Contato

Então pode

 

TRE-CE revoga liminar e libera propaganda do PSDB com Ciro em rádio e TV
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) revogou, por unanimidade, a suspensão de duas peças de propaganda partidária do PSDB protagonizadas pelo pré-candidato a governador Ciro Gomes (PSDB). Na sessão dessa terça-feira (16) a Corte analisou em definitivo a decisão liminar de sábado (13) que havia suspendido a divulgação dos conteúdos em emissoras de rádio e televisão.
Após ouvir os advogados da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV - que denunciou os conteúdos por suposta prática de propaganda eleitoral antecipada -, e de Ciro Gomes e da Federação PSDB-Cidadania, o TRE-CE acolheu as preliminares apresentadas pela defesa e extinguiu o processo sem resolução do mérito.
O relator do caso, desembargador eleitoral Wilker Macêdo Lima, autor da liminar que havia determinado a suspensão, aceitou o argumento apresentado pela defesa de Ciro e do PSDB de que nem o pré-candidato nem a legenda poderiam responder à ação da forma como foram incluídos no processo. Em seguida, o voto do relator foi acompanhado pelos outros membros da Corte.
As peças em questão são as denominadas "O Ceará quer paz" e "O governo omisso é governo cúmplice", veiculadas sob a cota de propaganda partidária gratuita do PSDB. Os conteúdos também foram compartilhados nos perfis de redes sociais de Ciro Gomes e do seu partido.
Durante o julgamento do caso na sessão do TRE Ceará nessa terça (16), representando a acusação, o advogado Francisco Érico Carvalho Silveira reforçou os argumentos apresentados na denúncia da Federação Brasil da Esperança apontando o "desvirtuamento" das peças, com "propaganda vinculada e pessoalizada na pessoa do Ciro Gomes", o que fugiria aos quesitos da legislação sobre a propaganda partidária.

Já o advogado de Ciro e do PSDB, André Garcia Xerez Silva, pediu a revogação da suspensão apontando o que ele considerou falhas no processo, sobretudo, que Ciro Gomes e o PSDB não poderiam ser responsabilizados pela suposta irregularidade denunciada. O advogado também disse não haver "desvirtuamento" no conteúdo das peças de propaganda.

“O pote da oposição está vazio e Elmano vai ganhar no 1o turno”, dispara De Assis Diniz*

 


O deputado estadual De Assis Diniz (PT) não escondeu seu entusiasmo com a candidatura do governador Elmano à reeleição. Em pronunciamento realizado na manhã desta terça (16), ele ressaltou novamente os resultados obtidos pelo governo estadual. “Não há como comparar o volume de entregas do atual governo com as gestões anteriores. Nunca se viu tantas obras e projetos realizados em tão pouco tempo. Na educação, com as escolas de tempo integral; na saúde, com os hospitais regionais; na agropecuária, que está vivendo seu auge com programas de crédito e incentivo à produção; na geração de emprego, com o menor índice de desemprego da série histórica; na segurança pública, com números mostrando a melhora da situação; na economia, com a vinda do polo automotivo, Transnordestina e data centers”, afirmou.

De Assis foi além: “enquanto isso, o pote da oposição está vazio de propostas. Só tem ódio, rancor e fake news. Gente que usa celular pra falar com a sua bolha e sem qualquer trabalho para apresentar. Por enquanto, o debate eleitoral está restrito à imprensa e ao mundo de política. Quando os programas eleitorais começarem, e a população puder fazer essa comparação, vendo inclusive quem é apoiando pelo Lula, pelo Camilo, pelo Evandro; e quem é apoiado pelo bolsonarismo e pela extrema direita, tenho certeza que Elmano vai vencer no 1o turno”, afirmou.

Domingos Neto preside a Comissão Mista de Orçamento

 


A CMO é uma das comissões mais importantes e estratégicas do Congresso Nacional. É responsável por analisar as principais peças orçamentárias do país, incluindo o projeto da Lei Orçamentária Anual, que define a previsão de receitas e a distribuição dos recursos públicos federais. Eleito por aclamação, Domingos Neto agradeceu a indicação de seu nome pelo líder do PSD na Câmara, Antônio Brito(BA), para comandar o colegiado e a confiança dos deputados federais e senadores:
— Num Brasil dividido, uma eleição por aclamação na comissão mais importante do Congresso é uma demonstração de que existe sim a possibilidade de ter acordo e diálogo importante para construir o melhor para o país.

