Da série Os Canalhas
Economia do São João
Trump vê Pix útil em comércio sem dólar, avalia governo federal
Feira na Alece fortalece pequenos produtores e consumo de alimentos orgânicos
- Foto: José LeomarA Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (08/06), a 4ª edição da Feira de Orgânicos, fortalecendo os microempreendedores locais e levando produtos regionais direto para os servidores da Casa do Povo e visitantes.
A atividade é promovida pelo Comitê de Responsabilidade Social (CRS), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, e, nesta edição, integra a programação do Junho Ambiental da Alece.
Camila França, parte da equipe da célula responsável pela organização do evento, explicou que o objetivo principal é incentivar o negócio local de agricultores familiares e de empreendedores de produtos orgânicos e sustentáveis.
Camila França, da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece - Foto: José Leomar
“O evento busca facilitar o acesso dos servidores a alimentos de melhor qualidade, naturais e não ultraprocessados, combatendo o uso excessivo de agrotóxicos. Além disso, os produtos são colhidos no dia anterior, para garantir que cheguem o mais frescos possível, vindos de produtores de diversas regiões do estado”, explicou.
Barracas repletas de alimentos, como frutas, verduras, hortaliças e mel artesanal, e muitas plantas e flores, ocuparam o estacionamento do Edifício Senador César Cals, promovendo não só a valorização da agricultura familiar, mas também incentivando o consumo mais consciente e sustentável.
Quem aposta no consumo dos alimentos orgânicos são as servidoras Cristiane Andrade e Natália Porto, integrantes da equipe da Alece TV. Pela primeira vez participando da feira, o grande atrativo para as servidoras é a facilidade de realizar compras de hortifrúti diretamente no local de trabalho, economizando tempo e evitando o trânsito da cidade.
Natália Porto e Cristiane Andrade, integrantes da equipe da Alece TV - Foto: José Leomar
“Vim porque o pessoal da minha equipe estava chegando com frutas muito bonitas. Então, resolvi conferir de perto. Comprei ata, goiaba e eucalipto. Gostei muito da variedade dos produtos e também do atendimento”, compartilhou Cristiane.
Já Natália contou que foi à feira para fazer compras para a filha. “Vim comprar alguns produtos para minha filha, que já tem o hábito de consumir alimentos orgânicos. Gostei muito da feira, achei a proposta bem interessante e fiquei impressionada com a variedade de produtos”, relatou.
Mesmo sendo a primeira vez de ambas na feira, a experiência positiva garantiu o desejo de retornar nas próximas edições.
A servidora Vanuza Mapurunga, da Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa, trabalha na Casa há 36 anos e já é frequentadora da Feira de Orgânicos desde as primeiras edições. “Eu adoro produtos naturais e aqui tem uma diversidade de plantas, de frutas e legumes de outras regiões do Estado”, disse.
.jpg)
Vanuza Mapurunga, da Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa. - Foto: Bia Medeiros
“Essa feira tem a importância de proporcionar que servidores e pessoas que frequentam a Casa legislativa conheçam o trabalho e o cultivo familiar. Também promove a valorização de produtos sem agrotóxicos e, ao mesmo tempo, contribui com a saúde”, acrescentou Vanuza.
Exposição de produtos
A edição deste mês da Feira de Orgânicos reuniu oito expositores, que ofereceram uma ampla variedade de produtos, entre eles hortifrútis frescos, cafés, mel, sucos, lanches naturais e plantas ornamentais.
O empreendedor de plantas ornamentais, Giovanni Mota, compartilhou ser a primeira vez participando da feira da Alece e destacou a importância de levar a natureza para dentro das casas das pessoas, oferecendo plantas ornamentais como espadas e costelas-de-adão.
Giovanni Mota participou da Feira de Orgânicos pela primeira vez - Foto: José Leomar
“Feiras locais como essa são fundamentais para dar visibilidade ao nosso negócio, porque são elas que complementam as vendas feitas em lojas físicas e redes sociais”, elucidou.
Já o produtor Márcio de Freitas vem de Capistrano, município do Maciço de Baturité, e participa da feira desde a primeira edição. Com 10 anos de experiência em produção natural, ele afirma que o foco não é apenas vender alimentos, mas sim "vender saúde".
Márcio de Freitas participa da feira desde a primeira edição. - Foto: José Leomar
“O pequeno produtor é a base da sociedade, pois enquanto grandes produtores focam na exportação, é a agricultura familiar que garante a alimentação local. Continuamos retornando à Alece devido à alta aceitação e fidelidade dos clientes. A feira nos proporciona uma visibilidade muito grande”, afirmou Márcio.
Junho Ambiental
Com a iniciativa, a Assembleia reafirma seu compromisso com o desenvolvimento local e a qualidade de vida de quem faz o Legislativo acontecer, diariamente. A feira marca o começo das programações do Junho Ambiental, que tem como foco ações climáticas e de sustentabilidade.
“O uso de produtos orgânicos transforma a saúde das pessoas, reforça a sustentabilidade e valoriza o nosso produtor familiar cearense. Então, a feira e toda a programação deste mês buscam incentivar e facilitar o acesso dos servidores para esse tipo de produto”, informou a servidora pública da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do CRS, Camila França.
O Junho Ambiental tem o tema “Um Apelo Global para a Ação Climática”, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU). As atividades visam fortalecer a conscientização ambiental e incentivar práticas sustentáveis entre servidores, colaboradores e a população em geral.
Edição: Gleydson Silva/Agência de Notícias
Em defesa das meninas
Crédito do BNB para “cadeia produtiva do amor” movimenta mais de R$ 700 milhões e impacta em 6 mil empregos
Alimentação foi o campeão de negocios ano passado.
Camocim em festa com Elmano e Cid
Com investimento superior a R$ 18 milhões, rodovia que liga Camocim ao distrito de Guriú será pavimentada
Trecho, que conta com 17 km de extensão, integra a CE-313
Cumprindo agenda em Camocim, nesta segunda-feira (8), o governador Elmano de Freitas assinou ordem de serviço para o início das obras de pavimentação de uma rodovia que liga o município até o distrito de Guriú. O investimento para a realização das atividades no trecho, que possui 17 km de extensão e pertence à CE-313, é superior a R$ 18 milhões.

