Contato

Nem isso ele merecia. Mas levou.

 

postado em

O tapa com luva de pelica dos jogadores do Iran a Donald Trump
Após o empate com a Bélgica (0 x 0) em Los Angeles, os jogadores e dirigentes do Iran deixaram um recado escrito, que pode ser entendido claramente como um desabafo contido contra as arbitrariedades de Donald Trump.
“Da antiga Pérsia, de milhares de anos ao Irã civil de hoje, o espírito do Irã continua vivo e equilibrado. Viemos a Los Angeles com orgulho, competimos com honra e nos vamos com dignidade. Obrigado, Los Angeles, por sua hospitalidade. E obrigado a todo iraniano que deu seu próprio coração, a própria voz e o próprio alento para o Irã durante estes 180 minutos. Que a paz, o respeito e a amizade prevaleçam em todas as nações”.
Patrocinado
Por determinação de Trump, o Irã não pôde se hospedar em Los Angeles, onde jogou contra Nova Zelândia e Bélgica. Os jogadores precisaram se alojar no México e chegar ao local da partida uma hora antes. A volta ao México também era uma hora depois de terminado o jogo.
Além disso, os residentes no Irã não puderam entrar nos Estados Unidos para alentar seu time, apenas os que vivem nos EUA.
Não é apenas o Irã. A barreira de entrada foi estendida também a Haiti, Senegal e Costa do Marfim.
Kalidou Koulibaly, capitão do Senegal, lamentou: “Eu não entendo porque as pessoas da África não podem ter o seu povo aqui”.

A eleitora do Girão

 

A mulher do Jair não suporta Ciro e se diz eleitora de Eduardo Girão.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro voltou a criticar as articulações do PL no Ceará para uma possível aliança com o pré-candidato ao Governo do Estado, Ciro Gomes (PSDB). As declarações reacendem um debate que já provocou divergências dentro do grupo bolsonarista e colocou em xeque as negociações conduzidas por lideranças do partido no Estado.
Michelle, em publicação das redes sociais, contestou o argumento de que uma eventual composição entre PL e Ciro teria como objetivo principal derrotar o PT no Ceará. Segundo ela, essas tratativas não estariam relacionadas apenas ao enfrentamento político ao partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Nunca foi para tirar o PT, e sim por projetos de poder”, escreveu a ex-primeira-dama, sem declinar nomes, mas em um recado ao deputado federal André Fernandes que fez um acordo com Ciro para o pai, deputado estadual Alcides Fernandes, receber o apoio na disputa ao Senado.
A manifestação de Michele surge poucos dias após o pré-candidato do NOVO ao Governo do Estado, Eduardo Girão, direcionar críticas com o mesmo teor ao acordo entre André e Ciro. Michele quer o PL no palanque de Girão, um aliado histórico e leal ao ex-presidente Bolsonaro.
Michelle também informou que gravou um vídeo sobre o assunto e sinalizou que pretende divulgar novas críticas à aproximação entre o PL e o tucano. A ex-primeira-dama tem agenda no dia 10 de julho, em Fortaleza, para oficializar a pré-candidatura da deputada federal Priscila Costa ao Senado.
Em outra publicação, Michele compartilhou trecho de entrevista concedida por Ciro Gomes à revista Veja, na qual o pré-candidato ao Governo do Ceará reafirma as divergências com o bolsonarismo.
“A nossa desavença nacional com o PL é insuperável. Apoiar Flávio Bolsonaro não está em discussão. Se estivesse, nós não tínhamos nem sentado para conversar sobre a aliança regional”, afirmou Ciro. Em meio aos conflitos internos, Michele lançou uma cruzada para o PL do Ceará fechar aliança com o NOVO.

