Contato

Da série Os Canalhas

 

Copa 2026 nem começou e os EUA já dão show de racismo e xenofobia
A poucos dias do início da Copa 2026, os Estados Unidos, um dos países-sede do torneio ao lado de México e Canadá, estão no centro de uma crescente polêmica envolvendo restrições migratórias, negativas de entrada e acusações de xenofobia contra participantes, profissionais da imprensa e integrantes de delegações estrangeiras.
O caso mais emblemático é o do árbitro somali Omar Abdulkadir Artan, de 34 anos, impedido de entrar em território americano mesmo possuindo visto válido. Considerado um dos principais árbitros da África e integrante do quadro da FIFA desde 2018, Artan faria história como o primeiro somali a apitar uma Copa do Mundo. A entidade confirmou que ele não poderá atuar no torneio após ter sua entrada negada pelas autoridades migratórias dos EUA.
“Inadmissível”
Segundo a polícia de fronteira americana, o árbitro foi considerado “inadmissível” após uma verificação adicional de antecedentes. Nenhum detalhe adicional foi divulgado. A decisão gerou forte reação do governo da Somália, que classificou o episódio como um golpe contra os princípios de mérito, igualdade e fair play defendidos pelo futebol.
“Omar figura entre os árbitros mais respeitados da África. Impedi-lo de trabalhar na Copa prejudica não apenas sua carreira, mas enfraquece o compromisso do futebol com a equidade”, afirmou Ciise Aden Abshir, assessor do Ministério dos Esportes da Somália.
A controvérsia ganha contornos ainda mais delicados porque a Somália integra a lista de países cujos cidadãos enfrentam severas restrições de viagem impostas pela administração do presidente Donald Trump. No fim do ano passado, o republicano chegou a se referir ao país africano como um “país podre” e defendeu o endurecimento das políticas migratórias contra seus cidadãos.
Fotógrafo iraquiano
O caso do árbitro não foi isolado. No fim de semana, o fotógrafo iraquiano Talal Saleh, que acompanhava a seleção de seu país, também teve a entrada barrada nos Estados Unidos. No mesmo voo, o principal atacante da equipe, Aymen Hussein, permaneceu detido por sete horas para interrogatório antes de ser liberado.
Seleção do Haiti
A seleção do Haiti também enfrentou obstáculos. O meia Woodensky Pierre só conseguiu embarcar para os Estados Unidos após uma longa batalha para obter o visto de entrada. Segundo a federação haitiana, outros integrantes da delegação ainda aguardam autorização para viajar.
As dificuldades afetam ainda jornalistas e profissionais ligados ao torneio. A Associação Internacional de Imprensa Esportiva (AIPS) enviou uma carta à FIFA denunciando a negativa de vistos para profissionais do Irã e de países africanos. Em resposta, a entidade alegou que questões migratórias são de responsabilidade exclusiva dos governos anfitriões.
Irã
O Irã, um dos classificados para a Copa, vive situação ainda mais delicada. Em meio à escalada das tensões geopolíticas envolvendo Washington e Teerã, dirigentes iranianos acusam os Estados Unidos de criar obstáculos à participação da equipe no Mundial. Embora os vistos dos jogadores tenham sido emitidos, a delegação ficará baseada em Tijuana, no México, e fará viagens rápidas aos EUA apenas para a realização dos jogos, retornando imediatamente após as partidas.
Para autoridades iranianas, as exigências representam uma forma de tratamento desigual. “O que os Estados Unidos estão fazendo reflete malícia e falta de igualdade entre as equipes”, declarou Mehdi Taj, presidente da federação iraniana.
Imigração, direitos humanos e acessibilidade
Especialistas apontam que o contraste entre o discurso de celebração global da Copa e as rígidas políticas migratórias americanas tem alimentado críticas sobre exclusão e discriminação. Ashleigh Huffman, ex-chefe de diplomacia esportiva do Departamento de Estado dos EUA, avalia que o Mundial se tornou palco de um debate mais amplo sobre imigração, direitos humanos e acessibilidade.
“O torneio tem potencial para unir pessoas, mas também está forçando discussões sobre quem será incluído nessa celebração global”, afirmou.
Além das dificuldades enfrentadas por atletas e integrantes de delegações, o temor de negativas de vistos, abordagens na fronteira e possíveis operações da polícia migratória americana durante os jogos já reduz o interesse de torcedores estrangeiros em viajar para acompanhar o torneio presencialmente.