“Eu tenho certeza que o coração de vocês está cheio de alegria. Imaginar que no dia de hoje, junto com a nossa prefeita, nós vamos começar os passos para realizar um sonho. Eu sei o que é andar em uma estrada ruim, sei o que é alguém estar doente e para levar até o hospital ter uma estrada que dificulta. A estrada vai servir para quem está precisando na área da saúde, para a educação, para quem produz, para o turismo”, destacou o governador Elmano de Freitas.

As ações serão executadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). O percurso contará com intervenções como terraplanagem; drenagem; pavimentação asfáltica; correção de interseções e retornos; além da adição de sinalização vertical e horizontal.
O senador Cid Gomes ressaltou que a nova estrada será uma verdadeira ponte para o crescimento de toda a região. ”O senhor, governador Elmano, passará para a história de Camocim e de Guriú como um divisor de épocas. Uma idade antes e depois do governador Elmano. Essa estrada não será só asfalto, será pilhas e pilhas de oportunidades para o povo de Guriú. Isso vai explodir de desenvolvimento, de progresso, de trabalho para Camocim e região. Isso será um novo polo turístico para o Ceará. O que o governador Elmano tem feito é dar apoio para o crescimento de todo o Ceará, em todas as áreas”.

Com todos os serviços que serão realizados na estrada, a população da região ganhará uma nova rota para as praias do Litoral Norte, como Jericoacoara e Tatajuba, reconhecido polo turístico cearense.
Prefeita de Camocim, Betinha agradeceu ao governador Elmano de Freitas e reforçou a parceria junto ao Governo do Estado em prol do desenvolvimento do município. “Este é um momento histórico para Camocim e Guriú. Só nós sabemos o quanto essa estrada foi tão sonhada. Esse é um governador extremamente trabalhador, de entregas e de compromisso. Esse compromisso está sendo cumprido hoje com essa ordem de serviço. Tá lindo de ver o início dessa obra para deixar o nosso Camocim cada vez mais bonito”, afirmou.

O novo trecho também irá conectar a CE-313 com a CE-085, garantindo mais segurança e comodidade no deslocamento de moradores ou turistas, sobretudo para povoados como Pesqueiro e Tucuns.

Elmano de Freitas garantiu, ainda, uma novidade para a saúde de Camocim e região. “O povo do Camocim vai ter os seus 10 leitos de UTI que tanto quer. Esse mês iremos assinar o convênio para garantir o recurso para esses leitos. Isto significa salvar vidas do povo do Camocim e é por isso que vou fazer”, salientou.
Mais avanço
Outras obras do Governo do Ceará seguem em andamento para o desenvolvimento de Camocim e toda a região, como a construção de duas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Ao todo, o investimento para a realização das unidades de ensino é superior a R$ 20 milhões.