Gilmar diz que Mendonça cometeu "erro crasso" em delação de Vorcaro

 


O ministro do STF, Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira (22) que o ministro André Mendonça cometeu um "erro crasso" ao se envolver nas negociações da delação premiada do ex-banqueiro Daniel Vorcaro.
Segundo Gilmar, a negociação de um acordo de colaboração é atribuição da Polícia Federal e do Ministério Público, e não do relator do caso.
"Na conversa que nós tivemos, por exemplo, disse-se que o André Mendonça tinha recebido um advogado fazendo proposta de delação seletiva. E aqui já há uma impropriedade, porque a lei não permite que o relator participe, ou que o juiz participe, da delação entre o Ministério Público ou a Polícia Federal e o delator", disse o ministro durante entrevista ao Roda Viva.
A proposta de uma "delação seletiva" foi mencionada por André Mendonça durante seu voto no julgamento que analisava os recursos de Henrique e Felipe Vorcaro, pai e primo do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, contra suas prisões preventivas.
Na sequência, Gilmar afirmou que a participação de Mendonça nas tratativas, caso confirmada, é um equívoco.

"Então, aqui já há algo de erro crasso. Se está participando de conversas ou se está expulsando advogados do processo, isso tem algo de errado", concluiu.

Que espere o resultado no banco de reserva

 

Se tá bichado, pega o boné
O líder do governo Lula no Senado Jaques Wagner (PT-BA), apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira, 22, recurso para tentar anular a decisão que permitiu operação de busca e apreensão em suas moradias.
A defesa do senador sustenta que houve “erros graves” e que Wagner não atuou no Congresso Nacional para favorecer o Banco Master, de Daniel Vorcaro.
“O senador se posicionou contra a ‘Emenda Master’, apresentada por outro parlamentar”, disse nota enviada pelo gabinete do senador, que também criticou a apreensão de dinheiro em espécie encontrado em endereços de Wagner.
”Em relação aos valores em espécie encontrados, a defesa aponta que todos têm origem lícita e comprovada: parte é proveniente de diárias publicamente declaradas pagas pelo Senado para missões no exterior, e outra parte foi adquirida por meio de operações oficiais junto a instituição financeira, com registro regular."
Como mostrou o Estadão, o valor recebido por Wagner em diárias não coincide com o numerário apreendido pela Polícia Federal esta semana.
Nesta última quinta-feira, 18, a Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 18, a nona fase da Operação Compliance Zero, que teve Wagner como principal alvo.
A investigação apura fraudes envolvendo o Banco Mastere o PT da Bahia, os vínculos do ex-banqueiro Daniel Vorcaro e a suposta participação do parlamentar no esquema.
A PF suspeita que Jaques Wagner recebeu um imóvel de R$ 2,5 milhões e pagamentos de propina que totalizaram R$ 3,5 milhões por meio de uma empresa ligada a um de seus familiares.
Segundo os investigadores, a estrutura teria sido utilizada para ocultar vantagens indevidas supostamente pagas no contexto das fraudes investigadas na Compliance Zero.
A PF também investiga se Jaques Wagner usou a atuação parlamentar para defender pautas de interesse do Banco Master no Congresso. Segundo os investigadores, o senador teria tratado diretamente com o ex-sócio da instituição, Augusto Ferreira Lima, de propostas que poderiam beneficiar o banco controlado por Daniel Vorcaro.

Comissão de Orçamento inicia trabalhos com pressa diante das eleições

 