Enquanto a FIFA tenta manter o foco dentro das quatro linhas, a Copa de 2026 começa sob a sombra de um debate que extrapola o futebol: até que ponto políticas migratórias e restrições nacionais podem comprometer o caráter universal do maior evento esportivo do planeta.

Economia do São João

 

Eduardo Bismarck destaca papel do São João de Aracati na promoção do turismo e desenvolvimento econômico do Ceará
O deputado federal Eduardo Bismarck (PV-CE) participou, nos dias 5 e 6 de junho, da programação do São João de Aracati, um dos maiores eventos juninos do Ceará. Ao lado da prefeita Roberta de Bismarck e do deputado estadual Guilherme Bismarck (PSB), o parlamentar acompanhou as atividades realizadas no Centro Histórico da cidade e destacou a importância da festa para o fortalecimento do turismo, da economia e da cultura local.
Ex-secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck ressaltou que eventos como o São João de Aracati desempenham um papel estratégico na promoção dos destinos cearenses e na geração de oportunidades para a população.
“O São João de Aracati é um potencializador do turismo. É uma festa que valoriza nossas raízes, movimenta a economia, atrai visitantes e fortalece a imagem de Aracati como um dos principais destinos turísticos do Ceará”, destacou o deputado federal.
O primeiro fim de semana de junho reuniu milhares de pessoas no município, consolidando Aracati como um dos principais pólos turísticos, culturais e econômicos do litoral cearense. A programação contou com apresentações musicais, manifestações culturais, gastronomia regional e diversas atividades voltadas para moradores e visitantes.
A abertura da festa, na última sexta-feira (5), foi marcada pela passagem do trio elétrico comandado por Bell Marques. O artista arrastou uma multidão pelas ruas do Centro Histórico, transformando a cidade em um grande palco de celebração da cultura nordestina.
Para Eduardo Bismarck, além do entretenimento, o São João representa uma importante ferramenta de desenvolvimento regional. O evento impulsiona setores como hotelaria, alimentação, comércio e serviços, gerando renda e ampliando a visibilidade de Aracati no cenário turístico estadual e nacional.
Ao longo dos dois dias de programação, o São João de Aracati reforçou sua relevância como uma das principais manifestações culturais do Ceará, reunindo tradição, identidade cultural e desenvolvimento econômico em uma celebração que fortalece o potencial turístico da região.

Trump vê Pix útil em comércio sem dólar, avalia governo federal

 


O governo federal brasileiro avalia que o incômodo do presidente americano, Donald Trump, em relação ao Pix vai muito além da defesa das empresas de meios de pagamento americanas.
Segundo apuração da âncora da CNN Débora Bergamasco, fontes do governo brasileiro acreditam que a maior preocupação da Casa Branca está relacionada ao potencial do Pix como facilitador de transações comerciais internacionais sem a necessidade do dólar.
A avaliação é de que Trump teme que o sistema de pagamentos instantâneos brasileiro possa ser utilizado para "excluir" o dólar em negociações entre países parceiros.
Atualmente, transações entre nações como Brasil e Argentina, por exemplo, passam obrigatoriamente pela conversão para a moeda americana antes de serem convertidas para a moeda local do país de destino.
Pix como alternativa ao SWIFT
Há ainda um segundo temor identificado pelo governo brasileiro: o de que o Pix possa se tornar uma alternativa ao sistema SWIFT, utilizado globalmente para transferências financeiras internacionais.
O SWIFT é controlado pelos Estados Unidos, o que confere ao país um poderoso instrumento de pressão geopolítica — como ocorreu com a exclusão da Rússia do sistema como forma de sanção.
Caso o Pix se consolide como alternativa, os EUA perderiam esse poder de controle sobre o sistema de pagamentos mundial.
A característica de instantaneidade do Pix é apontada como um dos fatores que tornam o sistema especialmente atraente para esse tipo de uso.
Ao contrário das transações tradicionais, que envolvem etapas e atrasos, o Pix permitiria transferências imediatas entre países, tornando-o mais eficiente e confiável para transações comerciais internacionais.
Reunião entre Brasil e EUA e ameaça de tarifas
Integrantes do governo federal esperam se reunir nesta semana, de forma virtual, com representantes dos Estados Unidos para tratar das novas ameaças de tarifas.
Do lado brasileiro, espera-se a participação do ministro Marcio Elias, do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), e do ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores.
Já do lado americano, a expectativa é de que participe Jamieson Greer, representante do Departamento de Comércio norte-americano.
O foco da reunião será a tarifa de 25% proposta pelo USTR com base na Seção 301, apresentada após investigações que apontaram o Brasil como praticante de comércio desleal, mencionando o Pix como suposta ameaça às empresas norte-americanas.
O governo brasileiro considera que, por ser uma medida direcionada exclusivamente ao Brasil, há margem para uma negociação bilateral e um possível acordo.
Já a tarifa de 12,5%, que atinge também a União Europeia e mais de 50 outros países — proposta após alegações de que essas nações não estariam combatendo adequadamente o trabalho forçado e o trabalho infantil —, é vista com menor otimismo pelo lado brasileiro em termos de negociação direta.

