Contato

Reforma tributária na Femicro

 


Femicro e Sebrae/CE realizam FestMicro 2026 em Fortaleza com foco na reforma tributária
Evento gratuito acontece na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro e deve reunir cerca de 500 participantes
A Femicro Ceará e o Sebrae/CE realizam, na próxima sexta-feira (19/06), o FestMicro 2026 em Fortaleza. O evento, gratuito, será sediado na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro e deve reunir cerca de 500 participantes, entre empresários, empreendedores, estudantes e profissionais interessados em compreender as mudanças no cenário tributário brasileiro.
Com o tema “Conectando ideias. Transformando o futuro”, o encontro tem como foco os impactos da reforma tributária nas micro e pequenas empresas, especialmente as optantes pelo Simples Nacional. A proposta é orientar os participantes sobre como se adaptar às novas regras e tomar decisões mais seguras diante do novo ambiente econômico.
A iniciativa dá continuidade à edição realizada no Cariri, ampliando o acesso à informação e fortalecendo os pequenos negócios em diferentes regiões do estado.
Promovido pela Femicro Ceará, com co-realização do Sebrae/CE e apoio institucional do Sistema Fecomércio (SENAC e SESC), o FestMicro 2026 contará com programação ao longo de todo o dia, incluindo palestras com especialistas da área tributária e representantes de instituições públicas e privadas. O conteúdo será voltado à aplicação prática no dia a dia das empresas.
A presidente da Femicro Ceará, Dalvani Mota, destaca a relevância do evento no atual contexto. “O FestMicro é um espaço de orientação e troca de conhecimento. A reforma tributária traz mudanças significativas, e é fundamental que os pequenos empresários estejam preparados para esse novo cenário”, afirma.
Durante o evento, serão oferecidos coffee break para as caravanas e brunch aos participantes. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.
SERVIÇO
FestMicro 2026 - Fortaleza
Data: Sexta-feira, 19 de junho de 2026
Horário: 8h às 17h
Local: Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro (Av. Monsenhor Tabosa, 740 - Centro)

Com licença-Vou falar de novela

 

·


(Será que a arte imita a vida?)
Em Quem Ama Cuida, a semana começou da pior forma possível para Adriana (Letícia Colin). No capítulo desta segunda-feira (15), o julgamento da fisioterapeuta pelo assassinato de Arthur Brandão (Antonio Fagundes) dominou a trama de Walcyr Carrasco e Cláudia Souto e deixou os telespectadores com um incômodo sentimento de injustiça.
Após uma manobra jurídica de Ademir (Dan Stulbach), o criminalista acabou puxando o tapete do próprio filho, Pedro (Chay Suede), ao destituí-lo da defesa de Adriana. A decisão deixou a mocinha em completo desespero e obrigou Cléber (Breno Ferreira) a assumir o caso. Depois, as testemunhas de acusação começaram a depor no tribunal e apresentaram versões repletas de mentiras deslavadas e distorções para incriminá-la a qualquer custo.
A situação ficou ainda mais revoltante quando Tom (Allan Souza Lima), marido abusivo de Elenice (Mariana Sena) melhor amiga de Adriana,, surgiu de surpresa entre as testemunhas. Em mais uma jogada de Ademir para destruir a reputação da jovem, ele foi autorizado pelo juiz a depor mesmo sem ter presenciado qualquer detalhe relacionado ao crime. Já no capítulo desta terça-feira (16), o público verá Tom recebendo uma transferência bancária do advogado.
Revolta entre os telespectadores
Nas redes sociais, parte do público demonstrou incômodo com os acontecimentos do julgamento, especialmente com a sucessão de armações e injustiças enfrentadas por Adriana.
“NENHUMA lei processual foi respeitada no roteiro dessa sequência de julgamento", escreveu um usuário no X. “Vou dar um tempo em #QuemAmaCuida. Quando Adriana sair da prisão, volto a assistir. Não tá me descendo", disparou outro perfil. “Esse capitulo de Quem Ama Cuida vai acabar me dando uma úlcera de tanta raiva", comentou mais um.
Julgamento de Adriana em Quem Ama Cuida revolta o público e faz fãs desistirem da novela; diretora faz apelo: "Não faz isso, é só o início"
Julgamento de Adriana em Quem Ama Cuida revolta o público e faz fãs desistirem da novela; diretora faz apelo: "Não faz isso, é só o início"
Nos comentários de uma publicação no Instagram, a diretora artística da novela, Amora Mautner, tratou de tranquilizar o influenciador Toni Roger, que não escondeu a indignação diante dos últimos acontecimentos da trama. "Não faz isso, é só o início, muita coisa vai acontecer. Temos que ter raiva para depois termos a catarse", respondeu ela.
Como previsto na sinopse, Adriana será condenada a 12 anos de prisão em regime fechado após enfrentar um julgamento marcado por armações e cartas marcadas. Na cadeia, ela passará por momentos difíceis até conquistar a liberdade condicional seis anos depois.
A partir daí, a protagonista retornará à cena completamente transformada e determinada a acertar as contas com todos que destruíram sua vida. Seu objetivo será provar sua inocência, fazer justiça por Arthur e honrar um dos maiores desejos do joalheiro: impedir que os interesseiros da família Brandão desfrutem da fortuna que ele construiu ao longo da vida.