Colegiado é um dos mais importantes do Congresso Nacional e tem na presidência em 2026 o deputado federal cearense Domingos Neto (PSD-CE)
Sob a presidência do deputado federal cearense Domingos Neto (PSD-CE), a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional inicia os trabalhos nesta terça-feira (23). Convocada para às 16h de hoje, reunião extraordinária convocada pelo presidente tem na pauta votação de requerimentos para realização de audiências públicas com ministros e debates sobre áreas estratégicas do orçamento da União.
Com a expectativa de que as eleições de 2026 impactem o funcionamento do Congresso e, consequentemente, da Comissão, podendo inclusive atrasar a tramitação do Orçamento de 2027, o presidente quer dar celeridade aos trabalhos, tendo em vista o tempo mais curto.
Domingos Neto diz que neste ano será preciso ter “ainda mais responsabilidade” com o calendário. O deputado diz que a CMO tem um papel central na organização das prioridades do país e defende que os trabalhos da Comissão aconteçam com profundidade, mas também com celeridade.
Por outro lado, falou que os trabalhos não devem ser prejudicados por contas das eleições. “Com o sistema híbrido e votação remota, acredito que não teremos problemas em dar seguimentos aos trabalhos, mesmo em ano eleitoral”, disse Domingos Neto, em resposta enviada a O Estado CE, por meio de sua assessoria de imprensa.
Antes da reunião desta terça, o presidente vai se reunir com o Colégio de Líderes da CMO para discutir a organização dos trabalhos do colegiado. Entre os requerimentos que serão votados estão convites para audiências públicas com pelo menos quinze ministros, das áreas de Planejamento e Orçamento, Casa Civil, Educação, Desenvolvimento Social, Justiça e Segurança Pública, Cidades, Desenvolvimento Regional, Agricultura, Minas e Energia, Meio Ambiente, Defesa, Esporte, Gestão e Inovação, Relações Institucionais e Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
O objetivo é auxiliar os membros da comissão a acompanhar a execução orçamentária dos ministérios, discutir as prioridades de cada pasta e avaliar os investimentos previstos em áreas fundamentais.
Na pauta de hoje também estão requerimentos sobre políticas públicas para o setor agropecuário no âmbito das peças do orçamento de 2027, além de debates sobre financiamento da educação infantil, creches e questões orçamentárias relacionadas ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.
Composta por senadores e deputados, a CMO é responsável por analisar o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e os créditos adicionais enviados pelo Poder Executivo., além de fiscalizar as contas públicas.
O colegiado já inicia os trabalhos precisando analisar créditos que somam R$ 33,4 bilhões, além do planejamento para a LDO 2027, que precisa ser votada até o dia 17 de julho, antes do recesso parlamentar. A matéria fixa as regras para a elaboração do Orçamento do ano seguinte.
Sob a condução do presidente Domingos Neto, a Comissão também deve realizar a eleição da sua Mesa Diretora, incluindo os vice-presidentes, além de designar as principais relatorias do Orçamento de 2027, que serão indicadas pelos líderes de partidos. Neste ano, obedecendo à regra de alternância, as relatorias caberão a senadores.
Domingos Neto - que também é coordenador da bancada federal do Ceará - foi eleito presidente da CMO no último dia 16 de junho. O parlamentar cearense foi eleito por aclamação, após indicação de seu nome pelo líder do PSD na Câmara, deputado federal Antônio Brito (PSD-BA).

Por Igor Magalhães da Editoria de Politica do jornal OEstadoCe

Capa do jornal OEstadoCe-

 


Bom dia

 