A depender do resultado da reunião desta semana, o governo avalia a possibilidade de um encontro informal entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Trump durante a cúpula do G7, na França.

Feira na Alece fortalece pequenos produtores e consumo de alimentos orgânicos


    Foto notícia - Foto: José Leomar

    A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (08/06), a 4ª edição da Feira de Orgânicos, fortalecendo os microempreendedores locais e levando produtos regionais direto para os servidores da Casa do Povo e visitantes.

    A atividade é promovida pelo Comitê de Responsabilidade Social (CRS), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, e, nesta edição, integra a programação do Junho Ambiental da Alece

    Camila França, parte da equipe da célula responsável pela organização do evento, explicou que o objetivo principal é incentivar o negócio local de agricultores familiares e de empreendedores de produtos orgânicos e sustentáveis.

    Camila França, da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece - Foto: José Leomar

    “O evento busca facilitar o acesso dos servidores a alimentos de melhor qualidade, naturais e não ultraprocessados, combatendo o uso excessivo de agrotóxicos. Além disso, os produtos são colhidos no dia anterior, para garantir que cheguem o mais frescos possível, vindos de produtores de diversas regiões do estado”, explicou.

    Barracas repletas de alimentos, como frutas, verduras, hortaliças e mel artesanal, e muitas plantas e flores, ocuparam o estacionamento do Edifício Senador César Cals, promovendo não só a valorização da agricultura familiar, mas também incentivando o consumo mais consciente e sustentável.

    Quem aposta no consumo dos alimentos orgânicos são as servidoras Cristiane Andrade e Natália Porto, integrantes da equipe da Alece TV. Pela primeira vez participando da feira, o grande atrativo para as servidoras é a facilidade de realizar compras de hortifrúti diretamente no local de trabalho, economizando tempo e evitando o trânsito da cidade.

    Natália Porto e Cristiane Andrade, integrantes da equipe da Alece TV - Foto: José Leomar

    “Vim porque o pessoal da minha equipe estava chegando com frutas muito bonitas. Então, resolvi conferir de perto. Comprei ata, goiaba e eucalipto. Gostei muito da variedade dos produtos e também do atendimento”, compartilhou Cristiane.

    Já Natália contou que foi à feira para fazer compras para a filha. “Vim comprar alguns produtos para minha filha, que já tem o hábito de consumir alimentos orgânicos. Gostei muito da feira, achei a proposta bem interessante e fiquei impressionada com a variedade de produtos”, relatou.

    Mesmo sendo a primeira vez de ambas na feira, a experiência positiva garantiu o desejo de retornar nas próximas edições.

    A servidora Vanuza Mapurunga, da Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa, trabalha na Casa há 36 anos e já é frequentadora da Feira de Orgânicos desde as primeiras edições. “Eu adoro produtos naturais e aqui tem uma diversidade de plantas, de frutas e legumes de outras regiões do Estado”, disse.

    Vanuza Mapurunga, da Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa. - Foto: Bia Medeiros

    “Essa feira tem a importância de proporcionar que servidores e pessoas que frequentam a Casa legislativa conheçam o trabalho e o cultivo familiar. Também promove a valorização de produtos sem agrotóxicos e, ao mesmo tempo, contribui com a saúde”, acrescentou Vanuza.

    Exposição de produtos

    A edição deste mês da Feira de Orgânicos reuniu oito expositores, que ofereceram uma ampla variedade de produtos, entre eles hortifrútis frescos, cafés, mel, sucos, lanches naturais e plantas ornamentais.