Coluna do Macário Batista em 17 de junho de 2026


Ceará recebe 263 médicos especialistas para fortalecer a atenção especializada no estado
Ação amplia e interioriza a presença de especialistas na rede pública e reforça a capacidade assistencial nos municípios cearenses. O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), realizou o acolhimento dos médicos aprovados no segundo ciclo do Projeto Mais Médicos Especialistas (PMM-E), em Fortaleza (CE). O encontro marca a chegada de novos profissionais ao estado e intensifica a estratégia do Programa Agora Tem Especialistas de reduzir o tempo de espera da população a consultas, exames e cirurgias especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS). “Além de fortalecer a residência médica com 34 mil residentes e 2.600 novas vagas no ano passado, lançamos o Mais Médicos Especialistas para fixar profissionais onde a população mais precisa. Agora tem especialistas atendendo em policlínicas e hospitais do interior, não só nos universitários. É formação em serviço, com mentoria, para ampliar cirurgias, colonoscopias e outros procedimentos que estavam parados por falta de profissional. No Ceará já são 263 médicos, quase 20% do total do programa, reduzindo deslocamentos de até 800 km por atendimento”, destacou Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Com 263 médicos especialistas em atividade, a iniciativa alcança 30 municípios cearenses: Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Caucaia, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá e Tianguá.
A frase: “A soberba faz o grão de areia pensar que é montanha.”. Tem gente da política avaliando os morretes.

A parada agora é federal (Nota da foto)
O Ministério Público Federal no Ceará investiga a prática de possíveis irregularidades e crimes ambientais no processo de desmatamento de vegetação em suposta Área de Preservação Permanente (APP) próxima ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. De acordo com o procurador da República Alexandre Meireles, procedimento administrativo instaurado apura se a área desmatada está dentro de polígono da Mata Atlântica em Fortaleza e se houve interferências na fauna e flora da região, que conta com riachos, nascentes e olhos d’águas.

Lia está com Cid
Mesmo demonstrando dificuldade, sob o ponto de vista da irmandade, a deputada estadual Lia Gomes, no conflito político fica com o irmão Cid, anunciando que vai votar em Elmano de Freitas pra reeleição.

O tempo voa
Os trilhos da Transnordestina  andam  em tempo de viagem rápida. Na região de Quixeramobim, por exemplo, o “trem” voa  a 1,69 km de construção por dia. Contam que hoje estariam prontos 81% do trecho. Disse este jornal.

Sobre liderança
- As maiores lideranças políticas hoje, no Ceará, pensem o que quiserem, são o Lula e o Camilo Santana. A frase é de Cid Gomes, em conversa com políticos em Sobral. Minimizando seu próprio capital.

Arrumou um calo
Chagas Vieira, ex-secretário-chefe da Casa Civil, foi duro rebatendo às declarações do pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado, Ciro Gomes, sobre a redução dos índices de violência no Ceará.

“Mal agradecido”
Divulgado nas redes sociais, num vídeo, Chagas acusou Ciro de ignorar o trabalho das forças de segurança e de desmerecer o esforço de milhares de policiais que atuam diariamente no combate ao crime. Sarna pra se coçar.

 
 

Bom dia

                                                     Capa do jornal OEstadoCe



O dia


Acreditar anda meio fora de moda. Já desconfiar, tá em alta. Esse negócio aí de IA anda fazendo cobertura de mentiroso. E privilegia acesso a incautos e maldosos. Hoje em dia neguim que mente muito tem patrocínio e até mandato. O tempo anda assim: quando alguém dá bom dia, a gente corre pra janela pra ver se não será noite, mas a tal IA pode confirmar...Os cuidadores das eleições deste ano vão ficar abarrotados de processos com dúvidas e certezas. Dai que fica valendo o dito popular...a mentira é o único privilégio do homem sobre todos os outros animais. Cuida.

Elmano cresce e já empata com Ciro Gomes no Ceará



A mais recente pesquisa AtlasIntel/Focus para a sucessão estadual no Ceará mostra um cenário de equilíbrio entre o governador Elmano de Freitas (PT) e o ex-governador Ciro Gomes (PSDB) na disputa pelo governo cearense. O levantamento foi realizado entre terça-feira (9) e domingo (14), com 1.223 entrevistados, margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
De acordo com os dados divulgados pela AtlasIntel e pela Focus Poder, Ciro Gomes aparece com 45,8% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto Elmano de Freitas registra 44,8%. A diferença entre os dois é de apenas um ponto percentual, configurando um cenário de empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa.
Continue lendo no Brasil 247
Os demais nomes testados ficaram bem atrás dos dois primeiros colocados. Eduardo Girão (Novo) alcançou 4,8%, Delegado Huggo Leonardo (Missão) obteve 2,7%, Giovanni Sampaio (PRD) registrou 1,3% e Jarrí Pereira (PSOL), 0,1%. Brancos, nulos e indecisos somam menos de 1% do total.
Nos votos válidos, critério utilizado pela Justiça Eleitoral para definir o resultado das eleições, Ciro Gomes aparece com 46,0%, enquanto Elmano de Freitas registra 45,1%. A distância entre os dois permanece inferior a um ponto percentual.
Segundo turno
A pesquisa também simulou um eventual segundo turno entre Ciro Gomes e Elmano de Freitas. Nesse cenário, o ex-governador aparece com 54,2% dos votos válidos, contra 45,8% do atual governador.
A série histórica apresentada pelo levantamento indica crescimento de ambos os candidatos em relação ao cenário medido anteriormente. Ciro passou de 50% para 53%, enquanto Elmano avançou de 43% para 45% nas intenções de voto do segundo turno.
Metodologia
A pesquisa AtlasIntel/Focus ouviu 1.223 eleitores do Ceará entre os dias 9 e 14 de junho de 2026. O levantamento utilizou recrutamento digital aleatório (Atlas RDR), possui margem de erro de três pontos percentuais e está registrado sob os números CE-03465/2026 e BR-01326/2026.