Coluna do Macário Batista em 23 de junho de 2026
Para entender Ciro, Cid e et caterva
Entre as frases mais conhecidas de Sigmund Freud, uma continua despertando reflexões mais de um século depois de ter sido formulada: "O eu não é dono em sua própria casa". A afirmação resume uma das ideias centrais de sua teoria sobre o funcionamento da mente humana e a gente te explica! Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, Freud defendia que nem todas as nossas escolhas, emoções e atitudes são controladas de forma consciente. Segundo ele, existe uma parte importante da vida psíquica que permanece fora da nossa percepção, mas que influencia diretamente a maneira como pensamos e agimos. Essa visão revolucionou os estudos sobre comportamento humano ao sugerir que desejos reprimidos, lembranças esquecidas e conflitos internos podem atuar silenciosamente sobre nossas decisões. Eita, será? Para Freud, fenômenos como sonhos, lapsos de memória e atos falhos seriam algumas das formas pelas quais esses conteúdos inconscientes se manifestam. Na psicanálise, o ego é a instância responsável por mediar a relação do indivíduo com a realidade. Porém, Freud acreditava que ele não possuía controle absoluto sobre a mente. Isso porque divide espaço com impulsos, desejos e experiências armazenadas no inconsciente. A famosa frase expressa justamente essa limitação. Ela sugere que, por trás de muitos comportamentos, existem motivações que não são percebidas de maneira clara pela própria pessoa. Em outras palavras, nem sempre sabemos exatamente por que sentimos, pensamos ou agimos de determinada forma. Mesmo após décadas, Freud continua sendo uma referência quando o assunto é a compreensão da mente humana. Seu pensamento influenciou a psicologia, a filosofia, a sociologia, a literatura e a educação. Além disso, pesquisas atuais sobre hábitos automáticos e tomada de decisões reforçam a ideia de que grande parte da atividade mental acontece sem passar pela consciência. Embora os conceitos tenham evoluído ao longo do tempo, a noção de que existem processos psicológicos atuando nos bastidores da mente segue presente na ciência contemporânea. Por isso, a frase "O eu não é dono em sua própria casa" permanece tão atual! Para Sigmund Freud, essa frase expressa que a consciência representa apenas uma parte da vida psíquica. O ego, que é a instância responsável por se relacionar com a realidade e tomar decisões, coexiste com impulsos, desejos e memórias inconscientes que podem influenciar seu funcionamento.
A frase: “Não, o dinheiro não traz felicidade; na verdade, ela está na realização dos desejos mais antigos da nossa vida” Freud explica.
Políticos rastreados até nos sertões (Nota da foto)
O vereador Lukão (PSDB), de Juazeiro do Norte, afirmou ter encontrado um rastreador instalado no veículo dele. O caso foi divulgado pelo parlamentar em vídeos publicados na noite deste sábado (20) nas redes sociais. Segundo Lukão, o equipamento foi localizado depois de se desprender e cair do carro. “Quando eu estava tirando o carro, caiu a peça e eu fui olhar o que era. Fica rastreando cada passo que eu dou. Vou atrás disso aqui até o fim”, declarou.
Pauta: pesquisar insanidade
Leitor dessas mal traçadas linhas é abordado na Praça da Imprensa, enquanto fazia caminhada matinal. Cidadão com cara de “cinzento”, alienígena achado por americanos diz: “Essa camisa azul da Seleção tem o diabo dela”. Juro!
Desencontrados
Cid Gomes insiste em Junior Mano candidato a Senador. Junior Mano trabalha para tal. Elmano de Freitas e Camilo Santana trabalham por Cid senador de novo. Nesse couro de joelho vão acabar chupando o dedo. Os 4.
Eleitor-torcedor
Roberto Pessoa, prefeito de Maracanaú, vestiu a camisa da Seleção e foi pro Tauá, curtir uma exposição agro&pecuária, coisa do seu, dele, metiê. Fustigado não escondeu: Voto Elmano, Governador. Cansado da pergunta.
550 unidades selecionadas e 200 habilitadas
O governador Elmano, o ministro José Guimarães, e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, anunciaram, no sábado (20), a construção do Residencial Heisenberg, no bairro Dias Macedo. Faz parte do Minha Casa, Minha Vida.

Pedido do dep. Renato Roseno
A Assembleia Legislativa (Alece) realizou ontem, uma audiência pública para discutir o direito de pessoas idosas e com deficiência ao desconto e à gratuidade da tarifa no transporte público. Pra ver se respeitam os idosos.

Elmano inaugura Casa da Mulher Cearense em Crateús e amplia ações de combate à violência contra a mulher