    O empreendedor de plantas ornamentais, Giovanni Mota, compartilhou ser a primeira vez participando da feira da Alece e destacou a importância de levar a natureza para dentro das casas das pessoas, oferecendo plantas ornamentais como espadas e costelas-de-adão.

    Giovanni Mota participou da Feira de Orgânicos pela primeira vez - Foto: José Leomar

    “Feiras locais como essa são fundamentais para dar visibilidade ao nosso negócio, porque são elas que complementam as vendas feitas em lojas físicas e redes sociais”, elucidou.

    Já o produtor Márcio de Freitas vem de Capistrano, município do Maciço de Baturité, e participa da feira desde a primeira edição. Com 10 anos de experiência em produção natural, ele afirma que o foco não é apenas vender alimentos, mas sim "vender saúde".

    Márcio de Freitas participa da feira desde a primeira edição. - Foto: José Leomar

    “O pequeno produtor é a base da sociedade, pois enquanto grandes produtores focam na exportação, é a agricultura familiar que garante a alimentação local. Continuamos retornando à Alece devido à alta aceitação e fidelidade dos clientes. A feira nos proporciona uma visibilidade muito grande”, afirmou Márcio.

    Junho Ambiental

    Com a iniciativa, a Assembleia reafirma seu compromisso com o desenvolvimento local e a qualidade de vida de quem faz o Legislativo acontecer, diariamente. A feira marca o começo das programações do Junho Ambiental, que tem como foco ações climáticas e de sustentabilidade.

    “O uso de produtos orgânicos transforma a saúde das pessoas, reforça a sustentabilidade e valoriza o nosso produtor familiar cearense. Então, a feira e toda a programação deste mês buscam incentivar e  facilitar o acesso dos servidores para esse tipo de produto”, informou a servidora pública da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do CRS, Camila França.

    O Junho Ambiental tem o tema “Um Apelo Global para a Ação Climática”, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU). As atividades visam fortalecer a conscientização ambiental e incentivar práticas sustentáveis entre servidores, colaboradores e a população em geral. 

    Edição: Gleydson Silva/Agência de Notícias

    Em defesa das meninas

     

    Governo do Ceará promove ação de combate à violência contra a mulher no amistoso da Seleção Feminina no Castelão
    Governo do Ceará promove ação de combate à violência contra a mulher no amistoso da Seleção Feminina no Castelão
    Texto: Ascom Secretaria das Mulheres
    Foto: Secretaria das Mulheres
    Compartilhar:
    O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, realiza, nesta terça-feira (9), uma grande ação educativa de conscientização e enfrentamento à violência de gênero durante o amistoso da Seleção Brasileira Feminina, na Arena Castelão, em Fortaleza.
    A iniciativa contará com a Unidade Móvel da secretaria no entorno do estádio, distribuindo materiais informativos, orientando o público sobre os direitos das mulheres e divulgando a rede de acolhimento e proteção coordenada pelo Estado.
    A ação também reforça o papel da Sala Lilás da Arena Castelão. O espaço, que opera em dias de jogos, é um equipamento do Governo voltado ao atendimento humanizado e ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade ou violência dentro do próprio estádio.
    A atividade integra o conjunto de estratégias do Governo do Ceará para ampliar a conscientização pública, fortalecer a prevenção e garantir que os espaços de esporte, cultura e lazer sejam ambientes absolutamente seguros para todas as cearenses.
    Serviço
    Governo do Ceará promove conscientização no jogo da Seleção Feminina
    Data: 09/06/2026 (terça-feira)
    Horário: A partir das 20h
    Local: Arena Castelão – Av. Alberto Craveiro, nº 2901, Castelão – Fortaleza/CE

    Crédito do BNB para “cadeia produtiva do amor” movimenta mais de R$ 700 milhões e impacta em 6 mil empregos

     


                                             Alimentação foi o campeão de negocios ano passado.