Justiça suspende propaganda do PSDB com Ciro; sigla vai recorrer


Decisão do desembargador eleitoral Wilker Macedo Lima atendeu pedido da federação do PT e apontou "desvirtuamento" do objetivo das peças

A Justiça Eleitoral determinou a imediata suspensão de duas peças de propaganda partidária do PSDB com Ciro Gomes (PSDB), pré-candidato tucano ao Governo do Ceará. Na decisão, o desembargador eleitoral Wilker Macedo Lima, relator do caso no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), atendeu a pedido do PT, por meio da Federação Brasil da Esperança, formada também por PCdoB e PV.

A decisão liminar suspendeu em rádio e televisão as inserções denominadas "O Ceará quer paz" e "O governo omisso é governo cúmplice", veiculadas sob a cota de propaganda partidária gratuita do PSDB. Os conteúdos também foram compartilhados nos perfis de redes sociais do pré-candidato e do partido. O descumprimento da decisão pode gerar multa de R$ 20 mil por cada exibição irregular de um dos vídeos.

O PSDB, por meio da assessoria de imprensa, informou que irá recorrer da decisão.

Os dois vídeos em questão são protagonizados por Ciro, que, além de pré-candidato a governador, é presidente estadual do PSDB, partido que está na oposição ao governador Elmano de Freitas (PT). No vídeo "O Ceará quer paz", o tucano aborda o tema da segurança pública e afirma que vai "lutar de todas as formas" para devolver esse direito aos cearenses. "No que depender de mim, isso vai acabar", diz, referindo-se ao crime.

No vídeo "O governo omisso é governo cúmplice", o ex-ministro também fala da segurança, menciona a ligação entre facções criminosas com governos e fala sobre "escolher errado quem vai governar". "Não podemos deixar que essa praga se alastre no Ceará. Tá na hora de, juntos, evitarmos essa tragédia", afirma Ciro.

Na decisão, publicada no último sábado (13), Wilker Macedo Lima afirma que a propaganda partidária deve ser voltada "estritamente à difusão de programas partidários, mensagens aos filiados, divulgação de posições político-comunitárias da agremiação e fomento à participação de grupos minoritários". O magistrado aponta ser expressamente proibida a utilização desse espaço para promoção pessoal ou de pré-candidaturas.

Para o desembargador eleitoral, o exame dos roteiros e transcrições dos vídeos revelou que Ciro "monopolizou de forma absoluta" as inserções e proferiu discursos individualizados em primeira pessoa, citando expressões como "vou lutar" e "do que depender de mim, isso vai acabar", configurando "nítido tom de promessa de plataforma de campanha".

Ainda segundo o relator, as mensagens veiculadas não fazem qualquer menção aos programas do PSDB, posições ideológicas da sigla ou incentivo à filiação partidária, "restando claro que a legenda serviu de mero instrumento para o enaltecimento de figura pessoal com ostensivos propósitos eleitorais para o pleito que se avizinha".

Ainda de acordo com Lima, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe "peremptoriamente" a canalização da propaganda partidária em benefício exclusivo de promoção pessoal de filiado ou de notório pré-candidato.

"Restou comprovado o desvirtuamento do objetivo da propaganda partidária, com a sua exclusiva utilização para divulgação e massificação de nome de filiado, notório pré-candidato, com total ausência de difusão dos programas partidários; transmissão de mensagens aos filiados sobre a execução do programa partidário, dos eventos a ele relacionados e das atividades congressuais do partido", diz Lima.

O relator justifica que a manutenção da exibição das peças "causará contínua exposição indevida" do pré-candidato tucano, "consolidando sua imagem individual em franca violação à igualdade de oportunidades das agremiações".

O caso ainda deve ser julgado pelo colegiado do TRE-CE para uma decisão definitiva.

Nessa mesma decisão liminar, Lima também determinou o desmembramento da ação protocolada pela Federação Brasil da Esperança, deixando os pedidos sobre a suposta propaganda antecipada nas redes sociais para serem analisados posteriormente por um juiz auxiliar.