O município de Crateús passou a contar, neste sábado (20), com a quinta Casa da Mulher Cearense do Interior do Estado, equipamento voltado ao acolhimento, proteção e atendimento especializado às mulheres vítimas de violência. A unidade, construída pelo Governo do Ceará, recebeu o nome de Nadinny Antônia Oliveira Hanorato, jovem crateuense vítima de feminicídio em 2021.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora Jade Romero, da secretária das Mulheres, Juliana Lucena, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, da prefeita de Crateús, Janaína Farias, além de outras autoridades estaduais e municipais.
PRIORIDADE
Durante o evento, Elmano destacou que a ampliação da rede de proteção às mulheres é uma das prioridades da gestão estadual.
“Hoje, estamos fortalecendo uma rede de apoio para enfrentar um problema muito sério, que é a violência contra as mulheres. Essa é uma situação que exige muita união do povo cearense para ser superada, garantindo que as mulheres sejam tratadas com respeito, não sofram violência e não tenham suas vidas interrompidas”, afirmou o governador.
Elmano ressaltou ainda que o Estado seguirá investindo em ações de acolhimento, proteção e autonomia para as mulheres. “Nós estaremos ao lado das mulheres em todos os momentos em que elas precisarem, para acolher, proteger e ajudá-las a conquistar independência financeira”, acrescentou.
INVESTIMENTO DE R$ 6,8 MILHÕES
Com investimento de mais de R$ 6,8 milhões, a nova unidade beneficiará mulheres dos 13 municípios que compõem a região dos Sertões de Crateús: Crateús, Ararendá, Catunda, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Santa Quitéria e Tamboril.
O equipamento oferece atendimento integrado e humanizado, garantindo um ambiente seguro para denúncias, orientação jurídica, acompanhamento psicológico e encaminhamento social.
MAIS PROTEÇÃO
A vice-governadora Jade Romero destacou que a Casa da Mulher Cearense representa uma conquista histórica para a região. “Este equipamento nasceu do sonho de muitas mulheres e, hoje, é dia de concretizar esse sonho. Esta Casa é um espaço de acolhimento, mas também de esperança para aquelas mulheres que lutam diariamente para conquistar seus direitos básicos e, muitas vezes, o direito de encerrar um relacionamento e continuar vivas”, enfatizou.
Atualmente, o Ceará conta com 110 equipamentos voltados à proteção e atendimento das mulheres, entre Casas da Mulher Brasileira, Casas da Mulher Cearense, Casas da Mulher Municipais, Salas Lilás e Delegacias de Defesa da Mulher.
ATENDIMENTO COM QUALIDADE
A secretária das Mulheres, Juliana Lucena, destacou que a nova unidade amplia as oportunidades de proteção e fortalecimento da autonomia feminina.
“A Casa vem para apoiar todas as mulheres, especialmente aquelas para quem esse apoio representa a única oportunidade de romper o ciclo da violência. O Governo do Ceará demonstra, de forma concreta, que o cuidado com as mulheres é uma prioridade”, afirmou.
Além dos atendimentos especializados, a Casa da Mulher Cearense de Crateús oferecerá cursos de qualificação profissional, registro de boletins de ocorrência, solicitação de medidas protetivas e atendimento psicossocial.
Entre os órgãos que atuarão no local estão a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça.
HOMENAGEM À VÍTIMA DE FEMINICÍDIO
A unidade recebeu o nome de Nadinny Antônia Oliveira Hanorato, vítima de feminicídio em 2021. Durante a solenidade, o pai da jovem, Francisco Hanorato, destacou a importância do equipamento para evitar novas tragédias.
“Nossa família foi vítima de um feminicídio terrível e não queremos que outras famílias passem pela mesma dor. Que as mulheres procurem esta Casa e se sintam seguras para fazer seu grito de socorro e de alerta, para que situações como a que vivemos não se repitam”, declarou.

Camilo se reúne com 140 prefeitos em diálogo para montar chapa governista de 2026

 

A poucos dias da abertura do período das convenções partidárias, o senador Camilo Santana (PT) acelera as articulações políticas para consolidar a aliança que dará sustentação à candidatura à reeleição do governador Elmano de Freitas em 2026.
Desde que deixou o Ministério da Educação para se desincompatibilizar do cargo e ficar à disposição do PT no processo eleitoral, Camilo ampliou a agenda de encontros com prefeitos e lideranças políticas de todas as regiões do Estado.
As informações de aliados ao Palácio da Abolição apontam que, nesses últimos dois meses, Camilo já se reuniu com pelo menos 140 dos 184 prefeitos cearenses.
A movimentação ganhou intensidade nas últimas semanas e deve se fortalecer ainda mais até o fim de junho, período considerado decisivo para a definição dos nomes que irão compor a chapa majoritária governista.
Camilo mantém diálogo permanente com importantes lideranças partidárias, entre elas os presidentes regionais do MDB (Eunício Oliveira), do PSD (Domingos Filho), do Republicanos (Chiquinho Feitosa) e com o senador Cid Gomes (PSB). As conversas envolvem a construção da aliança política e a definição dos espaços na chapa que disputará o Governo do Estado e o Senado Federal.
Sintonizado com o presidente Lula, Camilo tem defendido que a composição seja construída de forma coletiva, reunindo os principais aliados do grupo político que governa o Ceará. A estratégia, segundo interlocutores, é montar um “time competitivo” para enfrentar a oposição nas eleições do próximo ano.
Além das discussões eleitorais, as reuniões com os prefeitos têm como foco as parcerias entre os governos estadual e federal, a execução de obras e investimentos nos municípios e a ampliação de programas sociais e de infraestrutura.
Munido de levantamentos e pesquisas de opinião, Camilo também trabalha na definição das estratégias eleitorais para os próximos meses. A avaliação dentro da base aliada é de que a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Ceará durante o período eleitoral será um dos principais trunfos da campanha.

