cultura de responsabilidade ambiental no Complexo do Pecém. De acordo com Willame Amaral, a expectativa é que, até o encerramento da programação, as iniciativas ampliem o alcance das discussões sobre mudanças climáticas e reforcem o engajamento coletivo em torno de soluções práticas e duradouras.