Por Igor Magalhães da editoria de política do jornal OEstadoCe

Coluna do Macário Batista em 16 de junho de 2026


O mal-estar entre os FGs
Cid vai ao ataque. Bate em Ciro no encontro que promoveu no fim de semana em Sobral. Estava com vereadores e lideranças do PSB e do Podemos na região norte. Cid criticou o irmão por pedir “desculpas” ao Senhor Wagner e retrucou Ciro, não aceitando que, quando foi candidato a Governador, seu mérito era ser seu irmão. Eu tenho história disse. — Que estão aliados, mas você vê o seguinte, você vê um irmão ver o outro e pedir perdão ao Capitão Wagner, né? Pedir perdão ao Capitão Wagner. O outro, o outro que ele chamava, para que vocês saibam, então eu vou até lembrar isso, virava um rapaz muito bem educado, que foi educado por um outro aí, que perdoe, eu não vi uma referência. Aí ele disse assim, que quando eu fui para o Governador eu era, me senti como um irmão duro, mas me perdoei, eu disse, claro, eu não tenho amor disso, eu jamais me senti qualquer coisa, mas eu tinha sido Prefeito Sobral durante oito anos. Durante oito anos, esse povo que faz uma escolha de troféu, de melhor Prefeito, eu fui em primeiro lugar nos oito anos como Prefeito Sobral. O esforço aqui da educação. Já era reconhecido internacionalmente, que é referência até hoje, depois de quantos anos, o esforço que começou lá, quando eu era prefeito.
A frase: “O PDT gostaria de ter o ex-Secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, compondo a chapa majoritária do Governador Elmano”. André Figueiredo, presidente do PDT. (Isso evoluiu?)
Dodói de Michele (Nota da foto)
A entrada da vereadora de Fortaleza Priscila Costa (PL) na disputa por uma vaga ao Senado Federal provoca uma reviravolta nos bastidores da política cearense e coloca sob pressão a aliança que vinha sendo construída entre PL, PSDB e União Brasil para as eleições de 2026. Observadores relatam que a pré-candidatura de Priscila ganha força com o apoio conjunto da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e do senador e pré-candidato do PL à Presidência da República, Flávio Bolsonaro. O nome de Priscila sempre recebeu o apoio de Michele.
O troco de Erika :”Moleque”
O deputado federal André Fernandes (PL-CE) voltou a ser alvo de uma decisão judicial. A 44ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo determinou que o Instagram remova, no prazo de até 24 horas, um vídeo publicado pelo parlamentar contendo declarações consideradas ofensivas à deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP).
Girão em Crateús
Senador Girão anuncia que dia 20, sábado que vem, fará o lançamento de sua, dele, pré-candidatura ao Governo do Ceará.
Pegou pesado
Sobral tomou um susto quando ouviu, no fim de semana passado, Cid Gomes falar do irmão Ciro em tom de mágoa, mas realista. Era ele e não cria do outro.
Emocidades
Tauá reuniu especialistas brasileiros e espanhóis num encontro internacional sobre Educação Emocional e Bem-Estar. A Prefeita Patrícia Aguiar anfitrionou.
A Fazenda informa
A Secretaria da Fazenda do Ceará adiantou que o Estado tem o menor índice de endividamento dos últimos 15 anos.
Ítem um
A Receita, ainda segunda a Fazenda, cresceu 12% em um ano, alcançando a marca de R$40,9 bilhões. Andam rindo pro tempo pelas bandas de lá.
Isso interessa ao Ceará
O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará vai discutir dia 19, agora, a Reforma Tributária e seus impactos. Em Guaramiranga, no Teatro Municipal.

Uma desculpa não pedida é uma confissão antecipada.

 



O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) Max Russi (Podemos) foi flagrado no Estádio New York New Jersey, nos Estados Unidos, durante o jogo da estreia do Brasil, neste sábado. Após a repercussão das imagens, ele gravou um vídeo comentando a viagem e disse ter ido de carona com o filho de 21 anos, que foi convidado para participar da partida a trabalho.

Recebi ontem muitas mensagens, nós no estádio, eu e meu filho. Cantando o hino nacional com muito orgulho. Torcemos muito para o Brasil, mas ele não fez um dos seus melhores jogos. Acreditamos que vai melhorar nos próximos, mas estávamos lá torcendo. Vim realizar o sonho do meu filho, queria vir nos Estados Unidos assistir um jogo da Copa. Fez 21 anos, está trabalhando bastante e foi convidado. E nesse convite que ele levou, eu aproveitei a carona. Voltando agora para Cuiabá, amanhã a agenda cheia. E vamos trabalhar pelo nosso estado --disse ele em publicação feita em suas redes sociais.
Informações do Jornal O Globo