Nos cálculos do senador, a aliança formada por PT, MDB, PSB, Republicanos e demais partidos da base terá força suficiente para garantir a reeleição de Elmano de Freitas e manter a hegemonia do grupo político que administra o Estado há quase duas décadas.

O baobá do Passeio Público e a Rede de Pesquisadores Negres do Ceará

 

Na canção “Ploft”, de 1984, Belchior diz no primeiro verso: “O Nordeste sentado na esquina do mapa/... Se mira no Atlântico: América, áfricas, índios, pobres e jovens, tudo um negro blues...”. E por muito tempo o Nordeste foi mantido ali, “no cantinho da disciplina”, com seu povo sendo dizimado pelas recorrentes secas que sempre se abateram sobre a região e que serviram para eleger e enriquecer gerações e gerações de políticos inúteis. As mesmas secas também serviram de matéria-prima para muitas das narrativas dos romances da geração de 30. Mas eis que um dia surge alguém e diz que o problema do Nordeste não era a seca, mas a cerca. Pois é!
Voltando no tempo, lembramos que o Ceará, sentado na esquina do mapa do Nordeste, foi o primeiro Estado a libertar “seus” escravizados, tendo Chico da Matilde, o Dragão do Mar, como principal nome a impedir que se embarcassem escravizados em seus portos, tendo sido o Ceará a primeira província do Brasil a abolir a escravidão. Foi no Ceará também, que se fundou a primeira Academia de Letras do Brasil, a Academia Cearense de Letras (ACL), no ano de 1894, muito antes da Academia Brasileira de Letras (ABL), que só viria a ser fundada no ano de 1897.
A Padaria Espiritual, por sua vez, foi um movimento literário e cultural surgido em Fortaleza no ano de 1892, cujas ideias contestadoras, comportamentos progressistas e produções culturais e literárias de vanguarda postas em prática pelos seus membros, os “padeiros”, viriam antecipar em muitos anos aquilo que seria visto posteriormente na Semana de Arte Moderna, de 1922. É ainda no Ceará que o cineasta Orson Welles (1915 – 1985) aportou em 1942, na tentativa de filmar a história dos jangadeiros cearenses que percorreram 2.700 km, de jangada, de Fortaleza até o Rio de Janeiro, em 1941, com a intenção de reivindicar direitos trabalhistas ao então presidente Getúlio Vargas. O registro, chamado de “Quatro homens numa jangada”, seria parte do filme inacabado de Welles intitulado de It’s all true (É tudo verdade).
Atenta à boa parte desses acontecimentos, uma testemunha permanece como símbolo de memória, bem no coração da nossa cidade de sol e mar. Trata-se do baobá, plantado em 1910, no meio do Passeio Público, e que em 2026 faz aniversário de 115 anos. Diante do avanço descontrolado de farmácias, igrejas e estacionamentos que engolem a cidade, o baobá a tudo observa, tudo vê. E assim, ele sabe muito bem que em sociedades marcadas pela discriminação e pelo preconceito nada é dado às minorias. E muitas vezes, aqueles que lutam por equidade e liberdade acabam sendo perseguidos, “desaparecidos” e mortos, como aqueles que foram fuzilados no Passeio Público, bem antes da chegada do hoje centenário baobá àquele mesmo espaço.
Como quase tudo é negado ao menos favorecidos, é necessário ir à luta para alcançar seus objetivos e ocupar os espaços que nos têm sido negados desde sempre. Assim, para o povo preto, por exemplo, a luta é cotidiana e desigual. O baobá do Passeio Público, que hoje se deleita com a presença de crianças e adultos que se deixam ficar por instantes à sua sombra, não conheceu Ana Triste. O velho baobá também não ouviu os “ganidos de morte vindos daquela janela” vizinha, como nos diz o cantor Ednardo (já disse hoje que amo Ednardo?) na canção “Passeio Público”, de 1976.
Ao completar 115 anos de idade, minha árvore favorita na cidade de Fortaleza (faz algum tempo que não nos vemos, inclusive), vê refletida na soberana beleza dos seus verdes galhos o surgimento da Rede de Pesquisadores Negres do Ceará – Repence, cujo lançamento oficial ocorreu não muito longe dali, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no dia 13 de junho do corrente ano. A Repence, conforme divulgado na mídia local, reúne mais de 400 estudiosos dos mais diversos campos do conhecimento e tem como objetivo, como publicado pelo jornal O povo em 13/06/26: “fortalecer a produção intelectual e a articulação entre pesquisadores negros, de modo a ampliar a participação nos espaços acadêmicos e de formação de políticas públicas”. A Repence nasce forte, como um baobá, e necessária, da mesma forma como foram necessários e fortes em outros tempos, Ana Triste, os “padeiros”, Dragão do Mar, Tristão de Alencar, Padre Mororó e dona Bárbara, por exemplo. Vida longa à Rede de Pesquisadores Negres do Ceará – Repence!
História de Carlos Carvalho do msn
 