    No Ceará, os segmentos como flores, joias, vinhos, restaurantes e cinemas movimentaram mais de R$ 173 milhões em crédito do BNB em 2025
    O dia 12 de junho é a data mais romântica do ano. Quando o Dia dos Namorados cai em uma sexta-feira, como em 2026, é a oportunidade perfeita para os casais dedicarem tempo de qualidade ao relacionamento, sem nem precisarem se lembrar do quanto a economia girou para que desfrutassem de momentos especiais entre eles. A “cadeia produtiva do amor” entrega produtos e serviços aos apaixonados enquanto gera e mantém vagas de empregos.
    Itens que compõem um dia especial na vida de um casal, como flores, joias, jantares, vinho e cinema, movimentam recursos que se transformam em negócios, logística, compra de insumos, impostos e postos de trabalho. Segundo dados do Banco do Nordeste (BNB), somente com atividade de floriculturas, comércio e cultivo de plantas e flores naturais e ornamentais foram financiados R$ 34,8 milhões pela Instituição em 2025 em sua área de atuação (estados nordestinos e partes de Minas Gerais e Espírito Santo).
    Outros R$ 54,9 milhões foram destinados a atividades como comércio e fabricação de joias, relógios, bijuterias, pedras preciosas e semipreciosas. Já para restaurantes, bares, hotéis e pousadas, o BNB liberou R$ 594,2 milhões. Com financiamento da cadeia produtiva do vinho, foram R$ 10,1 milhões, ano passado, além de R$ 1 milhão contratado para distribuição, produção, pós-produção de vídeo e estúdios cinematográficos.
    Somadas as cinco atividades aqui citadas, a instituição movimentou R$ 710 milhões no ano passado. Os investimentos nesses setores impactaram em 6 mil empregos gerados ou mantidos na área de atuação do BNB no último ano, indicam dados do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de pesquisas da instituição.
    Segundo o economista-chefe do BNB, Rogerio Sobreira, os itens indicados no levantamento representam um recorte de setores presentes no cotidiano das pessoas. “Essas atividades econômicas ajudam a ilustrar como o crédito impulsiona o setor produtivo. Sempre que um financiamento acontece, diferentes profissionais e empresas são acionados ao longo do processo. Assim, até em momentos simples do cotidiano — como um passeio em casal no Dia dos Namorados —, estamos usufruindo de bens e serviços e, assim, contribuindo para movimentar a economia”, afirma.
    Ceará
    Os segmentos que compõem a “cadeia produtiva do amor” no Ceará movimentaram mais de R$ 173,7 milhões em 2025, assim distribuídos: R$ 142 milhões para o setor de restaurantes; R$ 16,1 milhões para a produção e comércio de flores; R$ 14,1 milhões para as joalherias e afins; R$ 1 milhão para produção ou comércio de vinhos; e R$ 116 mil para o audiovisual. O crédito montante foi responsável por gerar ou manter cerca de 1.400 empregos no estado, de acordo com o Etene.
    Impactos diretos e indiretos
    O diretor de Negócios do BNB, Vandir Farias, destaca que oferecer recursos financeiros com taxas e prazos justos impacta toda a sociedade, não apenas quem é atendido pela instituição. “Neste exercício imaginativo, fica claro que, quando adquirimos um produto ou contratamos um serviço na nossa rotina, muitas vezes não imaginamos que há recursos do Banco do Nordeste naquela cadeia e que os postos de trabalho de quem nos recepciona são gerados ou mantidos a partir desse crédito. Feliz Dia dos Namorados a todos os casais e ótimos negócios aos nossos clientes!”, deseja.

    Camocim em festa com Elmano e Cid

     

    Com investimento superior a R$ 18 milhões, rodovia que liga Camocim ao distrito de Guriú será pavimentada

    Com investimento superior a R$ 18 milhões, rodovia que liga Camocim ao distrito de Guriú será pavimentada

    Trecho, que conta com 17 km de extensão, integra a CE-313

    Cumprindo agenda em Camocim, nesta segunda-feira (8), o governador Elmano de Freitas assinou ordem de serviço para o início das obras de pavimentação de uma rodovia que liga o município até o distrito de Guriú. O investimento para a realização das atividades no trecho, que possui 17 km de extensão e pertence à CE-313, é superior a R$ 18 milhões.

    Governador Elmano de Freitas assinando a ordem de serviço

    “Eu tenho certeza que o coração de vocês está cheio de alegria. Imaginar que no dia de hoje, junto com a nossa prefeita, nós vamos começar os passos para realizar um sonho. Eu sei o que é andar em uma estrada ruim, sei o que é alguém estar doente e para levar até o hospital ter uma estrada que dificulta. A estrada vai servir para quem está precisando na área da saúde, para a educação, para quem produz, para o turismo”, destacou o governador Elmano de Freitas.