Com mais de 2.700 profissionais da segurança pública em formação, Aesp celebra 15 anos com anúncio de novos investimentos

 

Aesp celebra 15 anos com a presença de mais de 2.700 profissionais em formação

Durante a cerimônia, o governador Elmano de Freitas anunciou novidades para a instituição

Parte fundamental na formação dos profissionais da segurança pública do Estado, a Academia Estadual da Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE) celebrou, nesta terça-feira (16), 15 anos de atuação na qualificação e capacitação de agentes das forças de segurança. A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas, que foi agraciado com a Comenda Coruja da Sabedoria, a mais alta honraria concedida pela instituição.

Governador Elmano de Freitas sendo agraciado com a Comenda Coruja da Sabedoria

O chefe do Executivo Estadual ressaltou a importância da Aesp-CE para garantir uma formação de excelência aos profissionais da área e anunciou melhorias na Academia. “Hoje é um dia de muita alegria, ao comemorarmos os 15 anos da Academia Estadual da Segurança Pública, uma instituição que é referência para todo o Brasil e até para fora. Aqui, temos uma academia que forma todas as nossas forças de segurança, respeitando as particularidades e a história de cada uma delas, ao mesmo tempo em que promove a integração por meio de uma formação básica comum”, destacou Elmano.

“Isso é importantíssimo para o trabalho futuro desses profissionais e contribuirá para que tenhamos ações ainda mais planejadas e integradas entre todas as forças de segurança no enfrentamento ao crime no Ceará”, destacou o governador.

Cerimônia oficial dos 15 anos da Aesp

Atualmente, a Aesp-CE conta com 2.727 alunos em formação inicial, que, após a conclusão dos cursos, passarão a reforçar os quadros da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Ceará (PCCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

Elmano aproveitou o momento para anunciar melhorias para a Aesp. “Há alguns meses, foi-me apresentado um projeto para melhorias na Academia. Vamos transformar a Aesp-CE na melhor academia de formação do país, porque temos o dever de promover a capacitação permanente das nossas forças de segurança”, pontuou.

Público presente na solenidade festiva

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou a importância da Academia para o fortalecimento das forças de segurança do Estado e agradeceu pelos serviços prestados pela instituição. “Este é um dia importante para a nossa Academia, para as nossas Forças de Segurança e para o nosso estado. Temos trabalhado na área da Segurança Pública com base em alguns eixos e pilares, e um deles é a integração. A Aesp-CE é uma referência nacional em ensino policial integrado. Por isso, agradeço a todos que contribuem para a formação desses profissionais e pelos relevantes serviços prestados ao povo cearense”, afirmou.

Secretário Roberto Sá discursando sobre a integração das forças

Ao longo de seus 15 anos de atuação, a Aesp já realizou mais de 122.676 certificações, incluindo 20.517 formações de novos profissionais, 69.778 capacitações continuadas, 32.029 formações voltadas à ascensão profissional e 352 pós-graduações.

Autoridades e comandantes no palco do evento

O diretor-geral da Aesp-CE, delegado Leonardo Barreto, diante de mais de 2 mil alunos, ressaltou o duplo papel desempenhado pela instituição na vida de cada um dos formandos. “Ao longo de sua trajetória, a Aesp tem desempenhado um duplo papel: o primeiro é o de realizar sonhos, já que cada aluno carrega uma história de dedicação. Aqueles que chegaram até aqui conquistaram tudo com muito mérito. O segundo é a missão de forjar heróis da vida real”, afirmou. “Todos esses guerreiros que passaram pela formação na Aesp ao longo dos seus 15 anos carregam consigo a marca desta casa de ensino”, completou.