Fome de bola leva à aegria do futebol

 

Técnico de Cabo Verde sonha alto após começo impressionante na Copa do Mundo
MIAMI, 21 de junho (Reuters) - O técnico de Cabo Verde, Bubista, acredita que seus jogadores provaram que os sonhos podem superar limitações financeiras depois de conseguirem mais um ponto precioso no empate em 2 x 2 com o Uruguai neste domingo, na primeira Copa do Mundo que o país disputa.
A seleção africana empatou com pesos pesados como Espanha e Uruguai e está na briga por uma histórica classificação ao mata-mata.
“Quando você está em campo, muitas coisas se igualam. Por maior que o adversário seja, muitas seleções ficam em pé de igualdade”, disse Bubista, radiante, aos repórteres.
“Queríamos mostrar isso não apenas no futebol, mas também em outros aspectos da vida."
"Mostrar que é possível alcançar grandes feitos independentemente dos desafios, sejam eles financeiros ou de qualquer outro tipo. Desde que você tenha um sonho e lute por ele.”
O desempenho notável de Cabo Verde fez com que o técnico ousasse pensar em avançar da fase de grupos neste torneio com 48 seleções, no qual as melhores terceiras colocadas também se classificam.
A equipe está em terceiro lugar, com dois pontos, empatada com o Uruguai e dois pontos atrás da Espanha, líder do grupo. A Arábia Saudita está em último lugar, com um ponto, antes da última rodada de jogos.
“Considerando o que conseguimos contra duas seleções de alto nível, acho que nosso foco tem que ser a classificação”, disse.
“Se formos pensar nisso, acho que é legítimo fazê-lo, considerando o que conquistamos... Mas também sabemos que qualquer uma dessas seleções tem a oportunidade de avançar.”
Apesar das atuações impressionantes contra dois ex-campeões da Copa do Mundo, Bubista insistiu que seus jogadores precisam manter os pés no chão antes da última partida da fase de grupos contra a Arábia Saudita.
“Sabemos que essa também será uma partida desafiadora. A Arábia Saudita também tem chances de se classificar”, alertou.
“Obviamente, serão partidas desafiadoras para todas as seleções, mas com certeza vamos tentar vencer.”
Antes da partida, Bubista deu um presente ao técnico do Uruguai, Marcelo Bielsa, dizendo que era um pequeno presente de Cabo Verde e algo para que o técnico de 70 anos se lembrasse deles.
“Para mim e para muitos outros treinadores, especialmente na África, Bielsa é um mestre. Estudamos o que ele fez ao longo de sua carreira”, disse Bubista.
“Fiquei muito feliz por poder conhecê-lo pessoalmente.”
(Reportagem de Rohith Nair em Miami)