    População presente na solenidade

    As ações serão executadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). O percurso contará com intervenções como terraplanagem; drenagem; pavimentação asfáltica; correção de interseções e retornos; além da adição de sinalização vertical e horizontal.

    O senador Cid Gomes ressaltou que a nova estrada será uma verdadeira ponte para o crescimento de toda a região. ”O senhor, governador Elmano, passará para a história de Camocim e de Guriú como um divisor de épocas. Uma idade antes e depois do governador Elmano. Essa estrada não será só asfalto, será pilhas e pilhas de oportunidades para o povo de Guriú. Isso vai explodir de desenvolvimento, de progresso, de trabalho para Camocim e região. Isso será um novo polo turístico para o Ceará. O que o governador Elmano tem feito é dar apoio para o crescimento de todo o Ceará, em todas as áreas”.

    Senador Cid Gomes em seu discurso

    Com todos os serviços que serão realizados na estrada, a população da região ganhará uma nova rota para as praias do Litoral Norte, como Jericoacoara e Tatajuba, reconhecido polo turístico cearense.

    Prefeita de Camocim, Betinha agradeceu ao governador Elmano de Freitas e reforçou a parceria junto ao Governo do Estado em prol do desenvolvimento do município. “Este é um momento histórico para Camocim e Guriú. Só nós sabemos o quanto essa estrada foi tão sonhada. Esse é um governador extremamente trabalhador, de entregas e de compromisso. Esse compromisso está sendo cumprido hoje com essa ordem de serviço. Tá lindo de ver o início dessa obra para deixar o nosso Camocim cada vez mais bonito”, afirmou.

    Prefeita de Camocim, Betinha

    O novo trecho também irá conectar a CE-313 com a CE-085, garantindo mais segurança e comodidade no deslocamento de moradores ou turistas, sobretudo para povoados como Pesqueiro e Tucuns.

    Vistoria no trecho da rodovia

    Elmano de Freitas garantiu, ainda, uma novidade para a saúde de Camocim e região. “O povo do Camocim vai ter os seus 10 leitos de UTI que tanto quer. Esse mês iremos assinar o convênio para garantir o recurso para esses leitos. Isto significa salvar vidas do povo do Camocim e é por isso que vou fazer”, salientou.

    Mais avanço

    Outras obras do Governo do Ceará seguem em andamento para o desenvolvimento de Camocim e toda a região, como a construção de duas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Ao todo, o investimento para a realização das unidades de ensino é superior a R$ 20 milhões.

    Obras de escola em tempo integral

    “Este neto de agricultor quer fazer a melhor escola que o povo de Camocim pode ter. Se meu avô não pôde entrar na escola, eu quero que os filhos do povo cearense tenham a melhor escola possível. Uma salva de palmas para os nossos professores e professoras”, completou o governador Elmano de Freitas.

    Desde 2023, equipamentos importantes foram inaugurados no município, como o Quartel dos Bombeiros de Camocim e uma Delegacia da Polícia Civil. Em breve, o Campus da Universidade do Vale do Acaraú na cidade também será entregue pelo Estado.