Diretor-geral Leonardo Barreto em seu pronunciamento

Formando novos servidores da segurança

Desde 2023, a Aesp vai somar, com os cursos já concluídos e em andamento, mais de 40 mil certificações. “Es muito gratificante estar aqui na Aesp. Aqui temos a certeza de que seremos bem preparados, porque é o lugar de formação mais completo.” Foi assim que o aluno da Aesp-CE do curso de formação para a PMCE há dois meses, Felipe Lima, de 22 anos, descreveu seu período de treinamento até o momento.

Aluno Felipe Lima durante treinamento tático

Com o sonho de ser policial militar, Felipe Lima foi aprovado para servir ao povo cearense após tentar pela quinta vez um concurso público. “Ser policial é vocação, então sempre foi meu sonho. Tentei para outros estados, mas sempre quis o Ceará. Queria servir em casa e estou aqui com acesso a ótimos instrutores, estrutura perfeita e um ambiente acadêmico que realmente forma profissionais”, contou.

Alunos em aula prática ao ar livre

Quem também está tendo uma boa experiência é a aluna do curso para bombeira militar, Karísia Carvalho, de 19 anos. “Eu não conhecia a Aesp antes de ingressar no curso de formação, mas, assim que ingressei em abril, ela se tornou um local essencial para mim. É muito gratificante fazer parte desses 15 anos”, completou.

Aluna bombeira militar Karísia Carvalho

Diferentemente de Karísia, a policial civil em formação Fabíola Moreira, de 36 anos, já conhece bem a Aesp-CE, tendo passado por uma formação de policial militar na Academia em 2014. “Estar na Aesp é sempre uma grande oportunidade de obter cada vez mais conhecimento e contribuir com a segurança do nosso Estado”, finalizou.

Aspirante a policial civil Fabíola Moreira

Excelência em formação

Diariamente orientando e formando alunos para servirem à PMCE, o coordenador da Célula de Formação Policial Militar, tenente-coronel Carlos Barretos, destacou o trabalho diferenciado da Aesp-CE. “A Aesp é uma instituição ímpar, porque condensa, em uma única estrutura de formação, todos os órgãos de segurança pública. Assim, tornou-se um centro de formação e capacitação que difunde o conhecimento de forma integrada para todos”, enfatizou.

Tenente-coronel Carlos Barretos orientando a formação

O diretor de Ensino Bombeiro Militar da Aesp-CE, coronel Ricardo Catanho, destacou o aprimoramento da instituição ao longo dos anos. “Estou trabalhando diretamente aqui há cerca de quatro anos, mas já atuei aqui como professor, colaborador, conteudista, entre outras atividades. Se fizermos um apanhado, podemos ver todo o aprimoramento da instituição ao longo dos anos, em prol do seu trabalho junto aos agentes de segurança pública, que prestarão serviço à sociedade cearense”, relembrou.

Coronel Ricardo Catanho ministrando instrução

O perito criminal e diretor de Perícia da Aesp-CE, Túlio Ítalo, falou com orgulho de fazer parte da instituição e descreveu a missão da academia como “técnica e humana”. “Tenho muita alegria em fazer parte deste momento e desta instituição, que tem uma missão tão genuína, técnica e humana, na capacitação dos servidores da segurança pública. Aqui, há muito zelo na formação e, ainda mais, na integração das forças, que participam dessa rede de serviço ao povo cearense”, pontuou.

Perito criminal Túlio Ítalo no pátio da Aesp

A delegada da Polícia Civil, Joseanna Oliveira, também destacou o orgulho de atuar na formação de novos profissionais na Aesp-CE. “A Aesp trabalha integrando vários órgãos da segurança pública. Com isso, ao reunir a expertise de cada um deles, conseguimos ter uma formação mais completa, mais integrada, sem perder a especificidade de cada área”, explicou. “O legado da Aesp é a formação qualificada dos profissionais de segurança pública, que estão cada vez mais focados em um atendimento humanizado, no atendimento aos grupos vulneráveis e em uma atuação cada vez mais especializada”, finalizou.

Delegada Joseanna Oliveira discursando aos formandos