“Este neto de agricultor quer fazer a melhor escola que o povo de Camocim pode ter. Se meu avô não pôde entrar na escola, eu quero que os filhos do povo cearense tenham a melhor escola possível. Uma salva de palmas para os nossos professores e professoras”, completou o governador Elmano de Freitas.
Desde 2023, equipamentos importantes foram inaugurados no município, como o Quartel dos Bombeiros de Camocim e uma Delegacia da Polícia Civil. Em breve, o Campus da Universidade do Vale do Acaraú na cidade também será entregue pelo Estado.
Coluna do Macário Batista em 09 de junho de 2926
O Pix, sistema de pagamentos instantâneos que revolucionou a economia brasileira, carrega em seu DNA a engenhosidade e a criatividade históricas do povo cearense. Lançado pelo Banco Central, o mecanismo foi idealizado e coordenado pelo engenheiro eletrônico cearense Angelo José Mont'Alverne Duarte, natural de Sobral. Essa mente brilhante transformou a maneira como o país lida com o dinheiro, provando que o Ceará é um exportador de inovação, inteligência e soluções tecnológicas de impacto global. A trajetória de Angelo José Mont'Alverne Duarte reflete a dedicação e o rigor acadêmico que moldaram sua capacidade inventiva. Formado em Engenharia Eletrônica pelo prestigiado Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e com doutorado em Economia, Angelo uniu a precisão exata com a visão de mercado necessária para estruturar o projeto. Como chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, ele liderou a equipe que transformou um conceito complexo em uma realidade acessível para milhões de cidadãos. A engenhosidade cearense, historicamente forjada na resiliência e na busca por saídas criativas diante dos desafios, manifesta-se plenamente na arquitetura do Pix. O povo do Ceará é conhecido por sua capacidade de se reinventar e de liderar rankings nacionais de educação e inovação, superando barreiras com intelecto e determinação. A criação do Pix serve como um símbolo definitivo dessa capacidade, mostrando que o Nordeste brasileiro dita o ritmo da modernização tecnológica e da inclusão financeira no país. Hoje, a grandiosidade do Pix é incontestável, consolidando-se como o meio de pagamento mais popular do Brasil e um modelo copiado internacionalmente. Movimentando bilhões de reais diariamente com transações gratuitas, seguras e em tempo real, o sistema incluiu milhões de pessoas no mercado financeiro e impulsionou pequenos negócios. Essa revolução silenciosa e digital transformou o cotidiano da nação, deixando claro que o maior orgulho da tecnologia nacional tem origem e sotaque cearenses.” Esse texto pedi ao João Bosco Gaspar permissão para pulicar. Ele cuida da história da Serra Grande que o Piauí namora, namora e acha que um dia noiva. E hoje, o texto, já corre o mundo.
A frase: “Quando preciso de respostas, geralmente as encontro”. Isso é pra quem sabe ser feliz.
O PIX é nosso (Nota da foto)
O Ceará transformou sua tradição pesqueira em potência econômica. A vocação construída entre o oceano, a experiência dos pescadores e a força da cadeia produtiva colocou o estado na liderança nacional das exportações de pescados. Somente nos quatro primeiros meses do ano, o Ceará exportou US$ 28,73 milhões em lagosta, camarão e peixes. Isso é politica.
Ficou assim...
O rachadinho do Fundo Eleitoral do TSE - PL: R$ 881,6 milhões-PT: R$ 615,3 milhões-União Brasil: R$ 526,2 milhões-PSD: R$ 421 milhões-PP: R$ 417 milhões-MDB: R$ 400 milhões-Republicanos: R$ 348,5 milhões-Podemos: R$ 245,9 milhões-PDT: R$ 169,2 milhões-PSB: R$ 152,2 milhões-PSDB: R$ 147,8 milhões-PSOL: R$ 131,5 milhões.
Em 15 e 16 de junho
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará é apoiador institucional do XIV Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2026 que, nesta edição, traz como tema central “Governar com estratégia, inovar para resultados”.
As compras dos gringos
As exportações do Ceará para os Estados Unidos alcançaram US$ 269,8 milhões entre janeiro e abril de 2026, resultado 30,03% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
Tem quem não goste
No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o Ceará exportou US$ 745,95 milhões para o mercado internacional, volume 49% superior ao registrado no primeiro quadrimestre de 2025, quando as vendas externas somaram US$ 500,5 milhões.
O Papa Leão XIV desembarcou em Madri para uma viagem de sete dias, ele foi recebido pela realeza e pelas maiores autoridades do governo.