    Coluna do Macário Batista em 09 de junho de 2926


    “O PIX é cearense, de Sobral
    O Pix, sistema de pagamentos instantâneos que revolucionou a economia brasileira, carrega em seu DNA a engenhosidade e a criatividade históricas do povo cearense. Lançado pelo Banco Central, o mecanismo foi idealizado e coordenado pelo engenheiro eletrônico cearense Angelo José Mont'Alverne Duarte, natural de Sobral. Essa mente brilhante transformou a maneira como o país lida com o dinheiro, provando que o Ceará é um exportador de inovação, inteligência e soluções tecnológicas de impacto global. A trajetória de Angelo José Mont'Alverne Duarte reflete a dedicação e o rigor acadêmico que moldaram sua capacidade inventiva. Formado em Engenharia Eletrônica pelo prestigiado Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e com doutorado em Economia, Angelo uniu a precisão exata com a visão de mercado necessária para estruturar o projeto. Como chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, ele liderou a equipe que transformou um conceito complexo em uma realidade acessível para milhões de cidadãos. A engenhosidade cearense, historicamente forjada na resiliência e na busca por saídas criativas diante dos desafios, manifesta-se plenamente na arquitetura do Pix. O povo do Ceará é conhecido por sua capacidade de se reinventar e de liderar rankings nacionais de educação e inovação, superando barreiras com intelecto e determinação. A criação do Pix serve como um símbolo definitivo dessa capacidade, mostrando que o Nordeste brasileiro dita o ritmo da modernização tecnológica e da inclusão financeira no país. Hoje, a grandiosidade do Pix é incontestável, consolidando-se como o meio de pagamento mais popular do Brasil e um modelo copiado internacionalmente. Movimentando bilhões de reais diariamente com transações gratuitas, seguras e em tempo real, o sistema incluiu milhões de pessoas no mercado financeiro e impulsionou pequenos negócios. Essa revolução silenciosa e digital transformou o cotidiano da nação, deixando claro que o maior orgulho da tecnologia nacional tem origem e sotaque cearenses.” Esse texto pedi ao João Bosco Gaspar permissão para pulicar. Ele cuida da história da Serra Grande que o Piauí namora, namora e acha que um dia noiva. E hoje, o texto, já corre o mundo.
     

    A frase: “Quando preciso de respostas, geralmente as encontro”. Isso é pra quem sabe ser feliz.

     

    O PIX é nosso (Nota da foto)

    Nós, os exportadores do mar
    O Ceará transformou sua tradição pesqueira em potência econômica. A vocação construída entre o oceano, a experiência dos pescadores e a força da cadeia produtiva colocou o estado na liderança nacional das exportações de pescados. Somente nos quatro primeiros meses do ano, o Ceará exportou US$ 28,73 milhões em lagosta, camarão e peixes. Isso é politica.

    Ficou assim...
    O rachadinho do Fundo Eleitoral do TSE - PL: R$ 881,6 milhões-PT: R$ 615,3 milhões-União Brasil: R$ 526,2 milhões-PSD: R$ 421 milhões-PP: R$ 417 milhões-MDB: R$ 400 milhões-Republicanos: R$ 348,5 milhões-Podemos: R$ 245,9 milhões-PDT: R$ 169,2 milhões-PSB: R$ 152,2 milhões-PSDB: R$ 147,8 milhões-PSOL: R$ 131,5 milhões.

    Em 15 e 16 de junho
    O Tribunal de Contas do Estado do Ceará é apoiador institucional do XIV Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2026 que, nesta edição, traz como tema central “Governar com estratégia, inovar para resultados”.

    As compras dos gringos
    As exportações do Ceará para os Estados Unidos alcançaram US$ 269,8 milhões entre janeiro e abril de 2026, resultado 30,03% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

    Tem quem não goste
    No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o Ceará exportou US$ 745,95 milhões para o mercado internacional, volume 49% superior ao registrado no primeiro quadrimestre de 2025, quando as vendas externas somaram US$ 500,5 milhões.


     

    Bom dia

                                                       Capa do jornal OEstadoCe




     

    O Papa Leão XIV desembarcou em Madri para uma viagem de sete dias, ele foi recebido pela realeza e pelas maiores autoridades do governo.

    .Ainda durante o voo, o pontífice quebrou o protocolo e afirmou que o histórico de condutas inaceitáveis cometidas por figuras religiosas no passado é, nas palavras dele, "uma ferida aberta".
    E quando olhamos para a história recente da Espanha, a dimensão desse impacto é assustadora, um levantamento oficial publicado no ano passado estimou que mais de 230 mil jovens podem ter sofrido as consequências dessas falhas gravíssimas no país desde a década de 1940. Foram décadas de omissão e falta de transparência que destruíram a confiança de milhares de famílias.
    Para tentar reparar o que foi quebrado, um acordo inédito acaba de ser assinado entre o governo e a instituição para indenizar as pessoas afetadas, mas a grande reflexão que fica não tem a ver com dinheiro.
    O fato do líder máximo da Igreja precisar usar a sua plataforma e clareza para pedir desculpas públicas nos mostra que, no fim do dia, toda instituição é feita de homens e quando o poder opera no escuro por muito tempo, a conta do silêncio é sempre a mais cara de se pagar. 🏛️📜
    Você acredita que indenizações e pedidos de desculpas públicos são suficientes para recuperar a confiança que foi quebrada ao longo de décadas?